TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria Empresarial

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE CEUMA

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: Consultoria Empresarial de Recursos

Professor: André Luís Pereira Costa

Discente: Ivana Pinto da Silva

ATIVIDADE AVALIATIVA I

SÃO LUÍS

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE CEUMA

DISCIPLINA: Consultoria Empresarial de Recursos Humanos

ATIVIDADE AVALIATIVA I

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Recursos Humano pela disciplina de Consultoria Empresarial Recursos Humanos como requisito para obtenção da nota de atividade I.

São Luís

2015

Resenha do texto Consultoria Interna: atuação estratégica de RH

O texto em questão trata sobre o RH enquanto parceiro estratégico de um negócio. Tal possibilidade estratégica foi proporcionada ao RH através de mudanças pelas quais as empresas têm passado com o passar dos anos.

A Fábrica Carioca de Catalisadores, localizada no Rio de Janeiro, foi uma das empresas que passaram por tais modificações. Com o auxílio de um consultor interno, houve primeiramente a discussão acerca pontos fracos e fortes do setor sob o ponto de vista dos integrantes do próprio RH, a fim de que pudesse ser iniciado o processo de Direcionamento Estratégico.

A partir daí houve uma preocupação com a opinião do cliente interno, e com a utilização de pesquisas percebeu-se que o foco do RH em vez de Gestão da Infraestrutura Operacional, deveria ser a Gestão de Mudanças e Transformações Organizacionais.

Assim, a partir do momento em que o repertório de planejamento foi definido, a coordenação de RH evoluiu em conjunto com a empresa, introduzindo práticas como a Gestão de Clima Organizacional e Assistência Psicossocial. Logo, pode-se afirmar que houve naturalmente uma mudança cultural na empresa.

O que serviu de apoio direto para o posicionamento estratégico do RH foi à consultoria interna, adotada pela empresa após o aumento da demanda dos gestores e da necessidade de manter um nível do serviço operacional. A consultoria proporcionou experiência em gestão, desenvolvendo lideranças e projetos internos, trazendo a referência de modelo “Dois Chapéus” de consultoria interna, que já fora implantado em corporações com a Ford e que proporciona ao profissional de RH uma atuação especializada e generalizada. O modelo, mesmo recente, já rendeu mudanças significativas como controle de programação de férias e ações de qualidade de vida.

Referência:

BISPO, Patrícia (Consultoria interna: atuação estratégica de RH)

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com