TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Comportamento Organizacional

Artigo: Conceito de Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O presente trabalho foi desenvolvido a fim de compreender o conceito de comportamento organizacional, os impactos acarretados do indivíduo em uma empresa, podendo ser positivo ou negativo, pois comportamento organizacional é basicamente o comportamento humano em uma organização.

E através dessas definições pode-se inferir, se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado (inovação).

É necessário que o administrador conheça profundamente os melhores métodos de produção - aquilo que é essencial para que se produza com eficiência e eficácia. Porém, eficácia e eficiência são distintos, possuem significados totalmente diferentes seguidos da efetividade, sendo que a eficiência é a capacidade de desempenho e produtividade, já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, certo, para se alcançar o objetivo, sendo assim pode afirmar que a efetividade diz respeito à capacidade de se promover resultados, transformando-os e mantendo-os.

Capítulo 1

1.1 Conceito de Comportamento Organizacional

Cada empresa tem sua cultura e estrutura organizacional. No intuito de buscar resultados, as organizações influenciam no comportamento humano. Baseado nisso, comportamento organizacional é uma área da Administração, onde estuda o comportamento do indivíduo e o impacto deste no âmbito empresarial. Sendo analisado o comportamento em nível individual ou em grupo, perante a motivação, conflitos, processos de mudança, pressões do cotidiano, do tempo, da vida profissional e pessoal, a fim de atingir metas, reduzir o absenteísmo e gerar resultados às empresas.

Considerando esses aspectos, facilita prever os possíveis resultados a partir da descoberta das razões que levam a isso. E isso é fundamental para a organização para que esta tenha um controle dos prováveis resultados que pretende obter. Deste modo, saberá conduzir as ações e poderá planejar para que o trabalho de cada indivíduo gere eficácia, qualidade no serviço prestado, aumente a produtividade e satisfação para ambos os lados.

A partir do conceito que comportamento organizacional é o estudo do comportamento do ser humano no local de trabalho, pode ser feito uma relação de dois principais autores que abordem essa temática.

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

1.2 Comparação de dois autores sobre Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. (ROBBINS, 2005, p. 6)

Chiavenato define que comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos se comportam dentro delas. É uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com