TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Funciona a Internet?

Por:   •  22/7/2022  •  Resenha  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 4

Valentina de Lourdes Pinheiro Jardim

- Historia da computação

A primeira ferramenta para cálculos foi criada no ano de 4000 a.C. chamada de Ábaco. Era um sistema simples, mas que ajudava os comerciantes a fazerem cálculos.

A segunda Guerra foi muito importante para a história da computação, mas não começa ai, ela apenas se aprimora no período. Alguns nomes tem grande importância nesse estudo como: Charles Babbage o criador da Maquina Diferencial, que era capaz de resolver equações e a Máquina Analítica, essa era mais complexa, mas não chegou a sair do papel por causa do alto custo. Augusta Ada King (a Condessa de  Lovelace) era a responsável por programar a Máquina Diferencial, considerada a primeira programadora e John Von Neumann e Alan Turing.

Em 1800 a eletricidade foi popularizada, a partir daí era possível tirar a parte mecânica das maquinas para facilitar o desenvolvimento da computação, a ferramenta que eles utilizavam para fazer o controle era o Relé, ele controlava a passagem de energia. Antes as máquinas funcionavam com manivelas.

Em 1936-1941, desenvolveu o primeiro computador programável, utilizava a lógica Booleana que diminui a complexidade da maquina e pesava 300 kg.

Em 1941, Alan Turing criou um computador chamado Bomba que foi capaz de quebrar o código da maquina chamada Enigma que os nazistas usavam para fazer a comunicação com seu exercito, esse computador era movido pela eletromecânica, baseado em relés, mas não era capaz de quebrar a criptografia de Hitler com os generais. A partir daí foi criada as válvulas que permitiam que os computadores fossem 100% eletrônicos, elas eram ligadas formando um circuito. Porém, elas esquentavam muito, quebravam com facilidade e eram caras para serem produzidas. Em 1944, Tommy Flowers descobriu que as válvulas esquentavam devido a grande corrente de energia passando e também que os filamentos queimavam quando eram ligados e desligados com frequência, então ele propôs um computador que ficasse ligado por 24 horas, que foi capaz de quebrar a criptografia de Hitler com seus generais.

A primeira geração: válvulas. Em 14 de fevereiro de 1946 foi apresentado ao mundo o ENIAC, um computador que foi desenvolvido a pedido do exercito dos Estados Unidos para ser utilizado em pesquisas de balística.

Segunda geração: transistores. Os transistores substituíram as válvulas, eles eram bem menores, consumiam menos energia, eram mais baratos e duravam mais.

Em 1953 foi desenvolvido o primeiro monitor, ele era usado no computador IBM 701. Tinha como trabalho a codificação, submissão, execução e depuração dos programas.

Terceira geração: circuitos integrados. Os equipamentos ficam menores e mais acessíveis. Na década de 80 é lançando o Windows 1.0. Em 90 os sistemas operacionais começam a ser baseados em interface gráfica e o Linux começa a ser desenvolvido. Anos 2000 começam os dispositivos moveis, Windows e Linux são referencias para os computadores.

- Hardware e Software

Hardware são as partes do computador em que a gente pode pegar as partes físicas, por exemplo: mouse, monitor, teclado, placa mãe, processador, caixa de som etc. Esses Hardwares são divididos em dispositivos de entrada ou de saída. Os dispositivos de entrada são os que inserem dados no computador, por exemplo: o teclado, mouse, microfone e scanner. Os dispositivos de saída são os puxam os dados do computador, por exemplo: monitor, impressora e caixa de som. Existem também os dispositivos de entrada e saída, esses dispositivos fazem as duas funções, inserem e puxam algo do computador, por exemplo: os smartphones, roteadores e pen-drive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com