TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combinar Competitividade com Gestão no Seguimento da Gastronomia

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE PASSO FUNDO

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II – RELATÓRIO FINAL

JÉSSICA APARECIDA ROCHA RODIGUES - RA: 1299107877

DAIANI DA SILVA SANTOS – RA: 1600348713

MAURÍCIO LOPEZ - RA: 2816730855

GERALDO MÂNICA – RA: 2809655670

ALAN DE MELO – RA:2833318325

Tutor Presencial: Graciela Santin

Tutor à distância: Cintia Maria Osti Marangão

Passo Fundo

2015

JÉSSICA APARECIDA ROCHA RODRIGUES; DAIANI DA SILVA SANTOS;  MAURÍCIO LOPEZ, GERALDO MÂNICA; ALAN DE MELO

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II – RELATÓRIO FINAL

Relatório Final, pesquisa do Projeto Interdisciplinar

Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II

Curso de Tecnologia em Gestão Comercial.

Passo Fundo

2015

RESUMO

O estudo apresenta que é possível e lucrativo combinar competitividade com gestão no seguimento da gastronomia. O conceito de gastronomia sustentável envolve também a arquitetura, economia de energia e alimentação saudável.

O desenvolvimento sustentável para as empresas leva em conta aspectos econômicos, social e ambiental inserido nesse contexto através da responsabilidade social empresarial, que por sua vez utiliza indicadores para identificar quais são os impactos mais significativos da atividade organizacional.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................5

APRESENTAÇÃO DO ALVO DO PROJETO................................................... 6

CONTEXTUALIZAÇÃO.................................................................................... 7

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL.................................................................... 10

PLANEJAMENTO............................................................................................. 10

POLITICA AMBIENTAL.................................................................................. 11

IMPLEMENTAÇÃO.......................................................................................... 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................. 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................... 17

INTRODUÇÃO

A partir da década de 80, as exigências de mercado foram crescentes e envolveram dois pontos fundamentais: custo e qualidade, que se tornaram as bases de novas práticas ecológicas, reduzindo o desperdício no negócio de restaurante. As práticas reduzem o lixo orgânico, diminuíram a demanda de áreas de disposição urbanas e, ao mesmo tempo, preservaram áreas para a agricultura. As ações ambientais são vistas como processo que atuam sobre toda a cadeia envolvida, além da conscientização das pessoas, é necessário pensar métodos e formas de abordagem adequadas para o negócio, o processo reduz o desperdício e o consumo de recursos.
          A gestão ambiental no ramo de alimentos é complexa, algumas iniciativas são consideradas oportunidades para o administrador, reduzindo custos, melhorando a lucratividade e a imagem de marca para os clientes. Incluem-se aí ações de planejamento de estoques, porções, manipulação dentro de uma política de reduzir o consumo de energia.
A gestão ambiental assim apresentada interage com os programas de qualidade e satisfação no trabalho.

APRESENTAÇÃO DO ALVO DO PROJETO

O restaurante de comida japonesa Taikô Sushi Bar e Temakeria, localizada na cidade de Passo Fundo, estado do Rio Grande do Sul, tem com missão oferecer produtos de da melhor qualidade, com maior número de clientes, buscando sempre oferecer um atendimento ágil, e um ambiente agradável, perfeito para os apreciadores da culinária japonesa.

Busca visar o reconhecimento da empresa pela sua excelência e qualidade de produtos, tornando se referência no ramo da culinária japonesa em seu estado.

Seu principal objetivo é consolidar-se no mercado de trabalho, sempre mantendo o alto padrão de seus produtos, tendo como valores e princípios, respeito aos clientes, colaboradores, fornecedores, agilidade e qualidade nos serviços de produtos, inovação, voltando-se sempre no trabalho em equipe.

A casa oferece um variado cardápio, sendo que o famoso “sushi” é um dos mais procurados. Além do cardápio com frutos do mar, serve sucos naturais, coquetéis, e bebidas em geral (refrigerante, cervejas, destilados, água).

Nome do produto: Sushi

Matéria prima: frutos do mar, grãos (arroz), algas, frutas, verduras, legumes e temperos.

O restaurante é frequentado por pessoas de diversas idades, desde criança, até o idoso. Além de clientes que procuram o restaurante pela apreciação que tem pela culinária japonesa.

Pelo fato da mão de obra ser um pouco alta, o custo do produto fica elevado também, e a procura acaba sendo maior por pessoas de classe média, alta.

CONTEXTUALIZAÇÃO

        O mercado está cada vez mais concorrido, já que as empresas vêm investindo na qualificação dos profissionais, em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia para empregar os recursos em busca de melhores resultados. Além disso, por conta das oscilações econômicas que acabam por influenciar a realização de planos e cumprimento de metas, podemos concluir que o mundo dos negócios está instável.

        Por essas razões, torna-se imprescindível encontrar alternativas estratégicas para alcançar soluções satisfatórias e viáveis, que tragam resultados a curto, médio e longo prazo. Uma ferramenta de gestão empresarial bastante utilizada é a Análise SWOT, que consiste no estudo do cenário externo e da realidade interna de uma organização. Esse tipo de medida é de fundamental importância para se iniciar um projeto importante e, principalmente, para criar ações estratégicas em momentos de incerteza, porque nos permite conhecer os fatores favoráveis e desfavoráveis que o mercado apresenta, além de situar a organização dentro do seu real contexto. É preciso tomar decisões com qualidade e colocar em prática as boas ideias, no entanto, tudo deve ser feito com cautela e com a estratégia adequada. É muito comum encontrarmos casos de empresas com produtos e serviços inovadores, mas que acabam pecando nas estratégias de atuação frente ao mercado em que atuam.  O termo SWOT é uma sigla em inglês, que representa : Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (272.1 Kb)   docx (94.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com