TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Centralização e Descentralização

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.553 Palavras (11 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 11

CONCEITOS DE CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

        

Muito tem sido discutida dentro das organizações sobre a necessidade de centralizar ou não a empresa. No entanto, esse interesse é relativamente recente, surgiu após a segunda guerra mundial, antes pouco se discutia sobre as vantagens da centralização ou descentralização na administração, pois era limitado ao problema da delegação de autoridade.

        O que caracteriza a estrutura de uma organização é o grau de centralização, uma função da quantidade de autoridade para a tomada de decisão que foi transferida, ou seja, delegada aos níveis hierárquicos mais baixos da administração. O conceito de centralização e descentralização é relativo, ou seja, uma organização nunca é completamente centralizada ou descentralizada, quase nenhuma organização teria um grau de eficácia se todas as decisões fossem tomadas apenas por um pequeno grupo de administradores de topo, o mesmo aconteceria se as tomadas de decisões fossem delegadas aos níveis inferiores.

        A centralização ocorre normalmente nas seguintes situações:

Para manter o maior nível de integração da empresa;

Para manter a uniformidade de decisões e ações;

Para melhor administrar as urgências;

Quando o empresário não quer um segundo homem para lhe fazer sombra;

Quando a estrutura organizacional da empresa não possibilita a descentralização.

Para aumentar o nível de controle das atividades da empresa

        A centralização enfatiza as relações escalares, isto é, a cadeia de comando, segundo Idalberto Chiavenato.

A organização é desenhada dentro da premissa de que o indivíduo no topo possuía mais alta autoridade e que a autoridade dos demais indivíduos é escalada para baixo, de acordo com sua posição relativa no organograma. A cadeia escalar ou cadeia de comando está intimamente relacionado com a unidade de comando.

(Idalberto, 2011, p.155).

Algumas principais vantagens da centralização:

Quantidade reduzida de níveis hierárquicos;

Mais qualidade nos serviços de recursos humanos, materiais, equipamentos e financeiros;

Maior possibilidade de interação no processo de planejamento, controle e avaliação;

Maior uniformidade em relação aos processos técnicos e administrativos;

Agilidade nas decisões e estratégias.

Maior segurança nas informações.

Desvantagens na centralização

As decisões são tomadas pela cúpula, que se encontra longe dos fatos e das situações rotineiras;

Os tomadores de decisões do topo tem pouco contato com as pessoas e as situações;

As linhas de comunicação na cadeia escalar demoram e geram um maior custo operacional.

As decisões passam pela cadeia escalar, envolvendo pessoas interpostas e gerando assim erros, distorções no processo de tomada de decisões.

        Já na descentralização as tomadas de decisões são processadas nos níveis hierárquicos inferiores, ou seja, o centro decisório fica o mais próximo possível dos órgãos de execução.

        Segundo Robbins (1998, p.217): “[...] muitos executivos acreditam que as decisões devem ser tomadas por aqueles que possuem a melhor informação para agir, não importando o seu nível na organização [...]”.

        A descentralização acontece nas seguintes situações:

Quando o ambiente é complexo e demasiadamente volumoso;

Pela maior importância dado em relação ao produto – mercado;

Para impulsionar o desenvolvimento gerencial de seus executivos

Para maior flexibilidade na participação e motivação de seus colaboradores

Quando a empresa é geograficamente espalhada

        Desvantagens da descentralização segundo Idalberto Chiavenato

Falta de uniformidade nas decisões. A padronização e a uniformidade favorecem a redução de custos operacionais. A descentralização provoca perda de uniformidade nas decisões. Porém, reuniões de “coordenação” entre os escritórios centrais e o pessoal regional que desempenha a mesma função podem reduzir esse problema.

Insuficiente aproveitamento dos especialistas. Em geral, os maiores especialistas de staff estão concentrados nos escritórios centrais. Com a descentralização, a tendência é pensar que já não se necessita da assessoria da matriz. O staff da matriz pode ser adequadamente utilizado desde que a direção defina as relações entre a matriz e o campo de atividades, a fim de encontrar o melhor equilíbrio entre as vantagens de aguardar a chegada do assessoramento superior e a ação no mesmo lugar.

Falta de equipe apropriada no campo de atividades. Ao proceder-se à descentralização, deve-se prover o treinamento. O melhor meio consiste na designação paulatina de funções, comprovando com regularidade a atuação para certifica-se de que as funções existentes foram assimiladas antes de acrescentar outras novas.

(Idalberto, 2011 p.157).

O intuito de descentralizar é permitir a melhor utilização dos recursos humanos, significa relativa autonomia e independência para tomar decisões.

        Segundo Chiavenato (2011, p.156) “[...] A descentralização em si não é boa nem má, indicável ou contraindicável, ela depende das circunstâncias [...]”.

A seguir apresentaremos um estudo sobre a centralização, descentralização e suas consequentes decisões a respeito da tomada de decisão sobre a saúde e meio ambiente de uma empresa no ramo da indústria de mineração.

Sabemos que as empresas de hoje em dia precisam estar atualizadas e flexíveis para se competir no mercado de trabalho e aumentar sua competitividade, para isso é necessário que haja uma estrutura que seja compatível a essas necessidades. A pesquisa a seguir mostra como a indústria no ramo da mineração toma suas decisões frente a segurança, a saúde e ao meio ambiente dentro da organização, comparamos duas situações a saber, a primeira é quando na empresa só havia o Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), cuja as decisões eram tomadas pela empresa, e a segunda com formação de uma comissão de trabalhadores da produção que por sua vez, além do Cipa proporcionou ganhos para ambas as partes-  Organização e Trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (158.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com