TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional: O Desafio de Gerenciar Pessoas

Por:   •  6/12/2020  •  Artigo  •  3.583 Palavras (15 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 15

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:

 O DESAFIO DE GERENCIAR PESSOAS

Álvaro Neizer Jacob

Curso: Administração

Polo: Paranapanema

Orientadora: Patrícia Cristina de Lima

RESUMO

A organização consiste numa estrutura em que as pessoas trabalham e vivem a maior parte de suas vidas. Elas se doam para o propósito organizacional e esperam algo em troca em um lapso de tempo. A maneira com que esse ambiente é moldado é um fator que pode vir a interferir a qualidade de vida das pessoas, por conseguinte, abala o próprio desempenho da empresa. O sucesso de qualquer organização depende do fator humano. Desta forma, é imprescindível identificar o processo de relacionamento e comunicação entre os indivíduos que compõem o conjunto organizacional, pois cada um possui um jeito de ser determinado pela sua cultura, suas crenças e valores somado a sua personalidade particular. O comportamento organizacional influencia o desempenho, o andamento, o desenvolvimento e o clima da organização, sua análise é imprescindível para a melhoria do convívio entre os colaborares e também no auxílio no cumprimento de metas e resultados almejados pela empresa. Para incorporar essa dinâmica interna uma das principais características para que um projeto dentro da organização ocorra bem e sem empecilhos, é o saber do administrador responsável pelo o gerenciamento de pessoas, o desafio de conhecer devidamente seu capital humano. Assim, a busca pela eficiência e eficácia empresarial está intrinsecamente relacionada ao gerenciamento de pessoas.

Palavras-Chaves: Comportamento Organizacional. Gerenciamento de Pessoas. Desafio. Capital Humano.

INTRODUÇÃO

        Com o passar dos anos, nota-se que a importância das organizações na sociedade tem ganhado grande destaque, visto que exercem uma vasta influência direta ou indiretamente na vida das pessoas; já que são essenciais tanto para o bem-estar dos cidadãos quanto para o próprio desenvolvimento da sociedade. Entretanto, para que uma empresa desempenhe uma função importante e cause um impacto na sociedade, é necessário que ela entenda seu comportamento organizacional que conforme Marques (2016), é o conjunto de atitudes e comportamentos praticados pelos membros da empresa assim como suas crenças, seus valores e objetivos.

        O comportamento organizacional influencia o desempenho, o andamento, o desenvolvimento e o clima da organização, portanto, deve ser estudado cautelosamente para a melhoria do convívio entre os colaborares e no auxílio do cumprimento de metas e resultados almejados pela empresa. Também se constata que o principal aspecto, que deve ser levado em consideração, para que a empresa obtenha um sucesso significante em todos os sentidos é o comportamento de seus colabores; o qual deve ser influenciado pelos responsáveis por estes setores, que precisam estar cientes que: gerenciar pessoas é um processo variável e difícil, levando em consideração que cada pessoa possui uma forma de pensar, agir e comunicar-se como sustenta Nagy (2014).

        Este trabalho, por fim, tem a finalidade de sustentar os benefícios e as dificuldades encontradas nas empresas em controlar os comportamentos de seus colabores e, conjuntamente, utilizarem o comportamento organizacional a seu favor.

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

        O comportamento organizacional, segundo Wagner e Hollenbeck, (2012, p.03) “[...] é um campo de estudo voltado a prever, explicar, entender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas”. Ou seja, é a observação em conjunto das atitudes e comportamentos das pessoas envolvidas na organização que podem influenciar diretamente no dia-a-dia da empresa. Ressalta-se que o comportamento organizacional analisa não somente o comportamento interno da organização como também externo, conforme as análises micro e macro organizacionais.

Vivemos a maior parte de nossas vidas dentro de organizações ou em contato com elas. Seja trabalhando, aprendendo, divertindo-se, comendo, comprando ou usando produtos ou serviços por elas oferecidos. Por essa razão, é fundamental que conheçamos como elas são, e, principalmente, como elas se comportam. [...] É importante conhecer as organizações para podermos viver nelas, trabalhar nelas, nos relacionar com elas, e, principalmente, dirigi-las adequadamente.

(CHIAVENATO, 2014, p.10)

        O sucesso de qualquer organização depende do fator humano. Assim sendo, é imprescindível identificar o processo de relacionamento e comunicação entre os indivíduos que compõem o conjunto organizacional, pois cada um possui um jeito de ser determinado pela sua cultura, suas crenças e valores somado a sua personalidade particular. Desta forma, é essencial compreender o comportamento humano, cuja essência é o objeto de estudo do comportamento organizacional.

        Chiavenato (2014), ainda destaca que o comportamento organizacional não estuda apenas o comportamento humano individual das pessoas envolvidas na organização, estuda também os comportamentos em grupos dos indivíduos participantes direta ou indiretamente para o desempenho de seus objetivos organizacionais.

        Evidencia-se por fim, que o comportamento organizacional não engloba apenas conceitos referentes a área de administração como também, conceitos relacionados à psicologia, sociologia, antropologia, entre outras áreas que devem ser levadas em consideração.

  1. ANÁLISE MICRO ORGANIZACIONAL  

        A análise comportamental micro organizacional é sustentada pela psicologia a qual usa de seus estudos para concentrar-se em observar e avaliar como os colaboradores agem sozinhos ou em equipes. Conforme Robbins (2009, p.15), “O Comportamento Micro organizacional estabelece como foco de estudo a dimensão do indivíduo, seus aspectos psicossociais e as ações, estrutura e contexto que influenciam a sua atuação no ambiente organizacional”. Ou seja, aborda como cada indivíduo age afrente de diferentes situações na qual ele está exposto na organização.

A microanálise se faz necessária devido à grande necessidade das empresas de possuírem em seu corpo organizacional colaboradores que estejam alinhados as missões, visões e objetivos, visto que são de extrema importância para o sucesso da mesma frente a seus colabores.  

  1. Personalidade

Primeira variável da análise micro organizacional, a personalidade é um conjunto de características de um indivíduo, na qual envolvem sua forma de falar, pensar, agir, de comportar-se e de vestir-se. Ou seja, são aspectos que diferenciam cada indivíduo de outro e o tornam único. Esse conjunto de características definem o comportamento humano do indivíduo possibilitando ter-se uma previsão de como ele irá comportar-se em uma determinada situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com