TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos

Por:   •  15/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí

CECIESA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Gestão

Disciplina: Administração de Recursos Humanos

Professora: Justina da Costa Rodrigues        

Acadêmicos:  Fernanda Theiss Paulino

                         Luan Rodrigo Luvizon

                     Matheus Roberto Vieira

Tendências declinantes e ascendentes

Conceitos:

Itajaí, 15 de março de 2016.

Características do trabalho: (Tendências declinantes)

  • Reprodutibilidade: Reprodutibilidade Constância na repetição de certas informações de forma fiel e contínuas.

  • Rigidez: Uma organização rígida demonstra menor tolerância com seus funcionários, gerando insatisfação por parte de seus colaboradores, podendo causar conflitos dentro e fora do ambiente de trabalho.

  • Divisão de tarefas: A má divisão de tarefas com seus colaboradores pode gerar excesso de trabalho, acarretando em problemas de 'congestionamento' de atividades
  • Formação Prévia: Reavaliação de conceitos, crenças e práticas (incluindo seus sucessos e fracassos) para a busca de uma renovação. Estar sempre atualizado e bem informado, aos fatos e acontecimentos do mundo.
  • Taylorismo: Consiste em alcançar o máximo de produção e rendimento com o mínimo de tempo e de esforço. A partir dessa concepção, o Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado. Separando o trabalho manual do trabalho intelectual, dividindo os funcionários entre aqueles que eram pagos para pensar de modo complexo (planejar), e aqueles que eram pagos, e mal pagos, para executar.
  • Liderança autoritária: O líder autoritário impõe-se a seus subordinados, não lhe dando espaço para darem suas opiniões e/ou críticas, também considera-se o membro mais importante do grupo.

Características do trabalho: (Tendências ascendentes)

  • Criatividade: Em um mundo tão competitivo, ser criativo é diferenciar-se dos demais. Na situação atual, empresas mais tradicionais estão cada vez mais perdendo espaço para as inovações tecnológicas, correndo risco de falência por falta de competividade.

  • Flexibilidade: Aceitar que problemas ocorrem o tempo todo, tanto quanto dentro e fora das empresas é crucial para uma organização. Poder ajustar a carga horária de um funcionário conforme suas necessidades, pode tornar o relacionamento empresa-funcionário mais saudável, gerando assim bons resultados em ambas as partes.

  • Interfaces nebulosas, redundâncias e multiespecialização: Processos de comunicação/interação entre dois ou mais grupos, preparação de um segundo elemento imediato e disponível, caso ocorra imprevistos com o que desempenha as tarefas e se propõe a executar, com preparação e competência para um desempenho eficiente.
  • Aprendizado contínuo: Vinculada à construção e evolução enquanto ser social com capacidade de adaptação a novas situações, que envolve o uso e desenvolvimento de todos os poderes, capacidades e potencialidades do homem, tanto físicas quanto mentais e afetivas. O mundo nunca para, sempre está em evolução. Desenvolver-se é essencial para manter-se ativo, tanto quanto na sociedade ou no mercado de trabalho.
  • Multiplicidade de modelos: Variedade, diversidade de possibilidades de modelos de gestão, diretamente ligados a cultura organizacional.
  • Liderança representativa: O líder nada mais é do que aquele quem guia um determinado grupo, apontando seus erros e acertos sempre visando o melhor para a equipe. Também é aquele que está disposto a ensinar e aprender pelo bem comum.

Estruturas organizacionais: (Tendências declinantes)

  • Hierarquia vertical, rede matricial: É aquela estruturada por setores onde a hierarquia é uma das suas principais características e o organograma é baseado em uma hierarquia muito grande, com vários diretores, gerentes e subgerentes.

  • Centralização: Faz com que as coisas dependam de um poder central. É a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Considerada como concentração de autoridade.

  • Perenidade: Uma ação frequente, incessante, muito continua e repetitiva.
  • Aglutinação de funções: Modo pelo qual elementos distintos se unem e integram, formando um todo em que dificilmente se reconhecem as partes originais.

Estruturas organizacionais: (Tendências ascendentes)

  • Redução de níveis, grupos em redes: Processo de reestruturação organizacional baseado na redução dos níveis hierárquicos de uma empresa.

  • Descentralização e autonomia: Descentralizando o poder, mais pessoas podem se expor, gerando novas ideias, oportunidades. Com isso, cada pessoa passa a tornar-se mais independente, podendo correr seus próprios riscos e colhendo seus próprios resultados, evoluindo-se com um constante aprendizado.

  • Instabilidade como fator de evolução: A instabilidade gera insegurança. Como consequência; a organização precisa adaptar - se à situação, buscando meios para superar esse período desfavorável à empresa.
  • Terceirização: Forma de organização que permite a empresa transferir a outra, suas atividades, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração.

Características da Administração: (Tendências declinantes)

  • Foco no capital: Foco no capital: É qualquer bem econômico que pode ser utilizado na produção de outros bens ou serviços. Podem ser utilizados na produção de outros bens. São feitos por humanos, não se esgotam imediatamente no processo de produção, como as matérias-primas e os bens intermediários.

  • Teorias quantitativas: É o conhecimento descritivo puramente racional. O substantivo theoría significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular. Também pode ser entendido como forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação. Quantitativa é algo que se possa medir.

  • Distâncias capital-trabalho: Uma vez que o trabalho vivo - com a troca entre capital e trabalhador - se incorpora ao capital e aparece como atividade a este pertencente desde o início do processo de trabalho, todas as forças produtivas do trabalho social passam a desempenhar o papel de forças produtivas do capital, do mesmo modo que a forma social geral do trabalho aparece no dinheiro como propriedade de uma coisa. Assim, a força produtiva do trabalho social e suas formas particulares se apresentam então na qualidade de forças produtivas e formas do capital.

Características da Administração: (Tendências ascendentes)

  • Foco nos recursos humanos e informação: Deste modo o foco do Departamento de RH se amplia. Além de continuar respondendo por questões da parte operacional, passa também a ser responsável direto por ajudar a empresa a atrair, reter e desenvolver as pessoas que compõem o seu negócio.

  • Visão comum, identidade e valores compartilhados: Visão é a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo). Valores são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros. Os valores são aqueles que mais expressam e suportam a identidade da organização.

  • Colaboração, participação nos lucros: Ele visa o alinhamento das estratégias das organizações com as atitudes dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho, pois só ocorre a distribuição dos lucros quando algumas metas pré-estabelecidas são cumpridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com