TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências

Por:   •  18/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.067 Palavras (21 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

UniFTC – Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Jean Souza

Daniel Araújo

Abraão Sales

Ingrid Santos

Léia Santos

Erica Lomanto

PLANO DE MARKETING

ALAC

Trabalho dirigido por Professora Rosângela

da aula de fundamentos de marketing.

SALVADOR

2020

O marketing é o estudo do mercado e das mudanças do ambiente, permitindo, assim, o desenvolvimento de produtos e serviços que sejam de interesse desse mercado.

Frase apelativa da Alac: Comer sem culpar, que problema né?  Aqui nós pensamos no seu prazer e bem-estar! Então pode comer sem desconforto, que a gente garante mesmo gosto.

Missão: Atuar de forma segura, proporcionando a inclusão alimentar para pessoas intolerantes a lactose e celíacos. Promovendo um cardápio amplo, acessível e variado.

Visão: Torna-se referência no ramo de gastronomia para intolerantes a lactose e a celíacos, prezando um preço justo e sempre buscando a qualidade e o sabor dos alimentos.

Valores: Compromisso com o preço e qualidade, como também a valorização dos nossos colaboradores e clientes, prezando o respeito e a responsabilidade.

I. Sumário Executivo

 

A Alac, é um restaurante que oferece exclusivamente opções de produtos sem lactose e sem glúten, a característica principal, é a pouca chance de contaminação dos alimentos. A ideia do estabelecimento é oferecer opções de café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. No cardápio, há pães, cafés, doces, salgados, milkshakes, sanduiches, pratos principais, pizzas, bolos e etc. O negócio da empresa, é atuar de forma segura, proporcionando a inclusão alimentar para pessoas intolerantes a lactose e a celíacos, promovendo um cardápio amplo e variado. A Alac é um restaurante com uma ideia diferente e inovadora, fugindo dos atuais padrões de restaurantes momentâneos, como os de pirão de aipim e comidas fitness, a Alac aposta em um setor diferente, o setor de comidas sem lactose e sem glúten, com o primeiro e único restaurante, até o presente momento, localizado em um dos principais shoppings de Salvador, o Shopping da Bahia. A ideia e a pratica é a seguinte, oferecer comidas sem lactose e sem glúten a um preço acessível, visto que, na pesquisa de mercado e o plano de negócios, foi destacado que mais de 85% dos restaurantes em Salvador neste ramo alimentício é voltado para pessoas com um poder aquisitivo alto, ou seja, um alimento praticamente limitado a um público.  E a empresa, conseguiu visualizar uma janela, na qual tem crescido de forma muito rápida, a alta demanda a procura desses produtos, onde os portais de notícias e pesquisas tem alertado o aumento gradativo de pessoas com essa deficiências nos enzimas, e uma pesquisa feita na cidade de Salvador, mostrou que esse número cresceu consideravelmente, principalmente a pessoas com um poder aquisitivo menor. Vale lembrar que, está deficiência das enzimas e alergias podem causa desconfortos abdominais e graves crises alérgicas. Desta forma, a Alac construiu um cardápio totalmente voltado a pessoas com intolerância a lactose e celíacos, abriu um restaurante presencial com uma cozinha um pouco maior das convencionais, para atendimento presencial naquele shopping considerado do “povão” em Salvador, e também faz uso dos serviços de aplicativos de entrega, vale ressaltar que essa foi uma ideia desde  o início, usar os apps que tem um baixo custo de entrega e pode atender diversas localidades. Com isto, é usado insumos secundários para fazer as receitas tradicionais, como strogonoff de frango ou carne, bolos, entre outros alimentos semelhantes e ofertar a está parcela da população que vem crescendo diariamente. A Alac já faz um sucesso no horário de almoço no entorno da localidade, e quer pôr a ideia de ir mais longe, em outros bairros, para que as pessoas comam sem problemas, que as pessoas peçam pelo app. Lembrando que, alimentos sem lactose e sem glúten não tem nada a ver com alimentos fitness.  

 

II. Dados da Pesquisa de Mercado

O objetivo da pesquisa de mercado é de identificar e conhecer seus possíveis clientes, mercado alvo, concorrentes e fornecedores. A primeira etapa de conhecimento do mercado, foi por dados de pesquisas de fontes confiáveis, como IBGE, percepção do aumento de pessoas com a necessidade de um restaurante deste ramo alimentício, notícias em jornais e cálculos estatísticos. A viabilidade do restaurante e o conhecimento dos possíveis clientes, se deu por pesquisas quantitativas, entrevistas, enquetes em redes socias, e com estes dados também foi feito cálculos estatísticos. Os concorrentes diretos e concorrentes secundários foram analisados, está analise levou em conta, localização, disposição dos produtos, níveis de contaminação, preços, variedades, dias de funcionamento, conhecimento dos atendentes em relação ao que é vendido, marketing, promoções, divulgações e qualidade dos produtos. E os fornecedores tiveram uma analise criteriosa, para uma garantia de estoque de acordo com a demanda e os mais baixos riscos de contaminação, como também preço e qualidade da entrega e dos insumos. A analise profunda de todos assuntos abordados encontra-se na Pesquisa de Mercado e no Plano de Negócios da Alac.

III. Situação Atual de Marketing

A empresa atualmente usa de meios de marketing apelativos entre os jovens, por exemplo, o milk shake é o carro chefe do restaurante na modalidade presencial, e milk shake faz muito sucesso entre jovens nos fastfoods tradicionais. Dessa forma, a empresa consegue atrair um público com a curiosidade de beber um milk shake sem lactose. Isso faz com que clientes não se sintam excluídos da mais tradicional bebida que se pode toma em um shopping.

A empresa usa também de uma frase apelativa, “Comer sem culpar, que problema né?  Aqui nós pensamos no seu prazer e bem-estar! Então pode comer sem desconforto, que a gente garante mesmo gosto.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com