TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Resenha: CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Resenha  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

O estudo da comunicação é sempre muito importante, pois tudo que fazer é necessário a utilização da comunicação.

Podemos afirmar que os principais problemas enfrentados nas organizações têm o sistema de comunicação mal definido como causa.

Na organização é necessário saber distinguir o que é pessoal e o que é profissional, por isso o profissional deve estudar bem todos os processos para obter bons resultados através da comunicação. É importante ao comunicarmos uma mensagem, utilizar repertório adequado e ser observador quando vamos receber, para entender a mensagem. É muito importante também a avaliação periódica, tanto como receptor como emissor da mensagem para alcançar o objetivo da mensagem.

Mesmo sabendo que cada grupo tem sua própria cultura, nas empresas, independente da sua estrutura ou segmento, é necessário que o administrador utilize vários recursos da comunicação para conseguir atingir seus objetivos. Agindo de acordo com que cada grupo necessita.

Segundo os seguintes autores o conceito de comunicação organizacional é :

Para Clemen (2005, p. 15)

" Temos de saber diferenciar um ato de comunicação interpessoal (uma das atribuições gerenciais), por exemplo, de um processo de comunicação interna que atinge a toda Organização".

Segundo Blikstein (2001, p. 49)

"toda uma rede de referências, valores e conhecimentos históricos, afetivos, culturais, religiosos, profissionais, científicos etc... que mudam de indivíduo para indivíduo e de comunidade para comunidade."

Segundo Kunsch (1997, p. 116)

“A Comunicação Organizacional é composta por: Comunicação Institucional (Relações Públicas); Comunicação Interna (Comunicação Administrativa) e Comunicação Mercadológica (Marketing)”

Referências:

BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1997.

CLEMEN, Paulo. Como implantar uma área de comunicação interna: nós, as pessoas, fazemos a diferença: guia prático e reflexões. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com