TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  12/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

          UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

RELATÓRIO PIM II

MARILAN ALIMENTOS S.A

Amauri Marcelo Barboza Júnior RA 2040519

MARÍLIA 2020

INTRODUÇÃO

O projeto integrado multidisciplinar tem como objetivo demonstrar a aplicação prática da teoria dos conceitos estudados nas matérias, Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada.

No cenário atual observa-se um ambiente de mercado altamente competitivo entre as empresas e sua preocupação com a melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços ofertados pela organização. Algumas das estratégias para se obter vantagem nesta competição é estar atento as transformações do mercado e através de um estudo técnico de tomadas de decisões buscando uma melhoria contínua em seus objetivos e processos, obtendo uma boa administração de recursos, com redução e controle de custos, controle adequado de compras, estoque e controle de produção.

A abordagem teórica contida nesse projeto será capaz de ressaltar e demonstrar de forma prática o conceito de cada disciplina estudada, mostrando a importância da aplicação de cada item no cenário comercial e industrial.

O projeto tem como objetivo mostrar o atual cenário da empresa Marilan Alimentos S/A. Com sede em Marília (SP), trata-se de uma empresa que se destaca como uma das maiores e mais importantes produtoras nacionais de Biscoitos. Sua atuação ultrapassa os limites do mercado nacional e é possível encontrar seus produtos em mais de 60 países.

A Marilan hoje é uma empresa muito bem estruturada que faz sua grande utilização de tecnologia e estratégias de produção e fabricação com um controle estratégico muito bem elaborado, buscando sempre otimização e melhoria em seus processos.

Espera-se que este projeto alcance o objetivo de mostrar todos os temas propostos de forma abrangente, e, contudo uma visão mais detalhada sobre a realidade prática na empresa dos conceitos teóricos analisados.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

“Economia é a ciência social que estuda como os indivíduos e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas” (VASCONCELLOS, 2004, p. 2).

A empresa Marilan Alimentos é considerada a segunda maior fabricante brasileira de biscoitos, sua forte atuação vai além do mercado nacional, sendo uma forte exportadora, onde seus produtos podem ser encontrados em mais de 60 países. 

Com grande influência econômica não só em Marília, mais em âmbito nacional, a empresa contribui para economia da cidade e do país gerando mais de 3000 empregos direta e indiretamente, com faturamento de R$ 1 bilhão em 2019, se torna um grande agente econômico no mercado.

A atuação da empresa na economia de mercado é visível na maximização do lucro, participação nas vendas do mercado e maximização da margem sobre os custos de produção, os quais são controlados diariamente pela equipe especializada na empresa que atua diretamente observando e analisando os impactos da economia e mercado nacional e mundial gerados sobre a empresa.

O setor econômico da empresa visa estudar e analisar todos os caminhos a serem seguidos calculando minuciosamente os impactos econômicos de possíveis decisões ou caminhos a serem traçados pela empresa, buscando a melhoria na saúde econômica e agindo de forma assertiva nas decisões ou investimentos realizados pela empresa no mercado.

  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Gerenciamento de Estoques (materiais)

De acordo com Fleury (2007), a gestão de estoque é tida por muitos como a base da cadeia de suprimentos, sob uma perspectiva integracionista com as outras atividades do processo logístico. Uma boa definição de política de estoque depende dos pilares: qual o momento de pedir, quanto deve-se pedir, quando deve se manter estoques de segurança.

Metodologia de controle de estoques

CLASSIFICAÇÃO ABC

 A Classificação ABC é uma ferramenta utilizada para a gestão de estoques para classificar os itens do estoque em classes e pelo seu grau de importância.

Para Arnold (1999) a Classificação ABC propicia a classificação dos itens de acordo com a importância de cada item em estoque e o modo como estes itens são controlados pela empresa. Desta forma a classificação ABC se apresenta como uma ferramenta útil para definir quais itens devem ter maior enfoque para seu controle pela organização.

KANBAN

O controle Kanban, segundo Moura (2004), é apresentado como uma grande alternativa, devido ser um sistema barato que qualquer empresa pode implantar. Este sistema proporciona de forma simples e simplificada o acompanhamento e controle dos estoques. O Kanban assegura os estoques necessários de forma a atender toda a programação sem exagero ou falta de algum produto, bastando recorrer visualmente aos cartões/painéis para identificar o momento onde o ressuprimento será necessário.

Para Slack (2007) o Kanban funciona dentro de uma metodologia de reposição de materiais, onde se deve controlar com atenção dois parâmetros: a demanda de consumo (ou saída) e o tempo que leva para a reposição deste, também conhecido como lead time.

Controle de estoques na empresa

Com base nos conceitos teóricos estudados é possível observar na empresa a utilização da metodologia Kanban, com maior utilização do sistema JIT.  Processo pelo qual se pode observar devido ao espaço reduzido para armazenamento da matéria prima e baixo lead time para os principais insumos da empresa que veem de locais próximos a sua unidade de fabricação.

Para atingir a distribuição de vendas em âmbito nacional e internacional a empresa também realiza a distribuição dos produtos acabados em “CDs” (centros de distribuição) em duas regiões para facilitar o deslocamento e da demanda do produto em regiões nacional e internacional, visto que o local de fabricação de produtos só se encontra na região sudeste, esses centros de distribuição estão localizados na região norte e sudeste do território brasileiro facilitando assim à logística e distribuição nos pontos de vendas, sendo um fator muito importante o controle de estoque de produtos acabados nos centros de distribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com