TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.913 Palavras (20 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 20

            [pic 1] 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

UNIDADE FACULDADE ANHANGUERA VALINHOS-SP

 

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Equipe:

THAIS MORAES CAPELLI DEMORI         –        RA 2859129807

MARCOS AURELIO DEMORI                 –         RA 2809685720

CLAUDIA REGINA FURLAN                –         RA 2844956481

JOÃO BATISTA FERNANDES FILHO         –         RA 2866905936

JULIANA CRISTINA SILVA SAMPAIO        –         RA 2850209387

ROSANGELA DA SILVA SOUZA                 –         RA 2816824554                                

   

Tutor Presencial: Juraci Luz

Tutor Distância: Cristina Lima

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I)

Relatório Final

Sumário

1. Resumo..............................................................................................................1

2. Introdução...................................................................................................................1

3. Entrevista.....................................................................................................1

4. Considerações e Observações sobre a Entrevista....................................................11

5. Análise segundo a matriz SWOT................................................................................13

6. Descrição da Empresa..........................................................

7. Planejamento...........................................................................................................

8. Produtos e Serviços.........

9. Mercado e Competidores

10. Marketing e Vendas

11. Análise Estratégica

12. Plano financeiro  

13. Recomendações finais.......................................................................................11

Referências Bibliográficas................................................................................................14

1. Apresentação

O relatório desenvolvido (PROINTER) 2015 na faculdade Anhanguera foi realizada no campus Valinhos-SP, a localização da empresa é na Avenida Ricieri Chiqueto 232, Louveira-SP. E tem o objetivo de expandir seu empreendimento logístico sem a participação de sócios e aprendendo a lidar com a competição de mercado com o bom humor e ética. Objetivo da empresa é oferecer ao cliente um atendimento de qualidade e um bom preço.

2. Introdução

A Elegancy Modas é um empreendimento no seguimento varejista de médio porte, no qual tem como objetivo pessoal à satisfação pessoal dos seus clientes... Pois, falar de moda nos dias de hoje está cada vez mais fácil, acompanhando os seguimentos e observar oque está em evidência. Pois, o setor está cada vez mais inovador e atraente aos olhos dos grandes e médios empreendedores. E com toda essa inovação, o empreendedor devera acompanhar as tendências para sobressair no mercado. Pois, como sabemos este seguimento varejista é muito concorrido e competitivo.

3. Entrevista

Entrevistado: Ricardo Adriano Demori

1° Quais fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

  • Os fatores que influenciaram a me tornar um empreendedor foram a busca pela minha auto realização, tanto pessoal como profissional e dessa forma, posso ver os frutos dos meus esforços e tudo isto tendo em mente a visão sistêmica do meu empreendimento.

2° Existem outros empreendedores em sua família?

  • Sim. O meu tio Jose Carlos Demori é proprietário de uma loja de roupas chamada Dara Modas localizada em Salmorão –SP.

3° Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?

  • Na verdade a ideia de me tornar um empreendedor do comercio varejista, nasceu quando saí da empresa onde eu já trabalhava há algum tempo e recebi um bom dinheiro. Já tendo conhecimento na área, me surgiu a ideia de ser dono do meu próprio negócio e durante este período eu estava cursando logística na faculdade, mas nunca tive o pensamento de virar um empreendedor.  

4° Qual foi sua educação formal? Foi relevante para o negócio?

  • Eu sou formado em logística e sim a minha formação ajudou e muito, pois, através dela tenho uma melhor estrutura para administração lógica e operacional da ligação entre produto, consumidor final ou cliente, assegurando o fluxo dos produtos desde a sua origem até seu destino e com isso ajudando a me posicionar melhor no mercado.

5° Porque muitos profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento?

  • Posso citar vários fatores, mas vou citar alguns:

Sair da zona de conforto, o que causa certa instabilidade, o de largar o emprego fixo para abrir um negócio próprio, o medo do novo, o de conciliar a vida pessoal com a profissional ou até mesmo o receio de ser só mais um no meio dos demais concorrentes. Mas mesmo assim, os empreendedores têm muitas características na sociedade, tais como: de criar, organizar, planejar, entre outros atributos. É necessário ignorar os medos principalmente aqueles que te fazem mal e o impedem de crescer e se transformar. Transforme o medo em algo bom que dá frio na barriga, que te encoraja e te faz enfrentar as situações. E por fim, provar que é capaz de ser muito mais do que você imaginaria ser.

6° Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

  •  A paixão pelo que se faz é um dos requisitos mais importantes do empreendedor porque é dessa ideia, desse plano que ele irá construir o seu projeto de vida. Lógico que acidentes irão acontecer pelo caminho e serão grandes os desafios, mas o importante é não desistir no primeiro fracasso. Tanto que em várias pesquisas aparecem grandes empreendedores que nem pensam em se aposentar e sim dar continuidade ao que eles conquistaram. 
    Ser um empreendedor bem sucedido é um conceito que se traduz em independência financeira, ou seja, trabalhar por prazer e não mais por necessidade. Lembrando que para se começar qualquer tipo de negócio, é necessário se fazer um plano de negócios para primeiramente ver se sua ideia e seu produto são viáveis para o mercado atual e futuro.

7° De que forma na teoria e na pratica, a ética e as relações humanas no trabalho iram contribuir para o sucesso de um empreendedor?

  • Para o sucesso de uma empresa é fundamental que os dois andem lado a lado, tanto a ética como as relações humanas e assim, um complementa o outro dentro de uma organização, pois a ética é a ciência do bem comum e sendo assim, ela preserva a dignidade humana, a liberdade de expressão, igualdade de oportunidades, o respeito aos direitos humanos e sem uma ética mínima não existe um grupo sustentável. No meu conceito a ética e as relações humanas são fundamentais para o sucesso de uma empresa.  

8° Como você encontrou a oportunidade de empreender?

  • Eu via que na cidade de Louveira, havia a necessidade de um empreendimento com peças variadas, bonitas, com qualidade e com um ótimo custo para os clientes, pois no restante das lojas que havia na cidade, só se atingia ao público da classe A, sendo que a maioria das pessoas da cidade era das classes B e C. Observando essa defasagem no mercado, encontrei uma ótima oportunidade de empreendimento.

9° Como você avaliou essa oportunidade?

  • Eu avaliei da seguinte forma, sentei com minha esposa que já tinha experiência no comercio varejista há alguns anos e conversamos sobre o assunto, analisando os pontos positivos e negativos que o negócio poderia trazer. Analisando a situação, vimos que não existia nenhuma loja como a que queríamos montar no local e hoje em dia vejo que realmente aquela ideia foi com certeza uma grande oportunidade.

10° Você já tinha algum plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento?

  • Não. Eu não tinha nenhum plano de negócios em mente até eu me desligar da empresa em que trabalhava. Eu comecei a fazer um plano de negócio, só então começaram os planejamentos organizacionais, visando os meus objetivos e responsabilidades que iniciariam a partir dali. Só então foram tomadas decisões táticas e operacionais para que todas as partes envolvidas alcançassem seus objetivos pessoais e lucrativos.

11° Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (295 Kb)   docx (151.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com