TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Por:   •  6/10/2020  •  Monografia  •  3.433 Palavras (14 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 14

EMPREENDEDORISMO

Leandro Soares Noggi

Professor Tutor Externo José Edson Robalo Baxinski

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

 Administração (ADG0804) - Seminário Interdisciplinar II

 27/06/2017

 

RESUMO

 Através do empreendedorismo são realizadas no mundo muitas inovações e são solucionados muitos problemas das empresas e da sociedade, ele promove grande desenvolvimento no mundo em todas as áreas da vida das pessoas. Cada país tem suas regras para abertura de empresas, em alguns existem mais facilidades com órgãos de incentivo ao empreendedorismo, facilidade de acesso ao crédito e financiamentos. Em outros países existem dificuldades como burocracia e leis em excesso, alta carga tributária e dificuldade ao acesso a tecnologias. O povo brasileiro é conhecido por sua capacidade criativa e tem um grande potencial empreendedor, pois mesmo com todas as dificuldades o mesmo se destaca pela vontade e capacidade de por em prática os seus objetivos.

 

 Palavras-chave: Empreendedorismo. Empreendedorismo no Brasil. Inovação.

1 INTRODUÇÃO

Para que um negócio tenha êxito é necessário um bom planejamento, dividido em etapas, e investir em recursos como a escolha do serviço que passará a prestar e também dos principais requisitos: as Características de Empreendedor, a Capacitação e os Fundos de Apoio.

A criatividade é muito importante, pois é uma das principais ferramentas na hora de inovar, trazendo novas mudanças e aos poucos transformando o sistema tradicional e conservador do mercado econômico, pois aquele que não cresce lançando novidades e inovações, passa a ser cada vez menos procurado pelo consumidor, correndo risco de ser totalmente esquecido no mercado e com isso falir.

Este trabalho foi realizado com o intuito de elucidar sobre o Empreendedorismo que surgiu no século XVI, como abrir um negócio, as condições do empreendedorismo no Brasil e a importância de empreender através da inovação.

2 DESENVOLVIMENTO 

2.1 CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO

 

Apesar do termo empreendedorismo ser usado frequentemente ele faz parte da língua portuguesa a poucos anos. Segundo Mello (2014):

Em 1945, o economista Joseph Schumpeter, utilizou a palavra como peça central à sua teoria da Destruição criativa. Segundo Schumpeter o empreendedorismo só aconteceria através de pessoas versáteis, com habilidades técnicas para produzir, que possuem capacidade para organizar recursos financeiros, operações internas e realizar vendas.

Outra definição, usada recentemente, e que é amplamente aceita no mundo acadêmico e corporativo é do estudioso Robert D. Hisrich, em seu livro ‘Empreendedorismo’. Segundo ele, ‘empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo riscos financeiros, psicológicos e sociais, correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal’.

Apesar de terem diversas definições sobre o assunto, é possível notar que vários aspectos relativos à quem segue esse caminho estão sempre presentes: como iniciativa e paixão pelo negócio, utilização criativa dos recursos disponíveis, aceitação de riscos e possibilidade de fracassar. Empreender é identificar oportunidades e desenvolver meios de aproveitá-las, assumindo com responsabilidades riscos e desafios. Para ser um empreendedor de sucesso, é preciso reunir:

                                 Figura 01 - O que é preciso para se tornar empreendedor.

[pic 1]

FONTE: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-                                                                                                                                                                                                                 empreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Mello (2014) destaca também que:

Nas organizações em que existe uma clara definição e motivações verdadeiras, mesmo que fique restrito ao dono, o ambiente fica mais favorável ao funcionamento de um processo de tomada de decisão e até de um modelo de gestão que ajude a conquistar os objetivos e minimizar os riscos de escolhas erradas.

Nesse processo, pequenas ações podem causar grande impacto no longo prazo. Por isso ficar atento a todos os processos da empresa como vendas, marketing e relacionamentos com os clientes são alguns passos importantes para fortalecer um negócio.

 2.3 HISTÓRIA DO EMPREENDEDORISMO

 

Conforme o portal Que Conceito:

A palavra empreendedorismo deriva do francês “entrepeneur” que faz referência a empreendedorismo e que nasceu no início do século XVI. Os franceses estenderam o significado da palavra a outras pessoas conhecidas como os aventureiros, como os construtores de pontes, estradas e os arquitetos daquela época.

Economicamente falando, o escritor francês Richard Cantillón, no ano de 1755, definiu o empreendedorismo como o processo de enfrentar a incerteza. Até o início do século XX, o empreendedorismo não foi reconhecido na economia como uma atividade real, portanto, um empreendimento com risco não fazia parte das análises econômicas do início do século passado.

 2.4 MONTANDO O PRÓPRIO NEGÓCIO

 

Atualmente muitas pessoas querem largar seu emprego e passar de colaborador, para ser o patrão (empreendedor). Este é o sonho de toda pessoa, de montar o próprio negócio sobre a área que mais tem afinidade, “[...] não é tarefa fácil. Primeiro porque temos inúmeros exemplos de falhas. Segundo porque não sabemos exatamente onde estamos pisando. Por isso, vencer os desafios está entre os principais objetivos do empreendedorismo. Junto com os desafios, vêm também os aprendizados. Afinal, é arriscando que se aprende, e os erros também servem como aprendizados”. (Rocha, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (867.5 Kb)   docx (204.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com