TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e Aplicações da Estatística

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução.................................................................................................1

Introdução a Estatística ...........................................................................1

Aplicação dos conceitos de controle estatísticos de processo (CEP) em uma indústria de fundição do norte Catarinense .....................................3

Conceito e aplicações da Estatística...................................................4

Possibilidades de aplicação da Estatística na área Administrativa .........5

2.1 Estatística descritiva (coletas de dados e tabela de frequência) .............6

3. Conclusão ..................................................................................................7

Bibliografia .....................................................................................................7

INTRODUÇÃO

O seguinte estudo tem como finalidade explicar as formas de utilização da estatística dentro da Administração. Será apresentado um pouco da história da Estatística, suas variáveis, definições e conceitos. Veremos um exemplo de utilização da estatística dentro de uma indústria e os resultados destas verificações.

Apresentaremos os resultados de um estudo feito pelo grupo em um estabelecimento comercial, utilizando a amostragem para demonstrar as variações de peso encontradas em pacotes de café de uma mesma marca e teoricamente de mesmo peso.

1.1 INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA

A palavra Estatística em latim é status, traduzido como Estado, significando uma coleção de informações de interesse para o estudo sobre população e economia. Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar a fim de tomar decisões.

Quase todo dia estamos expostos á estatística, um dos exemplos são os jornais que tem um levantamento de números de mortos no trânsito durante o recente fim de semana do Memorial Day, mostra um decréscimo de 33 % em fatalidade comparando com o ultimo ano. É uma analise de dados sobre população ou uma coleção de seres quaisquer. É um método para tirar conclusões e fazer predições com bases nesses dados.

Existem dois tipos de dados, sendo elas, as formas de população ou amostra. O fato de um conjunto de dados, ser uma população ou uma amostra depende geralmente do contexto da situação da vida real, um exemplo é que dentro do estudo de uma população o interesse do pesquisador é direcionado a um determinado aspecto comum a todos os indivíduos, e chamado de variável como, a quantidade de cidadãos da cidade de são Paulo.

A menos que uma população seja pequena, geralmente é impraticável obter todos os dados. Na maior parte dos estudos, a informações devem ser obtidas a partir de uma amostra que é um subconjunto finito.

Tipos de variáveis

1° os dados qualitativos consistem em atributos, classificação ou registros não numéricos.

2° Os dados quantitativos consistem em medidas ou contagens numéricas.

3°Discreta: conjunto finito de valores- conjunto enumerável “CONTAGEM” (1.2.3)

Exemplo: quantidade de estudantes, em uma disciplina.

4°Continuas: número infinito de valores possíveis – escala continua “Mensuração” exemplo: medidas de voo entre duas cidades.

Definições

• Estatística descritiva: descrição das características principais observadas na amostra

• probabilidade: chance de uma determinada situação ocorrer

• inferência estatística: conclusões sobre as características de uma população ou amostra.

Definições

• Parâmetros: é uma medida numérica que descreve uma característica de uma População: Ex. Altura média da turma sala De aula

• Estatística: é uma medida numérica que descreve uma característica de uma Amostra. Ex. Altura média de uma Amostra da sala de aula.

• Estimativa: resultado do cálculo Estatístico

Tabela de dados

-- Variáveis

– Contagem

– Frequência relativa

– Frequência acumulada

• Gráficos:

– Histogramas

A Estatística torna-se uma ferramenta indispensável para as soluções de problemas de pesquisa. Portanto, a Estatística está presente na vida do homem desde a antiguidade, tornando-se mais próxima nos últimos anos, pois se tornou uma das necessidades básicas no conhecimento do indivíduo.

1.2 APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) EM UMA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO DO NORTE CATARINENSE.

Conforme estudo realizado por um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, com intuito de medir a qualidade e capacidade de produção de uma empresa de fundição, foram adotadas algumas metodologias estatísticas, onde poderão ser observados com mais precisão os dados.

A empresa situada no Norte Catarinense produz blocos para motor automotivo, sendo seu produto líder de mercado o bloco para motor de caminhão á diesel. Esses produtos passam por um processo de inspeção rigoroso, onde se analisa suas amostras e lotes onde seu maior objetivo é detectar possíveis anormalidades e/ou futuros agravantes.

Na empresa são utilizadas algumas tabelas internas para auxiliar na medição desses lotes / amostras como: os de controle de média e de desvio padrão amostral, análise de variância. Segundo EWAN (1963), PAGE (1961), WOODALL e ADAMS (1993) dentre outros o gráfico da soma cumulativa CUSUM é uma eficiente em detectar pequenas mudanças no processo quando se utilizam amostras unitárias, método adotado para acompanhar a média de um determinado produto.

No estudo a análise feita pelo grupo, mostrou como o gráfico da soma cumulativa e o gráfico da média móvel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com