TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como foi feita a industrialização dos instrumentos musicais

Por:   •  18/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

                                Curso: Bacharel em Administração[pic 1]

                                Disciplina: Fundamentos da Sociologia

                                     Carga horária: 60 horas

                                Professora: Diego Ramon

Questão Problema:

  1. Qual momento histórico e contexto social surgiu a comercialização industrial da mercadoria que empresa em questão comercializa?

Discente(s): Lucas Lisboa, Maiana Pinheiro Sena, Stephanie, Talita Costa.

Agosto– 2018

Eunápolis– BA

Introdução

O trabalho apresentado, é o início de um projeto da disciplina Fundamentos de Sociologia, proposto pelo Prof. Diego Ramon, que objetiva aplicar na prática os conteúdos teóricos discutidos em sala de aula. Assim sendo, a turma subdividida em grupos, durante o semestre é responsável por gerir empresas em cinco seguimentos distintos, e indicando solucionáticas a diversas questões problemas que surgirão durante o período. A empresa em questão, comercializa artigos musicais e abaixo discorremos sobre o primeiro quesito.

Questão Problema:

Qual momento histórico e contexto social surgiu a comercialização industrial da mercadoria que empresa em questão comercializa?

A música desde o princípio, esteve presente da vivência humana, nas festividades, nas guerras e é até mesmo anterior a linguagem verbal. Logo, com a evolução das relações ela também foi se desenvolvendo, concomitante a este fenômeno os instrumentos que permitem efetivamente a produção musical. A evolução dos instrumentos se processou lenta e gradualmente através dos séculos. Foi na primeira metade do século XIX, com o grande desenvolvimento da música orquestral, sobretudo entre 1810 e 1850, que os instrumentos musicais adquiriram, em sua essência, as formas que ainda hoje apresentam.

No começo a produção dos instrumentos era artesanal, manufaturada, porém, a fabricação em larga escala iniciou na Idade Moderna (meados do século XVIII) com a Revolução Industrial. A principal característica da Revolução Industrial foi a criação do sistema fabril mecanizado, isto é, as fábricas passaram da simples produção manufaturada para a complexa substituição do trabalho manual por máquinas diminuindo os custos e dinamizando a fabricação. Iniciada na Inglaterra, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. Após 1830, a produção industrial se descentralizou da Inglaterra e se expandiu rapidamente pelo mundo, principalmente para o noroeste europeu e leste dos estados unidos da américa. Porém, cada país se desenvolveu em um ritmo diferente baseado nas condições econômicas, sociais e culturais de cada lugar.

No mesmo contexto de Revolução Industrial, ocorreu a Revolução Francesa que possibilitou o surgimento de uma classe média, que queria mais contato com apresentações e educação musical, o que antigamente era possibilitado apenas para classe alta. E na mesma época, houve a popularização das orquestras, possibilitando ainda mais o contato musical para uma maior quantidade de pessoas.

Nesse cenário mundial de expansão exponencial da indústria, viu-se novas fronteiras e mercados de exploração, com a grande demanda de exportação, percebesse também a necessidades das industrias inovarem em sua produção, ocorreu assim o surgimento de várias indústrias de produção em grande escala que no futuro se tornariam bem desenvolvidas multinacionais, entre essas: Yamaha Corporation e Tagima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com