TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidade uma perspectiva histórico

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.039 Palavras (9 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO: 

Esse resumo tem a finalidade desintetizar os conceitos abordados do livro A Cidade afim de proporcionar um melhor entendimento de como as cidades surgiram e de que forma elas evoluiram e se diversificaram com o tempo

Relatorio  Livro A cidade uma perspectiva histórica.

A origem da cidade   esta vinculada  as principais funções urbanas. A cidade pode nascer de uma caracteristica cultural  como as cidades Aparecida do Norte no principio da religiosidade ou industrial como a cidade de Santo André. Existe cidades com caracteristicas comerciais, administrativas ou políticas as capitais de um estado ou país.

A origem das cidades tem aspectos mais profundos do que simplesmente surgi de um aumento de tamanho de uma vila.  Ela surge de um determinado momento da historia da humanidade  e  ganha estabilidade  e configuações diferentes com decorrer dos anos.

O entendimento de espaço geografico so existe a partir da existencia do homem na terra, e isso se estabelece na relação que o homem tem com  terra na produção de novos bens de consumo proprio.

A cidade e uma criação do homem  e ela vai se montando e  ganhando materialização concreta.  O mundo torna –se urbano devido o desenvolvimento rapido das cidades tornando grandes areas de aglomerados urbanos. Nesse desenvolvimento a cada processo assume caracteristicas especificas  com funções diferenciadas. A cidade pode ser pensada em carater global levando em consideração  politica, natureza , as classes sociais e atividades economicas.

 A cidade pode se entender que nasce a partir da necessidade de organizar la para o exercicio de uma determianda função, isso significa  a sobrevivencia de um grupo e o termino do isolamento. Como exemplo na idade medias as pequenas propriedades feudais  começaram a se integrar  com as pequenas feiras a partir que as mesmas começaram a ganhar importancia. Sendo assim os embriões das primeiras cidades comerciais. O entendimento que as cidades ao se formarem e evoluirem com aspectos diferentes faz nascer a duvida do porque dessa diferença.

A historia da paisagem  urbanisticas  aponta sinais do tempo, marcas profundas .  As cidades como produto do homem possui sua diversidade por esperiencias e aperfeiçoamento de tecnicas importantes para sua  sobrevivencia.  A fase nômade  que vem antes do periodo das cidades  ja apresentava  relações  do homem com o o espaço buscando não apenas transitar por ele mas aproveitar esse espaço com tecnicnas rudimentares, assim se estabilizando e permanecendo no local. Essa mudança  do homem nômade para um homem agricultor  deu inicio ao primeiro entendimento  das cidades.  Essa produção agricula acaba excedendo as necessidades do homem e ele se vê livre para desempenhar outras atividades, dessa forma começar a existir a divisão de trabalhos. Os locais com maior desenvolvimento agricola foram os projenitores das primeiras cidades, essa divisão de funções acaba determinando  a divisão de classes sociais e  e espaciais com a divisão da cidade e do campo.

  Além do desenvoldimento e aperfeiçoamento tecnico foi necessario uma certa organização de funções , essa especie de estrutura  necessita de uma variedade de especialistas e uma elite que vai governar e decidir em prol da maioria.  As inovações agriculoas funcionaram como um motor no desenvolvimento das cidades , a irrigação  e a adubagem possibilitaram colheitas fartas,  uso do arado e veicolos com rodas para o transporte  com tração animal tambem são  variaveis de uma rapida evolução.

Com esses entendimentos podemos indicar 6  elementos responsaveis pela oriegem das cidades. A divisão do do trabalho e das classes sociais, inovações e acumulações tecnologicas que pssibilitaram aumento da produção agricola excedente, um sistema de comunicação e uma concentração de atividades não agricolas.

A época historica da formação das cidades.

Com o fim do período glaciario, o homem passa por um período de seca e isso afugenta os animais, obrigando o homem a deixar de ser caçador e buscar novas maneiras de conseguir alimentos. Dois mil anos depois  a perigrinação dos nomades não era focada  nos habitos dos animais e caça mas sim exercendo função de pastor buscar locais com uma  boa possibilidade de pasto. Assim tambem abandona as barracas e agora residete dentro de casas de barro. Rocha e ramos  localizadas proximas a a rios e lagoas com agua abundante e pesca fácil.Mil anos depois o homem começa a desempenhar atividades agricolas. Dois mil anos depois  inovações tecnologicas presentes como a locomoção e deslocamento atraveis de vales fluviais. Por volta de 5.000 anos A.C já  se pode perceber a presença de canais, vales de irrigação e diques . Ao fixar –se em um pedaço de terra o homem cria para si uma certa prosperidade  e surge tribo sedentaria a qual para continuar prosperando precisa se manter unida e se proteger de ataques de nômades e camponeses sem terra. Surgem aldeias onde então muitos homens vivem  em um pequeno espaço  aproveitando a fertilidade do espaço. Essa união faz dar inicio da cidade antiga localizada proxima dos campos agricolas.

Nos anos 5.000 A.C. na Asia menor surgiram as primeiras provoações que podemos denominar como cidades.

As cidades mais antigas  

Ur cidade que conrolava o comercio maritimo  ate o porto de Eridu e posteriormente seguião ate Arabia e a India. Mohenjo-Daro  era famosa por sua farta produção agricola e percuaria, também em destaque o comercio forte de artesanatos. Na babillônia  sua principal atividade era o comercio de artesanato e  atividade bancaria dirigida pelos sarcedotes, na babilonia existia uma divisão de classe social sendo os sarcedotes, homens livres e escravos. Na antiguidade poderia se inumerar mais de 100 cidades comerciais uma delas que precisa ser destacada trata –se de Roma onde possuia uma administração comum e era interdependete do impeiro, o destaque era a variedade e diversificação de produtos que se poderia encontrar nas lojas de roma.

O imperio de Roma se estendia ate  o norte da Africa, Roma possuia uma postura bem autoritaria sobre as cidades que dominava, escravizava as populações e as obrigava a servirem com obrigações militares.  A popularidade  do comercio maritimo foi se intensificando e com passar do tempo as novas cidades foram sendo construidas mais proximas do oceano com grandes muralhas para proteção contra ataques.

No seculo VII  ouve uma invasão  sarracena  ocasionou o bloquei do mar mediterraneo. Isso ocasionou um declinio  a qual forçou a Europa  Ocidental a se dedicar a unica fonte de sobrevivencia a qual era o trabalho agricola , apenas poucas cidades romanas sobreviveram  devido sua função diocesária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com