TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construtoras - Implementação de sistemas de avaliação Qualidade

Por:   •  29/10/2018  •  Artigo  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o artigo em análise, um dos fatores críticos para o desenvolvimento tecnológico e organizacional de industrias de construção de prédios residenciais no Brasil prende-se exatamente com a sua estrutura organizacional: empresas com carência de profissionais qualificados, estruturas administrativas subdimensionadas, recurso a subcontratação de recursos humanos para colmatar necessidades de projetos específicos e ainda restrições de ordem financeira.

De acordo com o artigo a implementação de sistemas de gestão da qualidade nestas empresas encontraram algumas barreiras, que estão naturalmente ligadas à sua incipiente estrutura organizacional: escassez de recursos humanos, escassez de materiais para a elaboração do procedimentos e implementação do sistema, escassez financeira para mobilização e treinamento de quadros para a implementação de sistema de gestão da qualidade, bem como a sua disseminação por toda a estrutura organizacional.

Ainda, segundo o artigo, o facto destas empresas recorrerem sistematicamente à subcontratação impossibilita a implementação dos sistemas de gestão da qualidade. Foi registado pelos autores a ascensão de conflitos internos advindos da resistência à implementação destes sistemas, provocando inclusivamente despedimentos.

Ainda assim, o processo de implementação de um sistema de gestão da qualidade nas empresas em análise promoveu ganhos organizacionais, nomeadamente ao nível da organização interna, definição clara das responsabilidades de cada interveniente no processo, criação de memórias futuras através dos registros dos documentos, alterações ao nível de estilo gerencial e uma mudança no estilo de gerenciamento dos projetos. Algumas empresas apontaram mudanças mais profundas com a introdução de mecanismos de controle e garantia da qualidade, definição clara de responsabilidades e a padronização na apresentação dos projetos desenvolvidos.

A certificação, segundo os autores, promove a melhoria na definição e padronização dos procedimentos de trabalho, clarifica as responsabilidades e obrigações de cada colaborador interveniente, promove o comprometimento com o trabalho, melhora a comunicação dentro da organização e aumenta a satisfação com o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com