TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos

Por:   •  23/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

Alunos: Gilberto Lovato, Marco Antônio de Paula, Natália Siqueira

VT - Conceitos Plano Financeiro

  1. Despesas Pré-Operacionais: Todas as despesas necessárias a organização ou ampliação de empresas, inclusive aquelas de cunho administrativo, são despesas pré-operacionais. A título de exemplo, podemos citar: juros eventualmente pagos ou creditados a acionistas na fase de implantação; despesas de instalação e de organização; encargos financeiros; gastos administrativos, tais como ordenados, recrutamento e treinamento de pessoal, publicidade, honorários da administração, encargos trabalhistas, viagens, honorários profissionais e despesas relacionadas com a constituição da empresa etc.; gastos com estudos de viabilidade econômica, elaboração de projetos técnicos; parte dos custos, encargos e despesas operacionais registrados como Ativo Diferido durante o período em que a empresa, na fase inicial da operação, utilizou apenas parcialmente o seu equipamento ou as suas instalações.
  2. Investimentos Fixos: Bens que serão consumidos a médio e longo prazos. Exemplo: Terrenos, Construções, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios. Todo investimento fixo há depreciação.
  3. Capital de Giro: é uma parte do investimento que compõe uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. Esses recursos ficam nos estoques, nas contas a receber, no caixa, no banco, etc. É o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar). 
  4. Receitas Brutas de Vendas:  é a receita total decorrente das atividades-fim da organização, isto é, das atividades para as quais a empresa foi constituída, segundo seus estatutos ou contrato social (o "faturamento" da empresa).
  5. Deduções: As vendas canceladas correspondem à anulação de valores registrados como receitas brutas de vendas e serviços. Os abatimentos e descontos sobre vendas e serviços são aqueles concedidos incondicionalmente. Os impostos, assim considerados para efeito de deduções das vendas e serviços, são os que guardam proporcionalidade com o preço das vendas ou dos serviços prestados.
  6. Custo Produto Vendido: a apuração do custo dos produtos vendidos está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas de estoques por vendas realizadas no período.
  7. Margem de Contribuição: Quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do gasto variável unitário, este composto por custo variável unitário e despesas variáveis. Tal quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de Equilibrio.
  8. Despesas operacionais: constituem-se das despesas pagas ou incorridas para vender produtos e serviços e administrar a empresa.
  9. Resultado Operacional:  Indicador que faz parte do demonstrativo de resultado de uma empresa e que é determinado como sendo o lucro obtido pela empresa depois de se deduzir da receita líquida de vendas o custo de mercadoria vendida, as despesas de pessoal, as despesas administrativas, as despesas financeiras e outras despesas operacionais.
  10. Resultado antes do Imposto de Renda: é uma medida do lucro da empresa, baseada em sua capacidade de gerar receita com sua atividade e na forma como ela se relaciona com o mercado financeiro.
  11. Imposto de Renda: valor anual descontado do rendimento do trabalhador ou da empresa e entregue ao governo federal, sendo que a porcentagem de desconto é fixada pelo governo de cada país onde é aplicado tal imposto.
  12. Lucro Líquido: se refere à receita bruta com deduções, em outras palavras, se tira do faturamento os impostos indiretos, entre eles, PIS/Cofins, ISS, ICMS e outros. Assim, da receita bruta se reduz: as devoluções de vendas, os descontos comerciais e os impostos incidentes sobre vendas para ter a receita líquida.
  13. Fluxo de Caixa: controla a movimentação financeira (as entradas e saídas de recursos financeiros), em um período determinado, de uma empresa. O fluxo de caixa facilita a gestão de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento. Denomina-se saldo a diferença entre os recebimentos e os pagamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com