TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cconceituação de comportamento organizacional

Artigo: Cconceituação de comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Comportamento Organizacional

Vivemos a maior parte de nossas vidas dentro de organizações ou em contato com elas, seja trabalhando, aprendendo, comprando ou usando seus produtos e serviços, por essa razão, é fundamental que conheçamos como elas são e, principalmente, como se comportam. Quando falamos de Comportamento Organizacional, estamos nos referindo a tudo aquilo que interfere no comportamento tanto da organização, quanto aos grupos e indivíduos, é importante conhecer como funcionam as organizações para podermos viver e trabalhar nelas, e principalmente, administrá-las adequadamente.

Qualquer que seja a atividade escolhida como profissão básica de uma pessoa, o conhecimento do comportamento organizacional é necessário para o seu sucesso profissional, pois grande parte das profissões é realizada dentro ou por meio de organizações, daí a importância do conhecimento sobre o comportamento organizacional.

Além disso, as organizações não funcionam ao acaso, para serem bem sucedidas elas precisam ser bem administradas, e os executivos que as gerenciam precisam conhecer profundamente o fator humano nas organizações. O sucesso ou o fracasso da maioria dos projetos organizacionais depende do fator humano: é preciso saber lidar com pessoas de diferentes personalidades, saber se relacionar e se comunicar com todas elas.

As habilidades interpessoais se tornam imprescindíveis, somente há pouco tempo às escolas de administração passaram a privilegiar a compreensão do comportamento humano no alcance da eficiência e da eficácia das organizações.

CONCEITUAÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Campo de estudos que investigam os impactos que os indivíduos, grupos e as estruturas têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

O Comportamento Organizacional (CO,) refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações.

No fundo, o CO é uma disciplina acadêmica que surgiu como um corpo interdisciplinar de conhecimentos para estudar e retratar o comportamento humano nas organizações. A denominação permaneceu, porém não são as organizações que apresentam um comportamento, mas sim as pessoas e os grupos que nelas participam e atuam.

O Comportamento Organizacional é uma área interdisciplinar que utiliza conceitos oferecidos por várias ciências sociais e recebe contribuições de várias áreas:

Contribuições da Psicologia: estudos sobre fadiga, aprendizagem, percepção, personalidade, emoção, treinamento, liderança, necessidade, motivação, satisfação no trabalho, tomada de decisão, avaliação de desempenho, atitudes e estresse profissional.

Contribuições da Sociologia: estudos sobre o comportamento dos grupos dentro das organizações, contribuições sobre dinâmica de grupo, desempenho de equipes de trabalho, cultura organizacional, poder, comunicação e conflitos.

Contribuições da Psicologia Social: na área de mudança, entendimento e mudança de atitudes, padrões de comunicação, processo de tomada de decisão em grupo.

Contribuições da Antropologia: para entender as diferenças nos valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre povos de diferentes países ou de pessoas em diferentes organizações, sobre cultura organizacional e ambiente organizacional.

Contribuições das Ciências Políticas: estruturação de conflitos, alocação de poder e como as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com