TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Por:   •  24/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 9

 

 [pic 1]

Centro Universitário Leonardo Da Vinci          Educacional Leonardo Da Vinci

 

PEDRO HENRIQUE LEITE DA SILVA

 

(EFL0373)

 

 

[pic 2]

 

 

PLANO DE INTERVENÇÃO  

ESTÁGIO

 

 

 

Bacharel Educação Física 

 

 

2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO          

 

 

 

 

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ....................................................................................1

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ................................................................................2

 

  1. OBJETIVOS ..................................................................................................................3

 

  1. METODOLOGIA ..........................................................................................................4

 

REFERÊNCIAS ................................................................................................................5

 

 

 

 

 

 

 

 



  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

 

 

A área de concentração escolhida foi a C- Grupos especiais, dando ênfase nos benefícios do treinamento de força (musculação) e a pratica da atividade física como prevenção de saúde, bem estar físico e mental dos idosos nas academias de musculação.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

 

 O envelhecimento é uma causa natural do indivíduo, e isso está associado devido algumas alteração físicas e psicológicas relacionadas ao seu meio e a cronologia da vida. Segundo o IBGE a população de idosos do Brasil tem aumentado nos últimos anos, sendo assim a procura por novos hábitos e uma boa qualidade de vida vem crescendo de forma bem expressiva. De acordo ao relatório mundial de saúde e envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer bem mais rápido do que a média internacional.

           Atualmente o envelhecimento abrange um amplo campo de pesquisas e estudos, pois este possui uma dimensão existencial que se reveste de características biopsíquicas e socioculturais, por isso, sua análise deve ser realizada com base na dimensão biológica, sociológica e subjetiva (SHEPARD, 2003).

Sendo assim, algumas das modificação que ocorrem no nosso organismo estão ligadas a algumas doenças, como a redução da força muscular, redução da resistência física e da capacidade funcional geralmente comuns mais entre os idosos, podendo assim comprometer suas atividades motoras no seu dia a dia (HAYFLICK, 1996).

A prática de exercícios físicos tem como sua principal função minimizar os efeitos das alterações fisiológicas decorrente ao processo de envelhecimento do indivíduo, melhorando assim sua capacidade funcional, autonomia e a saúde. Isso porque a prática de atividades e exercícios físicos regular pode controlar e prevenir doenças crônico-degenerativas (cardiovasculares, diabetes, câncer, hipertensão, etc.) retardando o declínio normal que a idade traz ao nosso corpo. (OKUMA, 1998)

Pensando nisso a prática da musculação para os indivíduos idosos além de proporcionar uma melhora significativa na força muscular, visa a socialização e a interação com o meio que é de extrema importância para a melhora da qualidade de vida do idoso, pois o mesmo se sentirá mais ativo e dependente. Porém à medida que uma pessoa vai ficando idosa, sua qualidade de vida é principalmente determinada pela capacidade de se manter autônomo e independente, sendo assim, um envelhecimento bem-sucedido é acompanhado de uma boa qualidade de vida, da pratica de exercícios físicos e do bem estar físico e mental.

Com tudo é inegável que para uma melhora significativa das funções e de uma boa qualidade de vida a prática de exercícios físicos são indispensáveis nesse processo de envelhecimento. Segundo Carvalho (2008) apud Oliveira et al (2010):

“à prática de exercício físico, além de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso, seja na sua vertente da saúde, como nas capacidades funcionais. Outro benefício promovido pela prática de exercícios é a melhora das funções orgânicas e cognitivas, garantindo maior independência pessoal e prevenindo doenças.” (OLIVEIRA ET AL, 2010, p. 303).

Por tanto além dos grandes benéficos que os exercícios físicos proporciona para o idoso, outro aspecto que deve ser analisado como a melhora do condicionamento físico e o ganho de massa devido a prática de musculação. Segundo algumas pesquisas pessoas que praticam atividades físicas regulamente apresentam menores risco de doenças cardiovasculares, melhora da função cognitiva quando comparados com idosos sedentários.

Segundo Pedro (2008), a função muscular e de grande importância na autonomia do idoso, pois as atividades diárias requerem forca muscular. O treinamento de forca destaca-se como um instrumento de grande valia nesta independência, por aprimorar o aumento de forca e massa muscular. Mazzeo et al. (1998) afirma que indivíduos idosos podem apresentar ganhos de forca musculares similares ou até mesmo superiores a indivíduos mais jovens e que este treinamento ajuda a compensar a redução na massa e forca

 O treinamento de musculação consiste em contrações musculares de forma repetitiva e utilizando como resistência pesos livres, aparelhos, elásticos ou o peso do próprio corpo (Azevedo e colaboradores, 2012).

            Muitos artigos científicos descrevem os benefícios do treino de musculação para indivíduos na terceira idade, e vários destes estudos demonstraram que, inclusive pessoas acima de noventa anos, podem obter ganhos de força muscular com melhoria da saúde e da capacidade funcional, tornando-se mais entusiasmadas e independentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (366.8 Kb)   docx (227.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com