TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE PIRASSUNUNGA

RICARDO DOS SANTOS RODRIGUES

RA: 8.501.547.674

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

1° SEMESTRE

Desafio Profissional

TUTORES:

Online: Gisele Moura de Castro

Presencial: Monique Margareth M de Lima

PIRASSUNUNGA – SP

NOVEMBRO/2016

DESAFIO PROFISSIONAL

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação nas disciplinas de Matemática, Processos Gerenciais; Direito Empresariais; Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio ambiente, no Curso de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, sob a orientação da Prof.(a) Gisele Moura de Castro (tutora online) e Monique Margareth M de Lima (tutora presencial)

PIRASSUNUNGA – SP

NOVEMBRO/2016

INTRODUÇÃO

Fundada em 1964, Energy Baterias Automotivas tem passado por maus momentos. O fundador, o Senhor Almir, ainda está à frente da empresa, porém seus dois filhos, Marcos e André já trabalham com o pai há alguns anos e agora formados pretendem remodelar a empresa e a forma como vem sendo administrada.

A empresa Energy tem como característica a ênfase nas tarefas e a padronização do trabalho e ainda sempre primou pelo constante planejamento das tarefas, a especialização dos funcionários, uma vez que produz em massa baterias para todos os tipos de veículos. A centralização também se faz presente na forma de administrar a empresa. Porém, agora, os filhos recém formados trabalham arduamente para mudar a forma de administrar a empresa. Sabem que devem democratizar e humanizar a organização por entenderem que os colaboradores já não trabalham mais somente por conta do fator financeiro, mas trabalham também em virtude de reconhecimento, estabilidade e satisfação pessoal.

Marcos assumiu toda a parte financeira e assuntos correlatos ao departamento de pessoal da empresa, enquanto André, formado em direito, pretende rever e formalizar os contratos entre a empresa e os prestadores de serviço, tanto colaboradores quanto terceirizados dentro dos parâmetros que a legalidade impõe. Outro grande desafio de André é enquadrar a Energy dentro dos padrões exigidos no que diz respeito ao meio ambiente. Nesse sentido, pretende firmar parcerias que possam dar a devida destinação aos resíduos e rejeitos produzidos pelo setor produtivo da empresa.

É nesse cenário que você irá atuar no sentido de tentar resolver todos os problemas aqui propostos.

Portanto, para construir o seu Desafio Profissional será necessário seguir os seguintes passos.

2. Passo 01

A estrutura que predomina na empresa possui todas as características da Teoria Clássica proposta por Fayol. A teoria que se pretende implantar na empresa denomina-se Teoria ou Escola das Relações Humanas. Nesse sentido, você deverá fazer uma pesquisa que tenha como objetivo principal esclarecer o conceito e as principais características da Teoria das Relações Humanas.

        Há séculos o homem vem estudando o comportamento do próprio homem, por isso que hoje temos uma gama de filósofos, sociólogos, famosos ou nem tanto. Mas não é de agora que o homem tem a preocupação de estudar o comportamento do próprio homem, tanto na sua natureza, como individuo, como um ser, mas também como um organismo dentro de uma sociedade que muda constantemente.

A preocupação com a evolução da sociedade em plena expansão industrial no começo do século XIX, apontou para uma grande sistemática no processo industrial de produção, a interação humana no processo produtivo.

A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Cinetífica de Frederick Taylor) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica de Henri Fayol) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações, conhecida como a Teoria das Relações Humanas ou Escola das Relações Humanas.

A Teoria das Relações humanas impulsionou a abordagem humanística através do desenvolvimento das ciências sociais, da preocupação com o individuo frente a sociedade, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho. Essa teoria passa-se por dois momentos:

  1. Analise do Trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho

Esta etapa é caracterizada pelo domínio do aspecto meramente produtivo, onde era realizada a análise das características humanas que cada tarefa exigia de seu executante.

  1. A adaptação do trabalho ao trabalhador

Nesta etapa, a Psicologia esteve focada em aspectos individuais e sociais do trabalho, que predominam sobre os aspectos produtivos (pelo menos em teoria). Os temas predominantes foram o estudo da personalidade do trabalhador e do gerente, a motivação e os incentivos do trabalho e a liderança.

A Escola das Relações Humanas trouxe uma nova maneira de pensar para o ambiente administrativo, fazendo dentre outras características a percepção de que o nível de produção é resultante da integração social, que a analise do comportamento social traz um beneficio enorme ao processo produtivo, que o valor da motivação como um fator econômico passou a ser secundário e que há um grande sucesso por traz de um estudo detalhado do comportamento emocional dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho.

3. Passo 02

A empresa produz 200 unidades de baterias mensalmente. Os diretores analisam a proposta de comprar novas máquinas com capacidade de dobrar a produção dentro de 3 meses.

A) Calcule o custo total e unitário da produção atual. Para isso use a função:

CTotal= x2 + 8.x + 100

CUnit= x2 + 8.x + 100 

200

Resposta:

A1) Custo total anual

C(x) = x² + 8x + 100

C(200) = (200)² + 8(200) + 100

C(200) = 40000 + 1600 + 100

C(200) = 41.700,00

A2) Custo unitário atual:

C(x) = [x² + 8x + 100] ÷ 200

C(200) = [(200)² + 8(200) + 100] ÷ 200

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com