TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional Braskem

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional Braskem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho tratarei sobre a empresa Braskem, o seu processo de comunicação interno e externo, como ele é realizado na organização. Ferramenta de gestão usada na empresa e teoria da administração a qual ela mais se assemelha.

Processo de comunicação

Todo o processo de comunicação na Empresa Braskem é de uma interatividade única entre todos os setores, principalmente da área de comunicação com as demais equipes e com os investidores.

A Braskem tem sua divulgação do balanço a cada três meses, mas antes de sua publicação existem reuniões com os seguintes cargos da empresa: o presidente da Braskem, o vice-presidente financeiro, os diretores das relações de investidores e a diretoria de comunicação; onde tratam de diversos assuntos, dentre eles, debater e alinhar as principais mensagens, analisar quais pontos devem ser reforçados entre os analistas de mercado e a imprensa para, melhor representação da organização na mídia, fazer uma análise sobre possíveis pontos fracos e como melhorá-los. A propósito desses temas, e para que fique tudo muito bem alinhavado, são realizadas duas reuniões antes da publicação dos resultados.

Também quando é divulgado o relatório anual da administração, todos esses procedimentos e reuniões, são realizados da mesma forma. A mensagem do presidente é feita pela diretoria da comunicação e o principal executivo da organização, que se reúnem para discutir o conteúdo e desenvolvê-la de maneira cronológica, facilitando assim a compreensão de todos.

Outro processo de comunicação desenvolvido pela Braskem são os boletins para os colaboradores, que são publicados bimestralmente e é chamado de “Geração Braskem” onde trata de diversas noticias relacionadas à empresa, seus colaboradores e negócios; e outro boletim chamado “Família Braskem” que discorre sobre assuntos familiares da empresa.

Como são várias pessoas que escrevem seus pontos de vista, antes do boletim ser publicado passa por uma revisão para alinhar todos os pontos, não perder o foco e manter o padrão.

Por isso, uma das metas da Braskem é de manter uma total comunicação entre os diversos setores da empresa, com isso tem uma equipe de comunicação dinâmica e eficaz que, corre atrás dos relatos para montar suas publicações.

Quando o assunto é a geração e distribuição de energia, as reuniões e relatos vão desde as mensagens do presidente nos comunicados ao mercado, até mensagens que são enviadas aos seus clientes, nas contas de luz, que é a forma mais próxima de contato com eles; então entra um trabalho todo especial da equipe de comunicação a fim de transmitir as mensagens de maneira a facilitar a compreensão dos clientes.

Outro caso de comunicação que a Braskem tem são as mídias regionais, onde delegam autonomia aos gerentes de operação para tratarem diretamente com elas, mas é claro que todos passam antes por um processo de training, onde é reforçado a importância do contato com as mídias regionais, e é dado todo o apoio aos gerentes para tomadas de decisões rápidas em prol da organização.

A Braskem ainda conta com um programa de Gestão de Stakeholders, que engloba todas as estratégias de relacionamento, e as ações de comunicação da empresa com as diversas áreas de atuação, como clientes, poder público, investidores, etc.

Ferramenta de gestão

Uma ferramenta de gestão que escolheria para padronizar as atividades de empresa é a “5W2H”, por ser de uma eficácia comprovada, facilidade no entendimento, e de tratar os problemas apartir de suas raízes mai profundas, e buscando sua solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com