TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Por:   •  2/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 9

                         [pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ORLANDO GILBERTO MOREIRA LEITE

RA. 23123744

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação nas disciplinas de Planejamento Estratégico; Metodologia Científica; Matemática Financeira; Responsabilidade Social e Ambiental; Gestão de Pessoas; Seminário de Projeto Integrado II. ao Curso Superior de Tecnologia em Logística - UNOPAR. Disciplinas minstradas pelos tutores Natália Martinez A. Woitas; Regina Celia Adamuz; Marcelo Silva de Jesus; Luisa Maria S. Cavenaghi; Mônica Maria Silva; Henry Tetsuji Nonaka.

FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO QUINTAESSÊNCIA

RIO DE JANEIRO

2019

ORLANDO GILBERTO MOREIRA LEITE

RA. 23123744

FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO QUINTAESSÊNCIA

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação nas disciplinas de Planejamento Estratégico; Metodologia Científica; Matemática Financeira; Responsabilidade Social e Ambiental; Gestão de Pessoas; Seminário de Projeto Integrado II. ao Curso Superior de Tecnologia em Logística - UNOPAR. Disciplinas minstradas pelos tutores Natália Martinez A. Woitas; Regina Celia Adamuz; Marcelo Silva de Jesus; Luisa Maria S. Cavenaghi; Mônica Maria Silva; Henry Tetsuji Nonaka.

RIO DE JANEIRO

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 DESENVOLVIMENTO        3

2.1        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        3

2.2 MATEMÁTICA FINANCEIRA        4

2.3 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        6

2.4 GESTÃO DE PESSOAS        8

3 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

1 INTRODUÇÃO

O maior desafio para as organizações no cenário atual é manter a competitividade sem comprometer os lucros, porém isso exige planejamento e estratégias bem definidas.

Quando uma empresa não tem estratégias ou não as aplica de maneira devida, ela acaba se tornando vulnerável, por isso todos os objetivos de uma empresa deve estar mapeados e ser acompanhados com periodicidade.

Outro fator importante para alcance do sucesso no negócio é a gestão de pessoas, muitas vezes vista como um item de pouca importância, porém uma organização que não preza e não valoriza seus colaboradores, está desperdiçando seu maior capital, o intelectual.

Além das relações internas, as relações sociais e de meio ambiente devem assumir sua relevância, pois isso fortalece a imagem da marca e contribui para a expansão de mercado e aquisição de novos clientes.

Neste trabalho serão abordados temas referentes a planejamento estratégico, matemática financeira, responsabilidade social e ambiental e gestão de pessoas aplicando critérios da metodologia cientifica para descrição e organização das ideias levantadas sobre a Farmácia De Manipulação Quintaessência.

2 DESENVOLVIMENTO

Logística é um campo de estudo da administração responsável pelos provimentos de recursos e gestão do fluxo de materiais da organização e surgiu fundamentalmente da necessidade de melhorar a qualidade da operação, a experiência do cliente e auxiliar na redução de custos.

A partir disso serão utilizadas perguntas e respostas, que poderão contribuir para a melhoria dos processos financeiro, estratégico e gerencial da Farmácia De Manipulação Quintaessência.

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

As empresas antes de se constituírem precisam atender a alguns critérios, como desenvolver um plano de negócios, definir segmento de mercado e local de implantação. Um dos principais pontos no plano de negócios é a definição da missão, visão e valores da empresa. Essa escolha vai basear as decisões e determinar qual rumo deverá ser seguido nos momentos de crise ou escolhas decisivas. A missão, visão e valores é um conjunto de ideias que ajudam no desenvolvimento do planejamento estratégico e contribui para que os objetivos da organização sejam alcançados.

Qualquer organização seja pública ou privada, independente do seu porte ou área de atuação, deve entender sua missão no mercado e a partir disso definir sua visão para cumprimento dos seus padrões. É importantíssimo respeitar suas características, pois assim poderá encontrar soluções que ajudam a desenvolver e reforçar a sua qualidade organizacional e de seus produtos.

De acordo com MUSSOI (2011) a missão deve descrever o produto de uma empresa, seu mercado de atuação e sua tecnologia de forma que as prioridades que orientam suas tomadas de decisões sejam bem definidas e claras para as partes de interesse. Na visão de Peter Drucker (1973), a missão exprime “a proposta para a qual, ou a razão pela qual, uma organização existe”.

A visão é o objetivo da empresa, o que se espera ser em um determinado espaço de tempo. A visão é um plano, uma ideia que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência.

A organização pode ter como visão ser a líder do seu mercado de atuação ou destaque na gestão ambiental ou ainda oferecer o melhor produto a menor preço.

Os Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, para os comportamentos, decisões e atitudes dos envolvidos que assumam a responsabilidade de cumprir os objetivos propostos na missão e visão. Representam os princípios éticos normalmente compostos de regras morais que simbolizam as ideologias de seus administradores, fundadores e colaboradores.

A definição e cumprimento desses preceitos são muitos importantes, pois  podem impactar no desempenho da organização, na medida os objetivos deixam de ser definidos e passam a ser vistos como mutáveis e de pouca importância. Uma organização que não estabelece parâmetros, não terá como basear suas ações e seus resultados e assim não poderá medir seu desempenho e nível de serviço por não existir uma base ou um critério para que esta análise seja feita.

A Quintessência tem parâmetros bem definidos quanto a visão, missão e valores, atendendo aos conceitos esperados e descritos como padrão, pois é apresentado de forma sucinta e clara quais são as metas esepradas e conceitos aplicados pelos seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (275.6 Kb)   docx (607.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com