TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional: Eficiência e Eficácia

Artigo: Comportamento Organizacional: Eficiência e Eficácia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  1.130 Visualizações

Introdução

Comportamento Organizacional: Eficiência e Eficácia.

Compreender o comportamento organizacional hoje em dia é um grande desafio, as organizações apresentam uma cultura que conduz os trabalhadores, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais, os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração, variáveis que se trabalhadas garantem diferenciação a empresa. E através de dois conceitos, que é considerado muito importante na administração: Eficiência e a Eficácia.

A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis; Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo.

Uma empresa não se constrói apenas de números, pois uma organização se forma a partir dos lideres e dos comportamentos explícitos e implícitos.

O comportamento organizacional pode ser analisado de forma qualitativa e quantitativamente, através dos indicadores de absenteísmo, índices de acidentes de trabalho, e indicadores contábeis representados pelo desempenho econômico financeiro.

Uma arquitetura corporativa bem estruturada, incentiva seus colaboradores, é de fundamental importância, pois com um bom projeto, uma boa comunicação o colaborador e a empresa podem explorar com sucesso seus ambientes de tecnologia, informação e pessoas estimulando o crescimento e a inovação dos negócios.

Para resumir o conceito principal do comportamento organizacional é o grande foco em resultados.

Quando você vê um negócio bem sucedido é porque alguém, algum dia tomou uma decisão corajosa. ”Peter Drucker”

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com