TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacidades dinâmicas e gestão estratégica

Por:   •  12/5/2019  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Capacidades dinâmicas e gestão estratégica

Teece, Pisano & Shuen

        Vantagem competitiva é o resultado dos processos moldados pela posição alcançada/ocupada pela empresa e a trajetória que ela deseja seguir. A importância da trajetória organizacional (path dependence) é maior quando há expectativas de retorno crescentes. A vantagem competitiva é, portanto, influenciada pela estabilidade do mercado e pela facilidade de replicação (no ambiente interno) e da imitação (pelos concorrentes). O modelo aposta no aproveitamento das oportunidades e no afastamento dos concorrentes por meio da criação de barreiras.

O estudo das capacidades dinâmicas “analisa as fontes e os métodos de criação e apropriação de riqueza pelas organizações em ambientes de rápidas mudanças tecnológicas”. Esse é um paradigma adicional definido pelos autores que olha para dentro da empresa, além dos três existentes: Teoria das Forças Competitivas de Porter (O lucro é derivado do monopólio. A estrutura do setor tem o papel de determinar e limitar as ações estratégicas), Conflito Estratégico de Shapiro (foco nas imperfeições do mercado, no protecionismo frente a concorrência e nas interações estratégicas) e Visão Baseada em Recursos (apropriação de lucros resultante das vantagens no nível de eficiência da empresa).

O desenvolvimento de capacidades gerenciais e a combinação de habilidades organizacionais, funcionais e tecnológicas é interdisciplinar, abrangendo, além da estratégia, áreas como pesquisa e desenvolvimento, desenvolvimento de produtos e processos, transferência de tecnologia, propriedade intelectual, recursos humanos e aprendizagem organizacional.

Os autores comparam as capacidades dinâmicas com outros modelos de estratégia e lembram que elas são complementares, sendo que um profundo entendimento da vantagem competitiva requer ir além dessas abordagens: Forças Competitivas e Conflito Estratégico, que enfatizam a exploração do poder do mercado, e Visão Baseada em Recursos e Abordagem das Capacidades Dinâmicas, que é um modelo de estratégia com ênfase na eficiência.

Para entender o modelo das capacidades dinâmicas, é preciso entender os conceitos de fatores de produção (insumos indiferenciáveis ou disponíveis a todos), insumos (ativos difíceis de serem imitados), rotinas organizacionais/competências, competências organizacionais/core competence (aquelas que definem o negócio principal da empresa, que a empresa faz bem e é difícil de copiar), capacidades dinâmicas (“habilidade da empresa de integrar, construir e reconfigurar suas competências internas  externas para responder rapidamente às mudanças do ambiente corporativo”), produtos (resultado produzido com a competência essencial cujo desempenho – preço e qualidade – depende das competências), etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com