TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Conhecimento Conceitos

Tese: Gestão do Conhecimento Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Tese  •  3.208 Palavras (13 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE APOIO PRESENCIAL FORTALEZA II

Curso de Administração

Disciplina Gestão do Conhecimento

EQUIPE:

Ana Lúcia Gomes de Almeida – RA Nº 355817

Cícero Roberto de Oliveira RA nº 366693

Francisco Ézio Amaral Ribeiro – RA nº 382451

Márcia Mirly Vasconcelos da Silva – RA nº 356290

Patrícia Cerqueira Ciarlini – RA nº 349521

ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Professor: Msc. Rodrigo Rodrigues

Fortaleza/CE, Junho 2012

RESUMO

Este trabalho é uma Atividade Prática Supervisionada – ATPS do Curso de Administração da Universidade Anhanguera – Uniderp, Polo de Apoio Presencial de Fortaleza/CE, referente à disciplina Gestão do Conhecimento, do 1º semestre de 2012.

Nele, procuramos demonstrar o que conseguimos assimilar da disciplina, descrevendo o que é Gestão do Conhecimento e como as empresas lidam com tema.

Conhecemos os métodos de promoção e criação do conhecimento, como a socialização, onde o conhecimento tácito é socializado, ou seja, é difundido, desindividualizado; a externalização, onde o conhecimento é compartilhado; a combinação, onde o conhecimento é debatido, sintetizado e materializado e a internalização, onde o conhecimento é absorvido e novamente internalizado nos indivíduos. Estes quatro processos é o que Nanaka e Takeuchi, autores do Livro Gestão do Conhecimento, que serviu de base para a elaboração do nosso PLT – Programa do Lirvo-Texto, denominaram Espiral do Conhecimento.

Através de pesquisas em empresas de nossa região podemos ver de perto como elas lidam com questão do conhecimento e como o materializam em novo produtos, serviços e métodos. Observamos que ainda são pouco conhecidos os métodos de promoção, desenvolvimento e aproveitamento do conhecimento dentro das organizações. Muitas empresas ainda funcionam de forma empírica, sustentadas em métodos e processos que vêm dando certo ao longo do tempo. A gestão do conhecimento ainda é “coisa de intelectual”. A geração do conhecimento ainda é restrito a uma pequena parcela de funcionários e muito centralizada na direção da empresa, ainda de forma intuitiva e baseada em modelos mentais que têm dado certo.

INTRODUÇÃO

Gestão do Conhecimento

Conceitos

1. É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.

2. É um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.

A partir das definições acima, podemos chegar à conclusão que a gestão do conhecimento é responsável pelo fluxo de conhecimento na organização. Os gestores do conhecimento devem garantir que o fluxo de conhecimento aconteça por completo na empresa: socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento.

DESENVOLVIMENTO

Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

O processo de criação de conhecimento (CC) é crucial para uma empresa, em virtude de identificar, transformar e criar ativos tangíveis que são mobilizados em prol de inovações.

O conhecimento é considerado um dos principais ativos de uma empresa. É ele que permite uma empresa agregar valor aos seus produtos, solucionar problemas durante o processo produtivo, bem como produzir novos conhecimentos a partir dos já existentes em um contínuo processo de inovação.

As empresas buscam superar limitações, tais como a captação de recursos, acesso a conhecimento especializado, rede de distribuição, dentre outros, e uma das formas encontradas pelas empresas reside na forma interorganizacional de aglomerações produtivas, que representam alternativas estratégicas que facilitam o acesso de tais ativos. Os ativos, por sua vez, proporcionam novos patamares de competitividade, reduzindo custos e possibilitando o surgimento de inovações.

Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

As exigências do mercado atual somadas aos avanços das tecnologias de informação e comunicação (TIC) levam as organizações a investirem e a buscarem vantagens competitivas em diversas frentes, entre elas o capital intelectual. A informação passa a ser condição básica de sobrevivência dos indivíduos nas organizações e o conhecimento é o grande diferencial e principal suporte à tomada de decisão. As pessoas são consideradas ativos importantes, pois geram conhecimento individual que ao ser devidamente sistematizado, socializado e gerenciado no âmbito da organização resulta no conhecimento coletivo ou corporativo, propiciando à organização mais competência e competitividade.

Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

As organizações, conforme já mencionado anteriormente, passam a prestar mais atenção às competências, habilidades e conhecimentos que seus colaboradores possuem e, assim, promovem uma cultura de aprendizagem contínua, cujo foco visa à valorização das pessoas pelo que conhecem. Nesse sentido, as pessoas passam a entender a importância de explicitar seus conhecimentos para haver um ambiente mais colaborativo, assim como para direcionar da melhor forma o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com