TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e definição de Gestão do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Conceito e definição de Gestão do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.301 Palavras (18 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Para uma organização ser eficiente e eficaz é preciso resolver problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo, isto quer dizer, resolver as partes para que o todo funcione. Neste trabalho sobre Gestão do Conhecimento será abordado conceitos, a importância para sua criação e incentivos, ecomo esta matéria tem influenciado no contexto de gestão organizacional. Com o crescimento das organizações e, cada vez mais busca por lucratividade, vários estudos são realizados para maximizar os resultados das organizações. Então, mostraremos aqui como esse sistema de gerenciamento tem impactado nos rumos de decisões tomadas no que se diz ao rumo dos negócios nas organizações. Basicamente o estudo mostra o impacto de uma Gestão do Conhecimento bem gerida sobre a melhora nos serviços e produtos, satisfação dos clientes e principalmente na lucratividade das empresas. Ela mostra como este aspecto influencia nos objetivos das empresas, e como esse estudo pode ser importante no desenvolvimento de indivíduos e dos grupos de trabalho. Portanto, abordaremos situações mostrando como o incentivo a sua criação pode trazer as organizações os objetivos almejados.

ETAPA 1 – Passo 2

Conceito e definição de Gestão do Conhecimento

É um conceito difícil de ser definido com precisão e simplicidade, entendemos que é a gestão das atividades e processos que promovem o conhecimento para o aumento da competitividade por meio do melhor uso da criação de fontes de conhecimentos individuais e coletivas. Na prática a gestão de conhecimento deve identificar e mapear os ativos intelectuais detidos pela empresa, gerar novos conhecimentos para oferecer vantagens competitivas no mercado e tornar acessíveis grandes quantidades de informações corporativas, compartilhando as melhores praticas e a tecnologia que torna possível tudo isso. O conhecimento pode ser dividido em duas partes, o Conhecimento Tácito, que o conhecimento pessoal, o modo de cada individuo pensar e dai ter sua sensibilidade, suas próprias experiências, vivencias, já o Conhecimento Explícito, seria tudo aquilo digamos palpável, aquilo que esta escrito, são normas, textos, arquivos, e etc, tudo aquilo que é norma a ser seguido.

Também pode-se dizer que são três as famílias de ativos intangíveis que deviam ser incluídos no balanço de uma empresa: -Relacionamento Externo: dizem respeito ás relações com os clientes fornecedores e a imagem da empresa junto á sociedade. -Relacionamentos internos: dizem respeito aos conceitos, modelos gerenciais programas de computadores sistema administrativos e registros de patentes que fazem parte da empresa. -Competência dos funcionários: diz respeito á capacidade de ação das pessoas dentro das empresas em situações distintas.

A gestão de conhecimento pode-se dizer que é o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente e com o objetivo final gerar vantagens competitivas e sustentáveis. Procura relacionar e melhorar a competência das equipes em áreas específicas. A gestão do conhecimento tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante focado no desempenho pessoal e organizacional persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras. A criação, armazenamento, colaboração e o compartilhar informações de empregados em torno do trabalho. Através de compartilhar e colaborar, aumenta-se a eficiência, produtividade e rentabilidade de uma organização. Respaldado por ferramentas e métodos de tecnologia da informação avançada. Organizar recursos intangíveis e capacidades organizadas para obter objetivos empresariais.

A gestão do conhecimento se baseia fundamentalmente em compartilhar conhecimento e permitir o uso de tal conhecimento. A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada a várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc. A principal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processo de localização, extracção, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação. De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização. A Gestão do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para piores ações e tomadas de decisões.Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe. Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional. m uma comparação entre as bibliografias podemos dizer que uma refere-se a um investimento de capital financeiro, tecnológico e em maquinários, são comparações parecidas já que outra se refere a um investimento de capacidade intelectual, e melhorar a capacidade individual e da equipe de trabalho, procuram relacionar melhor pratica no trabalho com ótima tecnologia.

Exemplo de Gestão do Conhecimento

Uma empresa pode fazer gestão de conhecimento seja ela grande ou pequena os investimentos são feitos em máquinas e tecnologia, procuram facilitar, melhorar e dar rapidez ao trabalho. Outro investimento é a qualificação de seus funcionários em um setor que toda empresa encontra dificuldade em encontrar que é a mão de obra especializada, as empresas investem em seus funcionários com cursos de qualificação e um maior conhecimento de seu trabalho dentro da empresa, toda empresa procura assim com esses investimentos uma vantagem competitiva em relação á concorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com