TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências

Por:   •  24/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O referido relatório tem como principal objetivo mostrar a análise crítica referente ao programa televisivo brasileiro Big Brother Brasil, que é exibido pela emissora Globo, é um popular Reality Show onde, durante cerca de três meses, um grupo de pessoas (geralmente menos de 15) fica confinado sem contato com o mundo exterior.

Os participantes têm como objetivo permanecer na casa até o último dia, quando a audiência escolherá, por meio de voto (internet ou telefone), quem será o vencedor e ganhador do grande prêmio final. Apesar de o vencedor só ser escolhido no último dia do programa, as pessoas da casa são obrigadas a votar em um ou dois participantes para ser eliminado do programa. Esses participantes vão para o “paredão” juntamente com o participante indicado pelo Líder, dentre os participantes que estão no paredão o que receber mais voto popular deixa o programa.

O Líder é um participante que conta com privilégios que os outros participantes não contam, sendo assim ele é imune, ou seja, não pode ser colocado no paredão, ele escolhe sozinho um dos participantes que vai para o paredão, além de ter um quarto especial só para ele, com alguns confortos diferenciados.

Toda semana é realizada uma prova que define quem será o lider daquela semana, podendo ser outra pessoa ou o mesmo que foi Líder na semana anterior.

Pedro Bial é o apresentador do programa ele é o único contato que os participantes podem ter com o mundo exterior. O Big Brother Brasil pode se definir como um comercial 24 horas interminável.

2. ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA

Ao fazer uma análise crítica sobre o programa televisivo mais popularmente conhecido como Big Brother Brasil, exibido na Rede Globo e que é considerada a emissora de maior prestígio no meio televisivo Brasileiro, e que vai ao ar uma vez por ano, com duração de três meses, ficou nítida a influência que o mesmo possui na sociedade atual, sendo ele responsável por criar valores e estabelecer comportamentos que muitas vezes são diferenciados dos modelos tradicionais de conduta.

O programa analisado é baseado no estímulo diário da exploração da imagem dos participantes, que criam círculos de amizades para se fortalecerem e assim permanecerem por um período mais longo no programa ou até mesmo chegar ao objetivo final que é o valor pago a quem não é eliminada pelos telespectadores e se mantém como último participante.

A sociedade é totalmente do minada por tudo que é moda, tudo que é momentâneo e que atinge a tão sonhada “Fama Repentina”, que é de fato almejada por muitos. Porém deve-se refletir sobre o conteúdo de toda e qualquer produção cultural televisiva, pois no século em que vivemos muitas das vezes é inserido Produtos Culturais de baixa qualidade, que é consumido apenas com a finalidade de preencher as horas livres de trabalho e que nada acrescenta culturalmente a sociedade como um todo.

Existem sim, programas de qualidade e com conteúdos educativos, mas infelizmente o acesso ao mesmo gera um custo que muita das vezes não cabe no orçamento da maioria das pessoas, que são TV por assinatura que diferentemente da TV aberta, tem sua programação voltada também para conteúdos educacionais.

Entretanto ao fazer a perspectivas da Indústria Cultural e de outros temas ligados aos meios de comunicação, podemos notar que apesar de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com