TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos de estocagem e venda de uma loja de instrumentos musicais e de materiais eletrônicos em Campina Grande - PB

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.125 Palavras (17 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Humanidades

Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Bacharelado em Administração


Os processos de estocagem e venda de uma loja de instrumentos musicais e de materiais eletrônicos em Campina Grande - PB


                                              Autores: MONTEIRO, M. S. DE A.

VASCONCELOS JÚNIOR, R. M.



Resumo: Com aumento da competitividade diversas empresas novas surgem no mercado, despertando assim a necessidade de criação de novas formas de administração, com o objetivo de otimizar as atividades das empresas, almejando obter o melhor resultado gastando o menor número possível de recursos. Por isso, resolveu-se elaborar o presente artigo com o objetivo de mapear os processos de estocagem e venda relacionados à uma pequena empresa de instrumentos musicais e de materiais eletrônicos na cidade de Campina Grande-PB. Para atingir tal objetivo foi utilizada a metodologia de mapeamento de Curry (2009) e Oliveira (2011) que consiste em quatro etapas: identificação, seleção e conhecimento; levantamento dos dados do processo e fluxogramação; análise crítica do fluxograma; e delineamento e estruturação do novo processo e validação dos fluxos. A empresa utilizada para o estudo foi uma pequena loja de instrumentos musicais e de materiais eletrônicos que se encontra na cidade de Campina Grande. Com os resultados foram detectados diversos pontos onde a empresa pode ser aprimorada, e chegou-se à conclusão de que o presente trabalho foi de grande ajuda tanto para a empresa, como também para os alunos que elaboraram.

Palavras-Chave: Processos; Estocagem e venda; Instrumentos e Materiais Eletrônicos.

INTRODUÇÃO

Em um contexto, onde diversas empresas novas surgem no mercado, cada vez mais a competitividade entre elas aumenta, despertando a necessidade de criação de novas formas de administração, com o objetivo de otimizar as atividades das empresas, almejando para obter o melhor resultado gastando o menor número possível de recursos.  

Em meio a tudo isso, surge a Gestão de Processos, que no meio acadêmico de certa forma ainda é muito recente, que tem por objetivo estudar um meio de criar uma gestão voltada totalmente aos seus processos das empresas. De forma bem simples os processos de uma organização são uma série de etapas a serem seguidas para realização de uma atividade. Os processos podem ser mapeados e representados graficamente, através de uma das ferramentas chamada fluxograma por exemplo, que apresenta de forma visual todo processo de forma simples para que todos entendam, principalmente os envolvidos.

O modelo de mapeamento utilizado foi o de Cury (2009) e Oliveira (2011), que diziam que os processos podem ser mapeados através das seguintes etapas: Identificação, seleção e acompanhamento; Levantamento dos dados do processo de Fluxogramação; Análise crítica do fluxograma; e Delineamento e estruturação do novo processo e validação de fluxos. Dessa forma, é possível identificar possíveis falhas em determinado processo, e propor soluções de melhoria.

Portanto foi escolhida uma loja de venda de equipamentos musicais na cidade de Campina Grande, que levou a seguinte questão: existe alguma forma de melhorar os processos de venda e estocagem numa loja de instrumentos musicais na cidade de Campina Grande?

Dessa forma o objetivo do trabalho é analisar a partir do mapeamento de processos as disfunções do processo de venda e estocagem da mesma, contribuindo para os gestores com a possibilidade de um processo de venda e estocagem mais eficiente, além de contribuir para os pesquisadores com a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina de gestão de processos.

O seguinte artigo está disposto na seguinte estrutura: primeiramente o resumo seguido da introdução e do referencial teórico que aborda os conceitos de gestão de processos, estudos sobre mapeamento de processos, e uma breve explanação sobre o negócio de vendas de instrumentos musicais no Brasil. Logo após encontra-se a metodologia utilizada para a elaboração do artigo. Na sequência, encontra-se a análise e discussão dos dados, seguido da conclusão e referências.

O CONCEITO DE GESTÃO DE PROCESSOS E SUA IMPORTÂNCIA

Se pode entender a gestão de processos como uma abordagem disciplinar que busca monitorar e melhorar os processos da empresa da melhor maneira possível, evitando ações e movimentos desnecessários para se alcançar os objetivos da mesma e das partes interessadas. Porém em uma definição mais ampla, (Oliveira, 2011) define a gestão de processos como um conjunto de funções de planejamento, direção e avaliação de atividades em sequência com a finalidade de minimizar conflitos interpessoais e atender as expectativas dos clientes internos e externos das empresas ou organizações.  

Lopes et Bezerra (2008), entende que a gestão de processos pode ser utilizada como forma de melhoria contínua dos processos produtivos, ampliando os níveis de eficiência e reduzindo os erros e perdas e consequentemente maximizando os lucros. Diante do mundo globalizado e cada vez mais competitivo, se faz cada vez mais necessário que as organizações avaliem o andamento dos seus processos e busquem uma melhoria contínua, onde se preciso for recriar seus processos produtivos. Isso é possível graças ao levantamento de dados trazidos pelo mapeamento dos processos.

O ESTUDO DO MAPEAMENTO DOS PROCESSOS SEGUNDO CURRY E OLIVEIRA

Segundo Pavani et Scucuglia (2011), o mapeamento de processos está em conexão com duas atividades que são o estudo do trabalho que seria o processo de observação e o levantamento das informações que estão ligadas a cadeia de execução do trabalho, e o entendimento do trabalho, que já seria feito a partir das informações encontradas, buscando compreender os detalhes e sua existência.

(Miyamoto, 2009) já entende a atividade de mapeamento de processos, como um levantamento do fluxo de atividades que permeia a organização, seguindo a sua passagem por diversos departamentos, áreas e funções, nos quais podem ser identificados gargalos e duplicidade de atividades. De uma forma geral, se pode entender como mapeamento de processos como uma atividade que busca coletar dados e informações de todos processos existente para execução de uma tarefa ou mais tarefas na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (388.9 Kb)   docx (107.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com