TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMPUS DE PALMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  15/10/2019  •  Resenha  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                             UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

                 CAMPUS DE PALMAS

                  CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

hhh

                 CAMILLA JESUS ALVES DE SOUSA.


[pic 2]

SINOPSE

A resenha abaixo é baseada nas ideias expostas por Mortimer J. Adler e Charles Van Doren na excelente obra de “Como ler livros”. Adler (1940) traz a proposta de resgatar a tradição de ler bem. O livro divide-se em quatro partes. A primeira parte tem como foco a discussão sobre a leitura em si e os dois primeiros níveis de leitura. A segunda parte é basicamente sobre o terceiro nível de leitura: o analítico. Na terceira parte o autor aborda como ler diversos assuntos. A última parte traz uma discussão avançada a respeito do último nível da leitura.

Crítica

O livro é realmente um guia, cumpre o que promete do começo ao fim. Nele é identificado 4 níveis de leitura: o elementar, inspecional, analítica e sintópica. Sendo que o conjunto desses níveis formam um bom leitor. O autor dedica atenção especial a leitura analítica; sendo o nível mais discutido no decorrer do livro. Podemos observar que ele dá dicas como proceder em cada nível, no entanto quando se trata do nível analítico, ele trouxe algumas regras com objetivo de auxiliar na interpretação e por fim desenvolver um senso crítico.

O autor mostra que para ter senso crítico diante de uma obra é necessário ter razões e argumentos para complementar sua crítica, ou seja, mesmo que não goste da conclusão do autor, discordando sem razões propriamente ditas, essa discordância será meramente emocional e não racional. Então é preciso deixar claro onde a análise do autor foi incompleta, onde o autor está desinformado ou onde foi ilógico. Isso é colocar em pratica o nível analítico, simplesmente questionando o autor a todo momento.

O ideal na educação é que todos alunos do ensino médio, já saísse da escola dominando essas regras de leitura analítica, para poder praticar a leitura sintópica na faculdade. Mas a realidade é que maioria desses alunos vão para universidade mal sabendo o nível elementar da leitura. Muitas vezes só vão ter domínio do último nível já na fase bem avançada, como mestrado ou doutorado.

Porem além de saber ler corretamente, é necessário também saber o que ler. Dependendo do conteúdo que escolher, isso reflete no crescimento intelectual de cada um. No final do livro o autor relaciona mais de cem autores e suas obras essenciais, esses reconhecidos mundialmente pela sua contribuição em áreas como filosofia, ciência, história, e entre outros. A ideia é que todo esse conhecimento amplie o nosso entendimento sobre o mundo. Contudo o autor quis que entendêssemos que a questão não é só saber as regras da leitura analítica. Mas ter ciência onde devemos aplicar essas regras em nossa leitura. Pois nem todo livro merece uma leitura completa assim, somente bons livros para esse tipo de leitura.

Conclusão

O livro tem uma narrativa envolvente, fazendo referências a vários clássicos da educação. O autor traz críticas em relação como é aplicado o ensino atualmente e como a qualidade de ensino se perdeu no decorrer dos anos. É um tipo de livro que faz refletir como podemos fazer uma leitura relevante, aumentando a capacidade de interpretar e avaliar o que lemos. A recomendação é para aqueles que queiram realmente aprender a escolher bons livros, que contribuirão para crescimento intelectual.

Referencias bibliograficas

Adler, M. J.; Doren, C. V. Como ler livros. 2. ed. [s. l : s. n]1940. Tradução: Edward Horst Wolff e Pedro Sette-Câmera. São Paulo: É realizações, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com