TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 6, questão extra

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  1.361 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 6: exemplifique pelo menos quatro tipos de departamentalizações em uma ou mais empresas, ressaltando como cada tipo contribui para o desenvolvimento dela.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO GEOGRÁFICA OU TERRITORIAL: uma empresa como, por exemplo, a Natura, que utiliza o modelo de unidades de negócio e unidades regionais, ao adotar esse tipo de departamentalização geográfica faz com que existisse maior adaptação ás condições e necessidades de cada região em que atua, adquirisse maior autonomia para o administrador de cada departamento para que o mesmo possa tomar decisões de acordo com as diferenças territoriais, e melhor avaliação e percepção dos produtos e serviços em cada região. Porém, esse tipo de departamentalização também apresenta algumas desvantagens, tais como, duplicidade dos esforços e recursos, organização mais complexa, e menor coordenação interdepartamental e possibilidade de desequilíbrios de poder entre os departamentos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO OU SERVIÇO: a empresa Ford é um exemplo de empresa que utiliza o esse tipo de departamentalização, nela os produtos e serviços são distribuídos por áreas, onde as tarefas são organizadas em unidades organizacionais que são responsáveis por cada tipo de produto ou serviço da empresa. a departamentalização oferece melhor qualidade e maior inovação em termos de produtos e serviços , maior flexibilidade e adaptação ás condições externas, sem interferir na estrutura organizacional como um todo e promove a descentralização, ao mesmo tempo que facilita o controle do desempenho de cada produto. Também tem suas desvantagens, pois proporciona maiores custos operacionais, com desperdício de recursos, maior complexidade na organização e demora no reconhecimento da necessidade de melhorias, modificações e eliminações de produtos ou serviços.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSOS: A Petrobras é um exemplo de uma empresa que aplicou de forma bem sucedida á gestão de processos, agrupando um conjunto de tarefas sob o ponto de vista de especialistas em análise do trabalho humano, atividades que envolvem pessoas e tecnologias e recursos organizacionais com base nos processos-chave da organização. Esse tipo de departamentalização também oferece vantagens, como, por exemplo, garante plena utilização e vantagens econômicas da tecnologia utilizada no processo, maior comunicação entre as diferentes unidades por causa da interdependência entre os processos organizacionais e maior eficiência e menos desperdício, mas também possui suas desvantagens, tais como, possibilidade de ocorrência de conflitos interdepartamentais, menor flexibilidade e capacidade de adaptação a mudanças tecnológicas e ambientais,  e maior risco operacional, uma vez que uma falha em um processo pode levar a uma falha sistêmica da organização.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTE: as lojas Riachuelo utilizam desse mecanismo como critério de agrupamento de tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente, separando, por exemplo, cada setor de vendas de acordo com a preferência de seus clientes. Esse tipo de mecanismo oferece várias vantagens, tanto para empresa, quanto para seus clientes, uma vez que melhora o atendimento das necessidades dos clientes, dá relevante importância as mudanças ambientais que influenciam o comportamento e a preferências dos clientes, e também possibilita maior rapidez na tomada de decisão por causa do feedback proporcionado pelos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com