TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e Cultura Empresarial

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS

ADMINISTRAÇÃO

MARCELO mAYKEL DE SOUZA

                                    ALYSSON NUNES WAN DER MAAS

COMUNICAÇAO E CULTURA EMPRESARIAL

Nanuque – MG

2015

MARCELO mAYKEL DE SOUZA

                                    ALYSSON NUNES WAN DER MAAS

COMUNICAÇAO E CULTURA EMPRESARIAL

Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Administração.

Orientador: Lisia Lima Esquerdo Norte

Nanuque – MG

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2 ENFOQUE TEÓRICO.............................................................................................05

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................07

4 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES.................................................................08

5REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................09


INTRODUÇÃO

A Administração é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.

Este trabalho tem o propósito de abordar dentro da teoria científica e clássica os conceitos de Taylor e Fayol aplicados à Administração de empresas na atualidade, e como cada um dos princípios podem ser percebidos nas organizações modernas, observaremos também a comunicação e a linguagem dentro das empresas, o homem, a cultura, a sociedade e a sua relação, e o comportamento organizacional e seus fundamentos na indústria, temas que também foram estudados dentro das disciplinas semestrais.

No âmbito das novas lógicas, salientaremos a importância da informação e comunicação como instrumentos e processos poderosos para a realização do potencial estratégico e para a ampliação e integração das estruturas organizacionais. É por meio desses instrumentos que a indústria desenvolve funções, toma decisões e estabelece seus contatos.

Os novos desafios enfrentados pelas organizações, principalmente nas duas décadas passadas, mudaram significativamente o enfoque da comunicação empresarial para uma visão mais estratégica da comunicação que, estamos dando o nome de comunicação organizacional.

Enfim ao longo deste trabalho examinaremos os seguintes objetivos:

Objetivo Geral:

  • Reconhecer os ideais de Administração das organizações das teorias clássica e científica de Taylor e Fayol utilizados na empresa.

Objetivos Específicos:

  • Assinalar a forma de comunicação dentro da empresa.
  • Verificar o uso das tecnologias e inovações dentro da empresa.
  • Analisar os elementos da cultura organizacional predominantes na empresa.

DESENVOLVIMENTO

Nossa entrevista foi realiza na Auto Escola Alfa e Ômega, localizada na cidade de Carlos Chagas – MG. O seu ramo de atividade é carteira de habilitação e renovação de CNH. Essa empresa funciona desde março de 2009, onde os sócios se reuniram e decidiram abrir a empresa. É uma empresa de pequeno porte contendo apenas 8 funcionários.

Fazendo uma análise do método de trabalho da empresa podemos perceber que a empresa utiliza tanto os princípios de Fayol que são: planejamento, preparo, controle e execução. Quanto os princípios de Taylor que são: divisão do trabalho, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação de interesses individuais aos interesses gerais, remuneração do pessoal, centralização, cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade e duração (num cargo) do pessoal, iniciativa, espírito de equipe. Essas teorias estão bem visíveis dentro da empresa e podemos perceber através da forma da atuação diária dos componentes da empresa e de como tudo funciona.

Falando sobre comunicação nas empresas, pudemos constatar que na empresa onde realizamos a entrevista as informações circulam de forma verbal, os canais de informação utilizados (formais e informais) são: via rádio, propaganda volante e panfletos. O contato da instituição com o meio externo existi e é feito através dos canais acima citados.

Para a comunicação ser feita com a comunidade não existem barreiras, pois a comunidade vive ligada diretamente a esses meios externos, por isso gera uma facilidade na comunicação das informações.

A comunicação entre os funcionários é utilizada de forma informal, ou seja, através da conversação, pois a empresa possui um espaço pequeno e não é necessário usar outras formas de comunicação. Existe também uma integração entre os diferentes setores onde todos se comunicam e interdependem uns dos outros.

Como em toda empresa atualmente a comunicação é influenciada pela tecnologia, nesta empresa também não podia ser diferente, todas as funções estão ligadas a internet, e ainda utilizam as informações do Detran.

Querendo acompanhar a modernidade e a rapidez das informações a empresa tem se preocupado em utilizar informações que chegam através de vários meios de comunicação tais como: TV, rádio e internet. E dessa forma se antenar no que acontece no cenário político nacional e internacional, no que é tendência, enfim, tudo o que existe de novidade que podem utilizar nas tomadas de decisões e aperfeiçoar o trabalho dos mesmos. Dessa forma a organização se preocupa em perceber a importância de uma visão mais ampla de mundo para as decisões estratégicas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com