TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional - ATPS

Por:   •  5/4/2015  •  Seminário  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DE

 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ETAPA 1 a 4

2013



ETAPAS 1 e 2

No trabalho a seguir foi analisado o comportamento individual de cada funcionário da empresa Pet Glamour, com o objetivo de solucionar os problemas decorrentes:

Tabela de Comportamentos Individuais

Personagem/Componente

Traços da Personalidade

Implicação Negativa

Alba Lourenzão

Extroversão

Individualista: No qual acaba dividindo a empresa, pois pensa apenas no banho e tosa (parte operacional), esquecendo-se da parte administrativa.

Anita Túlio Jordão

Agradabilidade

Senso de Inferioridade: Anita sente-se incomodada com o modo em que Éder exalta seus talentos, mas não leva isso para seus superiores, sendo assim, o ambiente de trabalho continua desagradável.

Éder Seles

Abertura a experiência

Falta De Humildade: Devido ao seu dom artístico, Éder menospreza suas colegas de trabalho, causando assim um mal-estar no ambiente de trabalho.

Elaine Vérner

Extroversão

 Desmotivada | Elaine esta desmotivada, semelhantemente a Leila, Falta Sem avisar, e atrasa-se constantemente.

Iara Santos

 Abertura a experiência

Falta de experiência

João Maria Lourenzão

Consciência

Acomodado: João encontra-se na famosa “zona de conforto”, e isso atrapalha diretamente o crescimento de seu negócio, pois ele não tem a iniciativa de contratar novos colaboradores para o seu auxilio.

Léa Júlio Jordão

Abertura a experiência

Invejosa: Devido ao sucesso de Éder, Lia sente-se inferior, tendo inveja do mesmo.

Leila Xavier

Abertura a experiência

Falta De Comprometimento: Leila encontra-se desmotivada, devido à queda do faturamento mensal e da desorganização da empresa. Falta sem avisar, e trazendo atestado apenas no outro dia, além disso, ocorrem atrasos constantemente, sendo assim, deixando sua equipe comprometida.

Rui Leme

Estabilidade emocional

 Falta de Liderança: Rui não consegue exercer o seu cargo de Gerente, devido a Alba, pois sua presença acaba tirando a sua autoridade.

Tabela de Motivação dos Gestores

Personagem/Componente

Fator que Motiva

Fator que Desmotiva

Alba Lourenzão

Status

 Falta de competência do seu irmão

João Maria Lourenzão

 Progresso

 Sobre carga de tarefas

Rui Leme

 Reconhecimento

 Tem a sua autoridade desrespeitada

(Fonte: Grupo De Estudo)

Resultado do Testress:

Analisando o ESCORE dos gestores, observamos que os proprietários estão chegando ao um alto nível de stress, gerando comportamento agressivo entre si e com os seus colaboradores, ainda que sob controle.

Já o Gerente, se encontra numa faixa de normalidade, ficando irritado ocasionalmente, apesar das turbulências.

Relatório

A empresa está sofrendo uma queda no faturamento, devido ao desentendimento dos sócios, onde cada um procura sua independência, gerando conflitos entre ambos. O Gerente Rui não consegue exercer sua função, devido à presença de Alba, que acaba tirando sua autoridade de Gerente, além disso, Rui reclama da falta de organização do estoque, onde os funcionários retiram as mercadorias sem consultá-lo, perdendo assim o controle de entrada e saída. Éder é um bom funcionário, se valoriza com seus talentos com a tosa, causando certo desentendimento com os funcionários do setor de banho, Anita e Léa, fazendo com que as mesmas se sintam inferiores. As vendedoras, Leila e Elaine, estão desanimadas, devido à falta de organização no estoque. Elas faltam e se atrasam com bastante frequência, comprometendo o trabalho de toda a equipe.


Solução


Devido aos problemas existentes foi feita uma reunião com os Sócios Alba e João, e o Gerente Rui, para tratar sobre este assunto, buscando assim uma imediata solução.
Alba estará se especializando em um curso técnico de administração, para auxiliar João na parte administrativa, já que o mesmo se encontra sobrecarregado. Rui ficara responsável por toda a loja, tendo assim autonomia sobre todos os colaboradores.
Rui ira alterar o quadro de funcionários, para motivá-los, optara por promover a Vendedora Leila para o cargo de Gerente de Estoque, para facilitar o controle de entrada e saída de mercadorias, e também, motivando-a. Além de promover Leila, ele contratara uma nova vendedora, Iara Santos. Rui também entrara em um acordo com Éder, para que ele seja mais maleável com suas companheiras de trabalho, e passe um pouco de seus conhecimentos, para fortalecer o trabalho em equipe.
Para melhorar o desempenho das vendas, serão propostas as vendedoras metas para serem atingidas, com uma boa bonificação, sendo assim, motivara as mesmas.

Conclusão 


Ao Término do Trabalho, foi concluída que, a empresa terá que reformular o seu modo de trabalho, fazer com que o ambiente de trabalho torne-se produtivo, com que os funcionários trabalhem em equipe. Alba ira ajudar João na parte administrativa e Rui será responsável pela loja. Éder ira passar seus conhecimentos para Anita e Léa, e será feita uma promoção para animar as vendedoras, aumentando assim, a produtividade da equipe, fortalecendo a empresa. Além disso, terá uma Gerente para o Estoque, facilitando o controle de entrada e saída de mercadoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com