TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Tecnologia da Informação pode Ajudar no Controle de Estoques?

Por:   •  20/9/2016  •  Dissertação  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 2

Como a tecnologia da informação pode ajudar no controle de estoques?

Cada vez mais a competitividade no mercado nos mais diversos setores cresce e todos precisam estar atentos as nuanças para obter um melhor resultado e minimizar falhas em seu negócio, sendo a tecnologia da informação a principal ferramenta para gerenciamento das informações.

Atualmente, muitas empresas têm dificuldade de mensurar a quantidade, qualidade e tempo dos seus serviços e processos internos, porém com o uso da tecnologia da informação, já é possível fazer a mensuração desses serviços, aplicando indicadores em seus processos ou etapas para avaliar os “gargalos” ou as fases “falhas” do serviço.

Uma ferramenta muito utilizada nesta área (serviço) é o BPM (Business Process Management). Trata-se de software de gerenciamento adaptável, desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais, tanto dentro como fora das empresas, sendo sua grande maioria em plataforma online, permitindo acesso a qualquer lugar que forneça serviço de dados.

Aplicando uma ferramenta de BPM dentro de um modelo de negócio ou fluxo de trabalho, podemos dividir um serviço em etapas, onde cada etapa possui um responsável e esse responsável tem um tempo para realizar essa etapa do serviço. Através disso podemos aplicar indicadores de tempo x etapa e identificar em qual fase do seu serviço (etapa) não está operacionalizando efetivamente como deveria.

Através da análise de indicadores podemos avaliar o problema, caso encontrado, e implantar uma ou mais melhorias na etapa do processo. Além de controles e indicadores, esse tipo de ferramenta também trará informações gerenciais permitindo avaliar as etapas do processo do serviço como um todo, tendo informações real-time de como anda o seu negócio podendo atuar prontamente para melhorias, mudanças ou possíveis correções.

Uma outra ferramenta muita usada em indústrias e varejos nos seus controles de inventários é o RFID (leitura por radiofrequência) onde pode ter um controle preciso, rápido e eficaz através de etiquetas (chips) e coletor de dados móvel.

O uso desses tipos de tecnologia da informação permite aos stakeholders terem uma visão mais ampla, quantitativa e qualitativa de seu negócio, permitindo ir além de controles simples, tendo assim uma visão gerencial em qualquer que seja seu ramo, área ou processo de atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com