TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Configuração de Poder nas Organizações: O Caso da Embrapa

Por:   •  19/10/2017  •  Seminário  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

Configuração de Poder nas Organizações: o Caso da Embrapa.

1 - Introdução.

- PODER se tornou um conceito problemático que, muitas vezes, traz sensação de desconforto por estar associado a situações de intriga, artimanha política e outros casos.

- Porém, quando bem administradas, as relações de PODER podem desempenhar importante papel como agentes mediadores na prevenção e resolução de conflitos, assegurando a manutenção do equilíbrio e do crescimento organizacional.

2 - No Artigo a autora optou por aplicar o modelo proposto por Mintzberg.

- Mintzberg definiu PODER como capacidade de afetar os resultados organizacionais.

- Ele distingue 2 tipos de influenciadores: Externos (clientes, fornecedores) e Internos (empregados).

- Ele também identifica 6 configurações de poder (CDP):

Instrumento: A organização serve a um PODER EXTERNO focalizado e organizado.

Sistema Fechado: Influenciador EXTERNO, porém disperso e desorganizado.

Autocracia: PODER focalizado no dirigente. Forma rígida de controle.

Missionária: Dominada por uma ideologia, membros focados na missão da org. Forte tradição.

Meritocrática: Poder focalizado nos especialistas. Trabalho complexo, alto nivel de especialização.

Arena Política: Caracterizada por conflito, coalizão externa dividida e interna politizada.

- Estágio de desenvolvimento: As org passam naturalmente de um tipo para outro.

- O modelo de Mintzberg sugere que as org nascem como Autocracias. Aquelas que sobrevivem tendem a passar para Instrumento ou Missionária, as que sobrevivem passam para a maturidade se tornando Sistema Fechado ou Meritocracia. Pode-se emergir um declínio sob a forma de Arena Política quando as configurações se politizarem. Uma completa Arena Política pode levar a morte.

3 - Configuração de poder na EMPRABA.

Objetivos: Identificar os tipos de CDM presentes na organização, segundo a percepção dos empregados (1) e investigar a relação entre algumas variáveis e a percepção de poder que os empregados têm (2).

A pesquisa englobou 2 categorias:

Variáveis dependentes = 5 fatores presentes na Escala de CDP Organizacional feita por Paz – autocracia, sist fechado, missionaria, meritocracia e instrumento partidária (instrumento + arena política).

Variáveis independentes = Caracteristicas que poderiam influenciar na percepção de poder que o empregado tinha da org, como idade, gênero, escolaridade, cargo, filiação sindical, atividade no sindicato, tempo de organização e outros.

RESULTADOS:

Com relação ao objetivo (1) as configurações Missionário e Meritocracia emergiram como as que melhor representariam as relações de poder na Embrapa.

Quanto ao objetivo (2) observou-se que os empregados com maior tempo de organização percebem a Missionária como a mais aplicável a empresa.

Uma empresa como a Embrapa possui todas as características para apresentar uma configuração de poder do tipo meritocrática. Visto que:

- O poder está concentrado nas mãos dos seus especialistas técnico-científicos, responsáveis pela execução da atividade-fim da empresa e sobre os quais repousa o pilar da organização - a pesquisa agropecuária.

Mas porque foi atribuído a primeira média mais alta à Missionária e a segunda à Meritocrática sendo que, de acordo com Mintzberg, eles são as menos prováveis de compatibilização?

4 - A EMBRAPA como Organização Missionária.

Segundo Mintzberg, a construção de uma ideologia atravessa 3 estágios:

ESTÁGIO 1: Raízes da Ideologia. A Embrapa surgiu para mudar os rumos da agricultura brasileira por meio da geração de tecnologia e da implementação de um efetivo programa de controle e coordenação de sistema nacional de pesquisa agropecuária.

AJUDOU MUITO: Ter um mesmo líder durante muitos anos (garantiu e conservou a ideologia).

ESTÁGIO 2: O Desenvolvimento da Ideologia.A organização desenvolve gradualmente sua própria história, criando hábitos e mitos que formam a base de uma tradição que os membros passam a compartilhar.

Grupos que entram juntos tendem a compartilhar as mesmas ideias. Muitos funcionários estão na org desde quando a empresa foi fundada, esses, com mais de 20 anos de org, perceberam a Missionária como a mais aplicável.

ESTÁGIO 3: O Reforço da Ideologia. A ideologia é reforçada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com