TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Natura

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]



  1. DESENVOLVIMENTO
  1. ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
  1. Na estratégia corporativa da empresa Natura, que ações estratégicas podem ser observadas na área de logística?

A empresa Natura é uma das empresas mais admiradas do Brasil, a indústria e comércio de cosméticos é líder do mercado nacional de cosméticos e produtos de higiene pessoal, e sua marca está entre as mais valorizadas do país. Vou eleita várias fezes vezes “uma das melhores empresas para se trabalhar”, e premiada pelas suas ações de sustentabilidades.

Hoje é a maior fabricante de cosméticos da América Latina e uma das empresas brasileiras que mais investe em pesquisas e desenvolvimento atualmente conta em seu portfólio com cerca de novecentos produtos nas categorias de maquiagem, perfumaria, proteção solar, cuidados com o rosto, corpo e cabelo. Seus produtos chegam a cinquenta milhões de consumidores, em cerca de cinco mil municípios brasileiros, por meio de vendas diretas. Também possui operações na Argentina, Chile, Peru, México, França, e mais recentemente na Venezuela e na Colômbia.

A Natura vem desenvolvendo um novo modelo de produção e logística, sua principal finalidade é a redução do impacto ambiente, além de dar suporte ao crescimento nacional e internacional. Como podemos ver, a Natura tem um grande potencial de crescimento e desenvolvimento, e propõem um triplo desafio, porque no mesmo tempo que a empresa cresce e reduz o impacto ambiental e isso acontece com a parceria de seus fornecedores, com essa nova estrutura conseguiu diminuir a emissão de CO2 em 25%.

Com base nos ganhos econômicos, ambientais, e sociais, a Natura vem selecionando fornecedores nacionais e internacionais para dar suporte à movimentação de suas cargas, essa iniciativa facilitará a integração com os fornecedores, além de uma nova criação de uma rede de serviços que diminuirá a emissão de gases do efeito estufa e possa incrementar os impactos sociais positivos.

  1. No texto, Identifique trechos que se referem à logística de suprimentos, logística de produção e logística de distribuição.

Frente a competitividade global a logística surge como suporte à tomada de decisão, a fim de diminuir os custos da empresa e atingir um elevado nível de serviço, no caso natura podemos observar os trechos que se referem à logística de suprimentos: “ E o mais importante é que tudo está sendo cocriado com fornecedores para chegarmos as mais modernas tecnologias de separação, armazenagem e transporte”.

Logística da Produção:

Podemos também identificar no caso Natura a logística de produção. “A empresa Natura iniciou suas atividades em 1969 com apenas sete funcionários, em 1980, já eram duzentos funcionários, e uma rede de duas mil consultoras, em 1990 já possuía um mil e oitocentos funcionários e cinquenta mil consultoras, e entre os anos de 1993 a 1997, cresceu 5,5 vezes. Iniciou o ano 1997 como a maior empresa brasileira de cosméticos, com trezentos funcionários, cento e quarenta e cinco mil consultoras no Brasil e cerca de dez mil na América Latina.

Logística de Distribuição:

Além do hub atual, situado em Jundiaí em São Paulo, a Natura passará a atuar com mais duas unidades: um no CD de Salvador outro em Castanhal (PA), que ajudarão a reduzir o tempo de entrega de seus produtos para as consultoras.

  1. O crescente aumento do processo de terceirização vem atingindo também as atividades logísticas, criando assim uma nova função, os Operadores Logísticos. Analisando o caso da empresa Natura onde se aplica este conceito?

Em um cenário cada vez mais competitivo, cresce a preocupação das empresas em agregar valor aos seus produtos através da terceirização da logística e a contratação de operadores logísticos, estes têm suprido as demandas logísticas de forma integrada e personalizada e buscam atender com total eficácia as necessidades das empresas gerando vantagens competitivas como: redução de custos, redução de ativos, e na melhoria no nível de serviço prestado ao cliente final.

As motivações de focar no núcleo de serviços prestados, na redução de custos, redução de investimentos e aquisição de maior flexibilidade nos operadores logísticos, componentes da visão financeira da terceirização, foram de fatos os motivos que apresentaram maiores percentuais na decisão da Natura de terceirizar suas operações logísticas. Para a empresa obter maior controle do seu processo, administrar cada etapa do mesmo cuidadosamente, iniciando na seleção de seus fornecedores e seguindo para a compra dos suprimentos, conforme a demanda do mercado, gerenciamento do processo produtivo ou de transformação, alocação e controle de estoque e distribuição.

  1. GERENCIAMENTO DE ESTOQUES
  1. Você viu que na Natura, ao mesmo tempo em que se elabora o plano de produção, também é verificada a disponibilidade de produtos em estoque nos centros de distribuição (CDs), bem como a demanda de cada um deles, com base na estatística de venda, para verificar a necessidade de abastecimento no local. Quais são as principais vantagens deste sistema?

São analisadas as ordens de produção de pedidos firmes e também dos pedidos planejado, também com o auxilio do Kanban, semanalmente observa-se tendência das vendas, o desvios gerados ( previsto x realizado ) e revisam valores estimados. Para o controle de estoques não é utilizado o indicador de giro de estoque ( devido a empresa considerar que apresenta baixa contribuição para a gestão eficaz ), mas sim o indicador de cobertura, atualmente a empresa não utiliza mais o indicador ABC para o controle de seu estoque usando principalmente uma ferramenta específica de gestão baseada nos conceitos de ofertas de produtos. É possível dizer que a empresa em estudo emprega em seu sistema de estoque duas sistemáticas encontradas na literatura: Sistemática de Controle de Estoque por Ponto de Pedido (Q) e a Sistemática de Controle de Estoque por Revisões Periódicas (P). A primeira sistemática ocorre no controle dos insumos, onde se estabelece uma quantidade de itens a serem mantidos no estoque, chamada ponto de reposição, que quando atingida da partida ao processo de reposição do item. Já a segunda sistemática ocorre no controle dos produtos acabados, sendo que o modelo trabalha no eixo do tempo, estabelecendo datas nas quais são analisadas a demanda e as demais condições de estoques para tomar decisões sobre a reposição ( Gonçalves 2008 ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com