TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação interna como estratégia nas organizações

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.968 Palavras (40 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 40

INTRODUÇÃO

Diante de um cenário empresarial cada vez mais competitivo, eleva-se a importância da comunicação interna nas organizações, pois se acredita que os meios de comunicação na organização são ferramentas estratégicas para transmissão de informações e assuntos importantes aos seus colaboradores, facilitando assim o alcance dos resultados almejados.

Para Chiavenato (1997, p.121) “A comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa. Nas organizações mais bem sucedidas do mundo a comunicação recebe a máxima prioridade”. Não é novidade que desenvolver uma comunicação interna eficaz tem se tornado um processo importante para a competitividade de uma empresa, com o aumento da concorrência, rápidas mudanças tecnológicas, isso exige das empresas agilidade, produtividade, qualidade, e para que tudo isso seja bem sucedido depende-se de todos dentro de uma organização. A comunicação com os funcionários deve ter o mesmo grau de importância que a empresa tem com a comunicação com os clientes, pois é um elemento essencial para o desenvolvimento eficaz das ações dentro das organizações.

1.1Objetivos

No sentido de contribuir com os processos de comunicação no que se refere à qualidade das informações no âmbito organizacional, pretende-se atingir os objetivos que serão citados nos próximos subtítulos.

1.1.1Geral

Apresentar um estudo a respeito da importância estratégica da comunicação interna na organização.

1.1.2Específicos

Pesquisar na literatura aspectos teóricos relativos aos conceitos de comunicação e informação; levantar dados que contemplem informações práticas; identificar processos de comunicação utilizados e analisar a eficácia desse fluxo de comunicação.

1.1.3 Metodologia da pesquisa

O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de natureza descritiva, exploratória e analítica.

De início, realizou-se levantamento bibliográfico em material impresso e on line com autores que oferecem embasamento teórico ao assunto. Definiu-se como objeto de estudo a empresa Siqueira Comércio e Construções Ltda., localizada na cidade de Assis-SP. A pesquisa aplicada aborda as formas de comunicação desenvolvida na organização e sua influência nos processos de informação.

Para esta etapa, elaborou-se um questionário (Apêndice I) com 30 questões acerca das formas de comunicação existentes na organização e distribuiu-se aleatoriamente aos colaboradores dos departamentos de recursos humanos, financeiro, contábil, compras, tecnologia da informação e no setor de obras, num total de 30 questionários. Os mesmos foram entregues pelas lideranças dos departamentos e devolvidos após dois dias úteis. Após, realizou-se o trabalho de tabulação dos dados e análise qualitativa dos resultados.

O trabalho está dividido em três capítulos, sendo que o primeiro inicia-se com conceitos teóricos sobre comunicação e uma descrição dos instrumentos de comunicação mais utilizados pelas empresas.

O segundo capítulo aborda a importância da comunicação interna como ferramenta estratégica para o relacionamento de uma empresa com seus funcionários.

O terceiro capítulo apresenta os procedimentos metodológicos, a pesquisa aplicada, exposição dos dados e análise qualitativa dos mesmos.

Finalizando o trabalho, apresentam-se as considerações finais, referências bibliográficas e apêndice.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Neste capitulo abordam-se conceitos sobre comunicação, considerando a visão de alguns autores sobre o tema. Apresentam-se a comunicação humana e como ela deve ser tratada, os elementos usados no processo da comunicação, fluxo da comunicação, seus caminhos e os níveis da comunicação.

1.1 Conceitos da comunicação

De acordo com Matos (2004, p.23), a palavra comunicação é originária do latim COMMUNICARE, que significa ‘tornar comum’, ‘partilhar’, ‘repartir’, ‘associar’, ‘trocar opinião’, ‘conferenciar`.

A comunicação é um processo natural, é algo que se faz a todo instante, como respirar, comer, beber água, interações que se tem com amigos, com a família, no trabalho, etc. A comunicação é a força que movimenta a vida das pessoas, das empresas e das sociedades.

“Comunicação é o processo de transmissão de uma informação, de uma pessoa para outra, sendo então compartilhada por ambas”. Chiavenato (1997, p.122).

Logo, o ato da comunicação é a transferência de informações e o entendimento de uma pessoa para outra, é o modo de se trocar idéias, fatos, pensamentos e valores. É uma forma de trocar informações e partilhar vivências.

Sem a comunicação não se adquire informação, não se tem conhecimento, não se adquire experiências. Seria incapaz de resolver problemas simples, como andar de ônibus ou estudar.

A comunicação representa um aspecto extremamente amplo, tanto na vida das pessoas como na das organizações.

Estima-se hoje que a comunicação cobre mais de três quartos da vida ativa de cada ser humano. Matos (2004, p.10).

Tudo o que se faz no dia-a-dia há comunicação e adquire-se informação, sempre se está em contato com pessoas, seja pela internet, pelo telefone, no trabalho, em casa e no lazer.

O mais importante na comunicação é saber ouvir, para poder compreender e interpretar com exatidão do seu emissor, favorecendo, assim, o retorno na informação, que marca o início do diálogo, que, por sua vez, pode garantir a qualidade do relacionamento humano”. (MATOS, 2004, p.8).

Mesmo que uma pessoa não queira se comunicar, estará de alguma forma transmitindo e recebendo informações em forma de retorno (feedback). O papel da comunicação é de transmissão de significados entre pessoas para sua integração na organização social. Os seres humanos têm necessidade de estar em constante relação com o mundo, e para isso usam a comunicação como mediadora na interação social, pois é compreensível enquanto código para todos que dela participam.

Se não fossem os meios de comunicação, ampliando as possibilidades de coexistência mais pacífica entre os homens, estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.3 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com