TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidade Sustentável e Inteligente Uma nova perspectiva

Por:   •  14/12/2018  •  Resenha  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

Cidades Sustentáveis e Cidades Inteligentes, novas perspectivas.

Com base nas leituras propostas e em demais autores que difundem o conceito de Cidades Sustentáveis e Cidades Inteligentes, podemos concluir que estas surgem como um modelo de planejamento e gestão, pensando no desenvolvimento com a utilização racional dos recursos naturais e a participação dos cidadãos nos processos decisórios nos diversos setores da cidade. É nesse contexto que as tecnologias de informação e comunicação são importantes no desenvolvimento das cidades inteligentes, principalmente no que diz respeito às trocas de informações por meio de base de dados, auxiliando no controle de processos e no planejamento urbano.

Assim, podemos observar que mesmo se tratando de conceitos distintos, os ideais de Cidade Inteligente e o de Cidade Sustentável convergem em buscar soluções para otimizar resultados dentro do setor público, e de maneira direta refletir na qualidade de vida dos cidadãos, com o menor impacto ambiental possível. Portanto, nessa seara, a partir dos elementos apresentados em sala de aula, passaremos a discorrer sobre o manejo adequado de resíduos sólidos urbanos, que foi um dos temas abordados dentro da apresentação do conceito de Cidade Sustentável, fazendo um paralelo com a forma que o município de Campo Grande vem tratando do assunto, com base em diretrizes do que se espera de uma Cidade Inteligente.

Devido à abrangência do tema, trataremos especificamente do manejo de resíduos de construção civil e resíduos volumosos, com uma breve análise da forma como é realizado o controle, fiscalização, e, sobretudo a integração e implementação de novas tecnologias para tratar de um problema contemporâneo.

Consideram-se resíduos da construção civil aqueles oriundos da construção de imóveis e os de demolição, já os resíduos volumosos são aqueles que não são cobertos pelo plano de coleta de lixo urbano, geralmente de itens de grande porte e que diversas vezes são descartados equivocadamente em áreas públicas e terrenos baldios. Ou seja, ambos necessitam de destinação adequada, geralmente paga, onde o gerador, deve arcar pelo descarte dos resíduos. Neste ciclo temos os geradores (munícipes), os transportadores (proprietários de caminhões basculantes e de caçambas metálicas) e os receptores de resíduos da construção civil (áreas de triagem e aterros regulamentados).

Em Campo Grande, todas as determinações, direitos e obrigações dos envolvidos no processo de gerenciamento de resíduos, desde o gerador até o receptor, estão previstas na Lei Municipal n. 4.864/2010, porém, o objetivo desse ensaio é justamente demonstrar que com a utilização de tecnologias, a integração de informações e a preocupação com o meio-ambiente, quando aplicadas de forma sistêmica e organizada podem gerar resultados em curto espaço de tempo.

Na esfera municipal, o gerenciamento e fiscalização ficam a cargo de duas secretarias, que atuam de forma conjunta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - SEMADUR e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito – AGETRAN. No ano de 2018 foi implantado um sistema online de cadastro e monitoramento de transportadores, assim, devidamente regulamentados e regularizados, os transportadores imediatamente após a solicitação de locação de caçamba metálica, já emite uma guia de controle e automaticamente gera um expediente que permite que o corpo de fiscalização da prefeitura possa auditar o referido acontecimento, indo até o local e realizando a constatação dos fatos elencados. Qualquer discordância por parte do que foi sinalizado com o que foi encontrado pela fiscalização é passível de notificação e multa.

O sistema foi disponibilizado sem custo para os transportadores, que tiveram prazo para se cadastrar e receberam treinamento para utilização do sistema, paralelamente o corpo de fiscalização também passou a operar utilizando aplicativo mobile que em tempo real é atualizado com as informações pertinentes a solicitações e deslocamentos. A empresa responsável pelo sistema e pelo aplicativo disponibiliza suporte 24 horas por dia um suporte personalizado para os usuários do sistema na cidade de Campo Grande.

O Sistema Eletrônico de Controle de Resíduos Volumosos e da Construção Civil, denominado Coletas Online, é totalmente acessível pela internet, possibilitando o acesso e monitoramento das ações de todos os envolvidos no processo logístico, abrangendo Pequenos e Grandes Geradores, Construtoras, Transportadoras, Pontos de Entrega Voluntária e Destinos Finais. Com os dados gerados, o Coletas Online permite a gestão correta dos resíduos, oferecendo informações altamente relevantes. Através do Coletas Online, é possível a fiscalização de todos os veículos e caçambas estacionadas nas vias públicas, utilizando qualquer dispositivo móvel com acesso à internet. Com isto, além de viabilizar a fiscalização com baixo custo, ainda torna possível a qualquer agente, seja de trânsito ou fiscal do meio ambiente, o rápido acesso a informação constante no Sistema Eletrônico de Controle de Resíduos Volumosos e da Construção Civil e assim promover uma ação no local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com