TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Comportamento Organizacional

Artigo: Conceito de Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Artigo  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 2

CAPÍTULO 1

Conceito de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional, nos trás a importância do desenvolvimento do comportamento humano dentro de uma organização, que busca tratar de forma com exclusividade dos seus indivíduos e grupos e de toda sua estrutura, sobre comportamento dentro das organizações, para que haja atitudes e motivação, assim promover a melhora da organização.

Comparação e definição

De acordo com os autores Robert P. Vecchio e Wagner Hollenbeck, que desenvolveram suas obras após perceber que as organizações sofrem e causam grandes interferências no ambiente que as cercam, Comportamento Organizacional é:

Robert P. Vecchio: “O comportamento organizacional abrange o campo psicológico, ele crer que a personalidade de um colaborador é o principal motivo que o influenciará nas decisões dentro de uma organização, também acredita que a estrutura organizacional de uma empresa é levada em conta ao analisarmos uma situação. Outro ponto que ele coloca é que a preocupação principal com o elemento humano que prevalece para uma organização que seja mais eficaz, e não abordando os detalhes técnicos e financeiros como forma de obter um crescimento maior.”.

Já segundo o estudioso Wagner Hollenbeck, “o comportamento organizacional busca a análise do comportamento humano, através da previsão, explicação, compreensão e modificação dentro do ambiente empresarial. Ele acredita que a estimulação dos indivíduos deve ser com diálogo e ações instantânea para resolução dos problemas ou mesmo para mudanças positivas, fazendo assim o desgaste e stress diminuam o mesmo não aconteçam, desta forma não interferir no desempenho do profissional.”.

Há ainda alguns autores que estenderam mais ainda seus conhecimentos sobre Comportamento Organizacional e classificou-os e dividiu-os em Sistemas abertos e Sistemas fechados. Abaixo, segue uma tabela comparativa com

FONTE DE PESQUISA:

AUTOR –Wagner & Hollenbec Comportamento organizacional:criando vantagem Competitiva. 2º edição. São Paulo, editora saraiva/2000

AUTOR- Robert Vecchio P. Comportamento organizacional: Conceitos básicos. 6º edição. São Paulo: editora Cengage learning/2008

Teorias de administração-Sistema aberto e Fechado: Por Claudio Gusmão em 29/11/12- admgrupo6blogspot.com.br/2012

Comparando os dois autores, conclui-se que o ser humano é colocado como principal preocupação, sendo assim pode se chegar à resolução dos problemas através do diálogo sem comprometer o desempenho psicológico, gerando comprometimento e crescimento da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com