TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI

Por:   •  16/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI[pic 1]

                                                                                   Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040  –  Bairro Benedito  –  Caixa Postal 191  –  89130-000 – Indaial/SC

                                                                                            Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br

SEGUNDA PARTE DO TG: metodologia e considerações finais

Janaina cintia santos da silva

Santina de Fátima Medeiros

                                                    Prof. Simonety[1]Evanguelia Atanasio 

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Pedagogia(PED1928) – Estágio

08/05/2021

1 METODOLOGIA

No decorrer desse trabalho será mostrado os procedimentos elaborado na conclusão dos estágios qual a metodologia usada em cada etapa as dificuldade encontrada em cada estágio pois começaram presenciais e depois por conta da pandemia da cov-19 teve que terminar virtualmente levando pra uma forma de aprendizagem totalmente nova e desafiadora.

 Para começar e fundamental saber a área de concentração na qual foi elaborado todo os temas do estágios, inclusive o projeto de extensão, a área de concentração foi a metodologia do ensino. O primeiro estágio foi no Centro de Educação Infantil CEI Tia Loli, situado na Rua Floriana Cardoso da Silva s/n°, Bairro Pedra de Amolar, Ilhota, SC, CEP: 88320-000 é mantido e administrado pelo Poder Público Municipal de Ilhota. Esse estágio foi presencial em sala de aula no pré escolar com montagem te projeto e aulas planejadas e aplicadas com o auxílio da professora regente da sala, o tema elaborado do trabalho acadêmico foi A Criança como Protagonista da Aprendizagem baseado e fundamentado nas teorias do teórico Jean Piaget ele fala que acriança deve ser a protagonista de seus conhecimentos e não só um telespectador da aprendizagem.

            Nesse primeiro estágio foi elaborado o roteiro de entrevista aonde as informações foi buscada no ppp do CEI nele tinha detalhadamente todas as informações do centro de educação infantil as dúvidas foram tiradas diretamente com a direção da instituição.

O estágio foi um momento de fazer que o acadêmico repense o fazer pedagógico, que pelo fato de o fazer diariamente, o realizar de forma mecânica e muitas vezes não atribuindo o real valor daquele momento. Em um sentido mais amplo o projeto tinha como proposta principal focar no aluno tirando o papel de telespectador fazendo com que ele tivesse que tomar suas próprias decisões explorando sua curiosidade com o novo.

           Em seguida veio o estágio nos anos iniciais e junto a insegurança de como seria aplicado a metodologia e se seria tão bem aproveitado como o da educação infantil aonde a vivencia foi primordial pra aprendizagem ,quais as dificuldades que iria ter no decorrer da elaboração dessa etapa, primeiramente com essa pandemia todo a estagio teve que ser on  line pois tudo estava fechado e as aulas não  mais presenciais tudo passou a ser feito pela internet fazendo com que o acadêmico busca -se formas pra se concluir os trabalhos tudo ficou a merecer da tecnologias ,as metodologias de ensino mudaram e foi preciso se reconstruir ir atrás de novas experiências sair do comodismo buscar maneiras de ensinar através da tecnologia no novo normal.

           Esse segundo estágio foi totalmente virtual feito nos anos iniciais a busca para se fazer o estágio foi através de pesquisas pela internet o colégio escolhido foi o Colégio estadual EeB Valério Gomes que fica no bairro Pedra de amolar da cidade de ilhota SC.A. elaboração do estágio teve que ser mudado e seguindo as orientações cedida pela a instituição do acadêmico,   Foi elaborado um projeto de extensão e um produto virtual, esse produto virtual é uma forma de apresentar a metodologia de aprendizagem virtualmente. Assim como pro professor quanto ao aluno essa forma de aprendizagem foi extremamente difícil e desafiadora a tecnologia nem sempre e fácil de lidar.   Portanto a metodologia usado foi o projeto de extensão e o produto virtual foi a trilha pedagógica o tema foi Alfabetização e Letramento em Tempos de Ensino a Distância. Nessa etapa foram usados alguns métodos de vários teórico pra fundamentar esse trabalho. Metado Freinet :conhecida como método natural não tem fases ou etapas, metado construtivista: a pesquisa de Ferreiro e Teberosky onde procura –se construir algo. As contribuições de Paulo Freire.Utrapassando o Metado aonde ele via a leitura e a escrita como pratica de liberdade. Esses teóricos foram fundamentais pra elaboração do trabalho de estagio nos anos iniciais.

           Com o estágio virtual a roteiro de entrevista foi elaborado pelo site da escola tudo foi pesquisado na internet, o enfoque foi o produto virtual com a trilha pedagógica com o objetivo de passar ao aprendizado o que pretendia assim de forma lúdica foi mostrado a importância da cotação de história nos anos iniciais com a história do elefante xadrez, uma história que trabalha a diversidade, as várias formas de leitura e a melhor compreensão da realidade.

          O terceiro estágio foi direcionado a gestão da escola  com o tema as Estratégia de ensino da gestão escolar focado em mostrar o principal papel da escola e a aquisição do conhecimento e habilidade por partes dos alunos, a proposta pedagógica, o planejamento pedagógico, os métodos,  e as estratégias de ensino, foi elaborado o produto virtual baseado na trilha pedagógica, o processo no desenvolvimento também foi virtual toda as pesquisas foram elaborada através de livros e sites tirado da internet por conta do distanciamento social tudo foi produzido virtualmente , O estágio de gestão traz a nos alunos do curso de pedagogia a percepção de que não basta apenas está dentro de uma instituição ou numa sala de aula, mostrou que pra se ter uma escola de ensino de qualidade todos que a nela atua tem que se dedicar pra se fazer um bom trabalho, o princípio de uma gestão e sim um trabalho em equipe, trabalhar com métodos, estratégias, objetivos claros e a participação da instituição e principalmente dos pais e comunidade. Os relatos descrito se base a na conclusão do curso mostrando as metodologias usada em cada estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (517.1 Kb)   docx (445.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com