TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIAÇÃO DE UMA COALIZÃO ADMINISTRATIVA

Por:   •  31/5/2016  •  Resenha  •  4.766 Palavras (20 Páginas)  •  1.116 Visualizações

Página 1 de 20

CRIAÇÃO DE UMA COALIZÃO ADMINISTRATIVA

“Nenhum indivíduo isolado, nem mesmo e um poderoso executivo é capaz de desenvolver a visão correta”. (Kotter)

Por isso a importância de uma equipe treinada para desenvolver, liderar gerenciar e comunicar os projetos de mudança a organização.

Citaremos o exemplo de um empresário do ramo alimentício, que entre os anos de 1975 a 1990 recorria ao intermédio de “conselheiros”.

Este empresário avaliava os problemas de sua empresa, sozinho em sua sala. Após ter algumas idéias dividia-as com seus conselheiros e após ouvir os comentários e identificar as reações, tomava a decisão para melhoria da organização, sozinho. Em seguida, anunciava as decisões à comissão executiva para que as informações fossem repassadas para o restante da organização.

Este procedimento funcionava por que o executivo conhecia bem o seu setor (alimentício) e sabia que as mudanças no mercado ocorriam lentamente. Em 1994, o executivo ainda fazia uso do mesmo procedimento, mas com o avanço do mercado e o desenvolvimento em potencial, o tipo de abordagem que utilizava passou a não funcionar mais.

Nesse período algumas empresas passaram a adotar a “força-tarefa”, mas este sistema além de ser mais trabalhoso, dependia de um vasto comprometimento da equipe, também não tinha credibilidade, pois as tomadas de decisões e a colocação das mesmas em prática não acompanhavam a rapidez das mudanças de mercado e do avanço tecnológico.

“O mundo doa negócios de hoje exige claramente um novo processo de tomada de decisões. Em um mundo de rápidas transformações, indivíduos e comissões fracas raramente dispõem de todas as informações necessárias para a tomada de decisões corretas que não sejam as rotineiras”. (Kotter)

Isto significa que não adianta implantar mudanças para o melhor desempenho da empresa se as ideias continuam as mesmas. Neste caso podemos destacar a importância de pessoas qualificadas para elaborar idéias eficazes e gerir a mudança necessária na organização.

DOS EXEMPLOS ACIMA DEFINIMOS QUE:

O ambiente corporativo moderno exige planejamento estratégico rápido e eficaz, para reestruturar o ambiente de trabalho.

- Desenvolver objetivo comum a corporação de forma que bom desempenho significa recompensas.

As decisões tomadas dentro da empresa exigem maior dedicação de quem o implementa.

- Encontrar as pessoas certas com poder de posição, aptidão de liderança e alta credibilidade.

Um novo processo decisório nunca deve ser feito sozinho, deve ser conduzida por uma equipe capacitada a tomar decisões importantes e colocar os objetivos em prática.

- Gerar confiança através de eventos planejados e atividades em grupo.

ORGANIZAÇÕES EM TRANSFORMAÇÃO

PORQUE ALGUMAS EMPRESAS FALHAM?

Nas duas ultimas décadas houve um crescimento significativo em estratégias e mutações nas organizações, embora muitos acham improvável esse método de mudanças subsistir , muitas dessas organizações mudam e passam a conquistar resultados positivos e produtivos melhorando a cada dia , outras porém não suportam as mudanças e se degradam , com resultados decepcionantes , recursos desperdiçados e havendo assim uma  grande frustração  nos resultados. As mudanças nem sempre são fáceis, mais muitas decepções poderiam ser evitadas com as experiências que já se passaram , segue alguns exemplos:

NIVEL DE COMPLACENCIA EXCESSIVO

Pessoas na defensiva, pouca confiança e resultados inexistentes em curto prazo. Se esse nível fosse baixo à maioria na empresas o problema seria pequeno, mas o que ocorre é exatamente o contrario , há muito sucesso, autoconfiança e muita estratégia passada, mas baixos padrões de desempenho, feedback insuficiente de componentes externos resultando assim em expressões muito conhecidas como : “ Sim nós temos problemas mas ele não são tão terríveis , e faço bem o meu trabalho”;  os programas de qualidade, a reengenharia tornam-se uma conversa burocráticas do que uma verdadeira matéria empresarial .

FALHA NA CRIAÇÃO DE UMA COALIZÃO ADMINISTRATIVA FORTE  

Os casos de sucesso da Coalizão administrativa, ou seja, um conjunto de pessoas empenhadas em melhora o desempenho da organização que trabalham em conjunto como uma equipe, é sempre forte em termos de títulos formais, informações e experiência, reputação, relações e capacidades liderança, mas os projetos que não possuem que não possuem esse tipo de coalizão administrativa forte podem apresentar um progresso aparente por um tempo. A estrutura organizacional poderia ser modificada, ou um trabalho de mudanças ser iniciado, porém as forças contrárias acabam prejudicando essas iniciativas. Essa coalizão fraca impede que a mudança estrutural produza mudanças de comportamentos necessárias, destroem a reengenharia através de uma resistência passiva e transformam programas de qualidade em fontes mais burocráticas ao invés de satisfação ao cliente.

SUBESTIMAR O PODER DA VISÃO

Uma grande mudança não depende somente de uma equipe administrativa forte, dos elementos que estão sempre presentes em transformações bem-sucedidas nenhum é mais importante do que a visão sensata, ela exerce uma importante função em uma mudança. Sem uma visão correta, um projeto de mudança pode ser frustrado, levando ou á uma direção errada ou á lugar nenhum. Em projetos de mudanças mal sucedidos, geralmente á um sentido de direção, mas é complicada demais para ser utilizada.

Uma regra útil: sempre descrever uma visão que conduz á um  iniciativa de mudança em cinco minutos ou menos e obter reação que signifique compreensão ou interesse.

COMUNICAR A VISÃO DE FORMA INEFICIENTE

Sem uma comunicação confiável, e em grande quantidade, os corações e mentes dos funcionários nunca serão conquistados, eles têm que acreditarem realmente que uma transformação é possível.

Se não há uma comunicação interna que seja completa, de entendimento geral á todos ou aos setores interessados, interesse em expandir uma visão de mudança de forma que seja acessível á todos, que incentive á mudança até aqueles que aparentemente não estejam interessados é muito difícil essa transformação se concretizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com