TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.167 Palavras (17 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO DE PORTO ALEGRE

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: MATEMÁTICA; PROCESSOS GERENCIAIS;

DIREITO EMPRESARIAL; TECNOLOGIAS DE GESTÃO E             RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

TUTOR PRESENCIAL: SIMONE SCHMITZ

TUTOR A DISTANCIA:  EVERSON LUIZ NOGUEIRA

Porto Alegre/RS

2016


RESUMO

A empresa Energy é uma empresa familiar de administração centralizada no patriarca. Agora, os filhos querem modificar a empresa e torna-la mais moderna e lucrativa. Para isso, pretendem mudar a forma de administrar da Teoria Clássica de Fayol para a Teoria das Relações Humanas, além de adquirir novas máquinas para dobrar a produção e reduzir os custos. Com a compra de softwares pretendem obter relatórios mais completos e com mais rapidez, assim como têm a intenção de contratar empresas terceirizadas de serviços para reduzir o custo com funcionários e com despesas trabalhistas, cuidado dos resíduos de chumbo com responsabilidade.

Palavras-chaves: Administração - Moderna – Lucrativa – Reduzir Custos – Dobrar Produção.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        A TEORIA CLÁSSICA DE FAYOL        4

3        CUSTOS DE PRODUÇÃO        7

4        CUIDADOS NECESSÁRIOS COM OS CONTRATOS COM EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO TERCEIRIZADO        9

5        A NECESSIDADE DE AQUISIÇÃO DE SOFTWARES PARA EMISSÃO DE NOVOS RELATÓRIOS (ERP’S)        11

6        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15


  1. introdução

A empresa Energy é uma empresa familiar comandada pelo patriarca e, de acordo com sua característica de centralização na forma de administrar, se utiliza de uma administração clássica. Contudo, o desejo dos filhos recém-formados é de mudar esta forma de administração e de incluírem um sistema de tecnologia para gerar novos relatórios e modernizar a mesma.

Assim, este trabalho visou propor a implementação de uma nova teoria de administrar para democratizar e humanizar a organização, bem como analisar e apresentar as vantagens de compra de novos maquinários para aumentar a produção e reduzir custos.

Neste trabalho também foi apresentada as vantagens da aquisição de um novo sistema de softwares, os ERP’s como novo sistema de informação. Com isso, a empresa teria relatórios mais completos e mais rápidos. Contudo, se faz necessário analisar os investimentos em valores e em gestão para que se aproveite totalmente as vantagens desta aquisição.

Além disso, com a contratação de empresas terceirizadas é possível reduzir os custos com pessoal, porém são necessários alguns cuidados para que não haja problemas futuros, os quais estão apresentados neste desafio. Ainda para evitar problemas para a empresa, foi feita uma análise da legislação referente aos resíduos da fabricação das baterias e viu-se a necessidade de seguir as regras do CONAMA para manter o meio ambiente afastado de poluição, assim com preservar a saúde das pessoas.


  1. a Teoria Clássica de Fayol E A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Conforme a descrição da empresa: “a Energy tem como característica a ênfase nas tarefas e a padronização do trabalho, e a centralização também se faz presente na forma de administrar a empresa”, logo, percebe-se que a forma atual como a mesma vem sendo administrada está de acordo com a Teoria Clássica de Fayol. Esta teoria tem como característica mais acentuada a centralização da forma de administrar, conforme descreve Chiavenato: “a centralização ocorre quando a autoridade é retida e circunscrita nas mãos do executivo máximo da organização”, e segundo Fayol a "autoridade é o direito de dar ordens e o poder de exigir obediência".[1] 

Diz Fayol que, em todos os tipos de empresas, a capacidade essencial das pessoas situadas nos níveis inferiores é a capacidade profissional característica da empresa e a capacidade essencial dos grandes chefes é a capacidade administrativa.[2]

Para ele, apenas o administrador deveria se preocupar com as seis “funções universais da administração”:

1. Prever visualizar o futuro e traçar o programa de ação. 2. Organizar constituir o duplo organismo material e social da empresa. 3. Comandar: dirigir e orientar o pessoal. 4. Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos. 5. Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. [3]

Fayol foi categórico em afirmar que todos os funcionários que não estejam desempenhando funções de administração, como gerentes, diretores, coordenadores e chefes, estariam abaixo destes para servir e obedecer. Entretanto, o reconhecimento desta forma de administrar uma empresa durou apenas por um período, visto que a evolução da sociedade e a modernização dos processos de produção asseguraram grandes mudanças nas relações profissionais e novas formas de administração foram sendo adotadas.

Sendo assim, os filhos do fundador da empresa pretendem “democratizar e humanizar a organização por entenderem que os colaboradores já não trabalham mais somente por conta do fator financeiro, mas também em virtude de reconhecimento, estabilidade e satisfação pessoal”, logo, por possuírem um conhecimento mais atual quanto à gestão empresarial, pretendem modificar a gestão da empresa seguindo a Teoria das Relações Humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (336.7 Kb)   docx (216 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com