TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Cirque du Solei

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

1) O Cirque du Solei, apesar de estar em um mercado em decadência tem um diferencial que o torna tão diferenciado que praticamente criou um mercado próprio. O público que atinge não é o mesmo dos outros circos, tampouco seu modelo de negócio é semelhante. Isso criou um aumento de competitividade tão grande que tornou possível o alcance dos resultados apresentados.

2) Os espetáculos do Cirque du Solei combinam números de artistas de rua com atos circenses sem utilizar animais e preservam alguns elementos típicos de um circo, como a tenda; os palhaços e os acrobatas. A redução dos custos consequentes da exclusão dos animais permite um maior investimento na valorização do produto perante os clientes. Dessa forma é possível atingir novos públicos em um mercado constantemente reinventado pela própria empresa.

3) Guy LaLiberté tinha um sonho de percorrer o mundo enquanto se divertia. Durante uma viagem à Europa ele percebeu ser possível fazer isso por meio da arte. O perfil de LaLiberté é muito peculiar, ele é capaz de combinar arte e negócios. Estes valores de equilíbrio entre funcionalidade e desorganização em níveis benéficos para empresa se propaga por toda a empresa.

4) O principal criador de valor é o reconhecimento dos fundadores da importância de, não apenas criar um espetáculo, mas também produzi-lo e promove-lo.

5) O Marketing do Cirque du Solei se limita a posicionar, promover e fixar o preço do produto. O desenvolvimento fica inteiramente com o setor de criação. Considerando que o produto no caso é um espetáculo que envolve muitos ramos da arte acho prudente a forma de trabalho adotada. Vejo a criação de um setor que exclusivamente idealize e crie novos produtos mais como uma fragmentação do marketing em setores mais especializados do que realmente o desempoderamento do setor.

6) Ao se associar a empresas locais, também envolvidas no mercado do entretenimento, a equipe do Cirque du Solei já começa a turnê um passo à frente, que é conhecendo a região de atuação. O produto por eles oferecido é de alto custo, atingindo um público exigente. Além disso, boa parte do público dos espetáculos já foi em algum outro anteriormente, e por isso cada show é uma oportunidade única de divulgação onde falhar não é uma opção ou aquele cliente será, muito provável, permanentemente perdido. Isso torna de extrema importância uma análise criteriosa da região onde se pretende fazer a turnê. O associado ajuda principalmente na escolha do local e da forma de divulgação, aumentando a velocidade de concepção da turnê e reduzindo a chance de falha.

7) Como o próprio texto cita, o que define o Cirque du Solei, um espetáculo tão complexo, é o que o limita, o tempo de desenvolvimento e a coordenação simultânea. A forma como isso foi gerenciado pela empresa, o aumento do ciclo de vida de cada espetáculo tem se mostrado eficaz. A troca de um número imenso por um número reduzido de espetáculos mais bem elaborados e produzidos é exatamente o que permite ao Cirque du Solei navegar pelo oceano azul de Chan Kim e Rennée Mauborgne, a diferenciação em um nível tão empreendedor que há mais de 30 anos não se vê outro espetáculo capaz de ser classificado como concorrente.

8) Um dos fundadores do Cirque du Solei tem essa capacidade de conciliar os objetivos artísticos e comerciais, dessa forma conseguiu uma empresa empresa na qual a cultura com o equilíbrio de valores permite tal conciliação. Por exemplo, a criação de negócios secundários como venda de CD’s e vestuário garante aumento de rentabilidade que depois é convertido em produção e promoção de espetáculos

9) Acionistas estão muito distantes da rotina da empresa e, por natureza, visam lucro acima de tudo. Em uma empresa como o Cirque du Solei, se os objetivos comerciais ganharem muita importância a empresa pode perder a sua identidade artística. Uma vez que a estratégia competitiva da empresa se baseia exatamente na sua diferenciação artística extraordinária, esta também teria forte impacto. Por exemplo, tendo em vista que o marketing tem o objetivo principal de atrair aqueles que ainda não conhecem, uma vez que, quem já conhece com certeza volta, com a perda dessa essência artística a estratégia não iria mais garantir os resultados apresentados atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com