TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Cartona Photo

Por:   •  11/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.514 Palavras (15 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 15

A implantação do 5 S, como controle de Qualidade nas

Organização: um estudo de caso

Mara Lucia Grando Costella

Maristela da Silva 

Resumo

Este Artigo foi feito em cima de um estudo bibliográfico com intuito de apresentar as empresas as funcionalidades do 5 S para proporcionar a diferenciação de competitividade, com enfoque especial nas melhores condições de trabalho e manutenção da saúde do trabalhador, além de auxiliar na  produtividade e qualidade, baseado num modelo composto por três etapas básicas: preparação, implantação e manutenção. Ao longo deste artigo é possível identificar os impactos positivos da implantação do 5 S, gerando grandes resultados satisfatórios que  beneficiaram  todos os envolvidos.

O objetivo é demonstrar através do estudo de caso que o 5S é uma ferramenta da qualidade de inovação tecnológica, importante para a manutenção de um ambiente saudável, contribuindo como fator de desenvolvimento sustentável da organização.

Palavras-chave:  Ferramenta, 5S, Qualidade Total.

1 – Introdução

No decorrer dos anos as empresas apresentaram inúmeras mudanças no contexto empresarial. Quebrou-se o paradigma, de que os industriais deveriam ser grandes e imponentes, tornaram-se enxutas e extremamente organizadas. A ferramenta 5S, como parte da Gestão da Qualidade Total, surge como um dos caminhos para alcançar-se a modernidade e competitividade sendo cada vez mais utilizado como uma ferramenta para educar as pessoas de uma forma prática, dentro de suas próprias atividades, através do envolvimento de todos.

A busca por um ambiente de qualidade é uma preocupação cada vez mais freqüente dos administradores para atingir os objetivos das organizações. Os gestores procuram o completo envolvimento das pessoas na tomada de decisões, tornando-as mais comprometidas e responsáveis pelos rumos da organização na qual trabalham. (VANTI, 1999).

Embasado nessas premissas, buscamos conhecer a implementação do Controle da Qualidade Total, técnica que oferece vantagens como: administração participativa,  eliminação do desperdício, melhor ambiente de trabalho, otimização de espaço, prevenção de acidente, mudança de comportamento e hábito, espírito de equipe, autodisciplina, eliminação do stress das pessoas, padronização dos processos, confiabilidade dos dados de controle e redução/eliminação das condições inseguras.

É um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes (SILVA 1994).

A filosofia dos sensos

Segundo Campos (1992), na essência, 5S gera uma mudança de conduta, hábitos, comportamento e tende a mobilizar toda a organização, do presidente aos operários, áreas administrativas, serviços e manutenção. Porém, necessita ser liderado pela alta administração servindo de modelo, de exemplo e com isso mobilizando toda a organização em um verdadeiro trabalho de equipe assimilado por todos.

5S é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais utilizam-se desta técnica para ensinar a seus filhos os princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada, esta técnica ficou conhecida também, como Housekeeping (RIBEIRO 1994).

Housekeeping

Existe uma diferença fundamental entre dois programas: o “Housekeeping” aborda apenas o aspecto físico, enquanto os 5S se detêm as partes física, intelectual e social das questões a serem vivenciados no dia-a-dia da empresa.

Por isso, a implantação dos 5S requer de nós, brasileiros, uma reeducação também ideológica. É sempre importante frisar que os 5S, quando bem conduzidos, são a melhor ferramenta de mobilização para a Qualidade Total.

  

Senso de Utilização – Seiri

      O sentido literal de seiri é “separar por grau, tipo ou tamanho”. Para os 5S significa: identificar os itens e materiais necessários e desnecessários de cada posto de trabalho, isto é, manter no local de trabalho apenas o que o empregado realmente precisa. Este é o ponto inicial do senso, a percepção de saber o que é essencial no posto de trabalho.

Seleção ou utilização na linguagem do 5S, de acordo com Osada (1992), "[...] significa distinguir o necessário do desnecessário, tomar as decisões difíceis e implementar o gerenciamento pela estratificação, para livrar-se do desnecessário."

Verificações

         Nesta etapa as seguintes verificações devem ser feitas:

        Existem objetos guardados há muito tempo, que nunca foram utilizados ou com freqüência de uso muito baixa?

        Há coisas desnecessárias?

        Existem desperdícios que deveriam ser reduzidos ou eliminados?

A cada resposta afirmativa algo deve ser descartado. Depois de feitas estas verificações, o que for considerado desnecessário deve permanecer por um tempo determinado em um local especial para o descarte. Assim, todos poderão observar se aquilo que será eliminado, não possui outra utilidade.  

Benefícios

        Liberação de espaço;

        descarte de ferramentas, armários, prateleiras, cofres em excesso, de sobressalentes e sucatas, bem como de dados de controle ultrapassados e de itens já fora de uso;

        eliminação do tempo de procura de documentos e materiais. 


 Senso de Ordenação - Seiton 

O sentido literal de seiton é “combinação de arranjo de partes, elementos, peças etc. segundo algum princípio ou método racional”. Para os 5S significa: determinar o local para se achar com facilidade algum documento, material ou equipamento necessário.

Para Badke (2004) o Senso de Ordenação é definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar seu uso e manuseio, facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item. Popularmente significa "cada coisa no seu devido lugar".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com