TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canais de Exportação da Havaianas

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  4.037 Visualizações

Página 1 de 5

Havaianas

Breve apresentação:

A sandália Havaianas no início era conhecida como a “sandália do povo”, tendo como público alvo as pessoas da classe C e D.

Por se tratarem de sandálias confortáveis, com designer simples a um preço barato, eram facilmente encontradas em lojas populares, chegando assim aos pés de pessoas humildes.

A empresa Alpargatas, responsável pela marca Havaianas, procurou por meio de forma estratégica alterar o posicionamento da marca. Primeiramente, criou a campanha “Todo Mundo Usa”, seguida logo a após pelo lançamento das Havaianas Top, com um designer ainda simples, porém com uma maior presença de sofisticação e elaboração no produto.

A marca diferenciou-se com criação de sandálias exóticas, aumentando seu prestígio e alavancando-se no mercado.

Nos anos noventa começou as exportações dos produtos à América do Sul. Mais foi a partir de 2001 que as sandálias conseguiram ganhar o público internacional, onde atualmente a marca possui diversas franquias especializadas e diferentes, em mais de 60 países mundo a fora.

A Havaianas se destaca por ter conseguido partir da produção de um artigo popular para um item internacional, não perdendo o conforto presente desde o inicio da criação dos primeiros itens.

Canais de Distribuição:

No início, as sandálias Havaianas eram distribuídas em lojas populares, sendo artigos muito comuns em supermercados geralmente.

A partir da década 1990, a marca investiu na distribuição regional exclusiva e reduziu os canais de distribuição de massa, como supermercados e pequenas mercearias. Esta opção permitiu melhor segmentação tendo como alvo os consumidores de classe média, mas sem eliminar os canais populares. A marca também passou a lançar os produtos primeiramente nos canais de distribuição para consumidores formadores de opinião para quando tomarem conhecimento da linha, iniciar a distribuição nos supermercados atacadistas. Essa restrição de lançamento aos canais formadores de opinião agrega valor e exclusividade ao produto, característica bastante atraente para os consumidores de classe média.

 As Havaianas trabalham com quatro grandes grupos de clientes para atender ao mercado final: os atacadistas, os distribuidores regionais, o autosserviço e o varejo - que reúne o varejo calçadista e o de não alimentos, como os grandes magazines, por exemplo. O autosserviço é formado pelas grandes redes de supermercados e hipermercados e é atendido diretamente pela fabricante. Já o pequeno varejo e pequeno autosserviço são atendidos pelos atacadistas.

As principais diferenças entre os distribuidores regionais e os atacadistas são a área de abrangência e a forma de venda: os primeiros vendem apenas caixas fechadas e caixas-grade, contendo um mix pré-formado de 12 pares, enquanto que os segundos vendem a sandália par a par.

Entre os canais de venda, os hipermercados/supermercados detêm o maior percentual de vendas de chinelos no Brasil, segundo dados do IEMI (2013), que corresponde a um total de 33, 8%. As redes especializadas aparecem na segunda posição, com um valor próximo, 31,4%. As lojas de departamento recebem 20,2% da distribuição de chinelos no país, valor superior ao das unidades independentes especializadas, com uma porcentagem de 14,1%. Os pontos de venda de vestuário têm a menor participação na distribuição do produto pelo país, com um total de apenas 0,4%.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10]

Lojas:

A partir de 2008, a marca iniciou a inauguração de lojas franqueadas das HAVAIANAS, onde era possível encontrar todos os produtos da marca em um só lugar, em um ambiente colorido e moderno com todo o astral da marca.

Logo após a abertura de franquias com produtos próprios, criaram-se lojas com um ambiente conveniente, promovendo um melhor atendimento aos públicos-alvo da marca.

Existe mais de 100 franquias da marca espalhadas pelo mundo, onde os produtos produzidos são de acordo com as características específicas de cada local, ou seja, os produtos passam a ser produzidos de acordo com os gostos e desejos do consumidor.

Os produtos feitos sob medida são encontrados facilmente nas lojas com franquia a marca, sendo muito difícil encontrar produtos de edições especiais ou diferenciados em supermercados populares.

A Havainas conseguiu com isso segmentar da melhor forma o público que irá atender.

Em 2009, foi aberta a loja conceito, denominada “Espaço Havaianas”, localizada no endereço mais sofisticado de compras de São Paulo, à Rua Oscar Freire, ao lado das mais prestigiadas marcas do mundo.

A loja conceito, segundo o site oficial da marca, reúne tudo o que os apaixonados pela marca sonham: a linha completa de sandálias, produtos exclusivos do mercado internacional, customização de sua sandália e novos produtos, como bolsas, toalhas, tênis. É o único ponto-de-venda que possui todos os modelos em comercialização num só lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com