TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Tecnológica: As redes sociais e sua importância para a comunicação

Por:   •  6/12/2016  •  Seminário  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 11

 [pic 1]

                                                           ÍNDICE

1. Introdução

2. Comunicação tecnológica

3. As redes sociais e sua importância para a comunicação

4. Mudanças de comportamento dos usuários de redes sociais

5. Influências das redes sociais

6. A importância da comunicação Eficaz nas Organizações

7. Uso negativo das redes Sociais

8. Conclusão


1. Introdução 

O século em que vivemos tem sido marcado pelo desenvolvimento das novas tecnologias. As redes sociais começaram por ser apenas um meio de comunicação entre duas pessoas, mas evoluíram de tal modo que, hoje em dia, podemos estar informados acerca dos acontecimentos nacionais e internacionais acessando apenas as redes sociais.

Graças à linguagem podemos transmitir pensamento e sentimentos aos semelhantes, assim como nossas experiências e descobertas as gerações futuras fazendo com que conhecimento adquiridos não se percam.

A comunicação é um processo de interação no qual compartilhamos mensagens ideias sentimentos e emoções. Podendo influenciar o comportamento das pessoas que por sua vez reagirão a partir de suas crenças valores, história de vida e cultura. O principal meio de comunicação do ser humano é a linguagem por meio delas os indivíduos atribuem significados aos articulados que emitem.

A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana assim como passou a participar da maioria das atividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.

A utilização frequente das redes sociais tem-se expandido brutalmente, de modo que já existem empresas que contratam indivíduos com base no seu perfil do Facebook. Para, além disso, têm surgido casos de pessoas que foram sujeitos a despedimentos ou a processos disciplinares porque difamaram os seus superiores através das redes sociais.

O conhecimento de todos estes factos faz-nos perceber que este meio de comunicação apresenta tanto vantagens como desvantagens. De fato, é necessário reconhecer limites.

2. Comunicação Tecnológica

 

A comunicação tecnológica é a transmissão de mensagens por meios da tecnologia. A comunicação sempre teve um papel importante nas organizações. Mais houve um grande avanço com a chegada da internet. Hoje a comunicação é um diferencial no planejamento estratégico.

Para os novos canais de comunicação, destacam a internet e seus serviços, como portais, canais de busca, sites, e-mail, canais de TV, Wi-Fi, Bluetooth, Skype, TV digital etc.

Através da tecnologia avançada, foram criados novos sistemas de comunicação e informação, formando assim, uma verdadeira rede na qual houve uma revolução nos relacionamentos humanos.

As organizações utilizam esse conjunto de recursos tecnológicos como melhoria na automação dos processos e no gerenciamento dos setores de comunicação imediata, levando informações e gerando conhecimentos para os profissionais.

As novas tecnologias, por sua enorme expansão oferecem infraestrutura permitindo a interação em rede de seus integrantes. Essas tecnologias possuem maior facilidade de acesso às informações, favorecendo a tendência das empresas que buscam melhorias e fronteiras         trabalhando cada vez mais em rede, conectando com outras empresas. Esse novo método de comunicação permite que essa cultura digital e inovadora, se torne cada vez mais acessível a um maior número de pessoas, trazendo para esses usuários uma maior comodidade. Onde podem se conectar com pessoas de toda parte do mundo, isso faz com que a sociedade amplie e troque experiências, um computador interligado a internet ultrapassa todos os limites do progresso tecnológico, pois quebra as barreiras dos meios tradicionais de comunicação, transmitindo assim, informações numa velocidade maior em tempo real.

 

Alguns exemplos dos recursos tecnológicos que podem facilitar a comunicação

[pic 2]


3. As redes sociais e sua importância para a comunicação

O mundo está conectado integralmente em tempo real. Com o uso da internet as redes ultrapassam as fronteiras facilitando a comunicação entre países, favorecendo o vínculo pessoal e profissional. Com o advento da internet, a rede passou a ter um novo significado, na vida das pessoas e das organizações, hoje se usa a internet para tudo, uma vez que formou uma rede mundial tornando possível a conexão entre computadores do mundo todo. O que torna essa possibilidade é a ligação da Internet com um navegador, entre eles, destaca-se o Google Chrome, Internet Explorer, o Safári, o Mozilla Firefox, etc.

O mundo se tornou uma aldeia informatizada. Essa realidade fez com que o mundo se tornasse uma comunicação móvel, instantânea permitindo trocas a nível mundial.

Com esse grande avanço tecnológico surgiram as redes sociais, que se tornaram uma ferramenta de extrema importância para as comunicações interpessoais, que permite o acesso entre pessoas conhecidas e criando possibilidades de novos relacionamentos, permitindo assim a satisfação pessoal, a concretização de negócios e assim sucessivamente.

Pessoas usam as redes sociais para diferentes propósitos, as empresas utilizam como caminho para comunicar suas ações, abrindo um canal, permitindo um contato direto gerando assim novas possibilidades, de melhorias para seus produtos e serviços, uma vez que as pessoas se sentem à vontade para compartilharem o que pensam. Através das redes sociais, é possível reaproximar pessoas, que perderam o contato ao longo do tempo. Como não existe distância, que não seja rompida pela rede, é comum as pessoas receberem um convite de pessoas que vivem em outros países, estados ou cidades, isso gera tamanha alegria e satisfação pelo reencontro.

Em comparação com o período anterior ao advento da Internet, é quase impossível para os jovens imaginarem que havia comunicação entre os países. Claro que a comunicação sempre existiu, não com essa agilidade e facilidades que existem hoje.

Isto torna o mundo cada vez mais próximo, mais conectado, uma vez que a tecnologia favorece as ações humanas, mas não impede a violência que é muito utilizada pelos mesmos meios eficazes, que facilitam a vida dos seres humanos.

Os usuários ainda não entenderam que as redes sociais não devem ser usadas para futilidade, grosserias, palavrões ou coisas negativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (56 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com