TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria Empresarial caso Vigor

Por:   •  21/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.396 Palavras (18 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

[pic 2]

CONSULTORIA EMPRESARIAL

INTEGRANTES DA EQUIPE DE CONSULTORES

Deizilene Abrantes Alves - 1008958 Ana Paula Fernandes de Barros -1008251

Sérgio Soares da Cunha - 1105528 Hellen Eduarda da Silva Navarro - 1009103

Leonardo Custodio Matrícula - 2037587

Hanielly Rodrigues da Silva - 2036581

CONSULTORIA EMPRESARIAL

Empresa Vigor Alimentos S.A

Central de Distribuição (CD) – Vigário Geral - Rio de Janeiro

DUQUE DE CAXIAS – RIO DE JANEIRO, 2021

SUMÁRIO

Introdução        3

Detalhes do caso        7

Questões relacionadas ao caso        9

Parecer e indicação de soluções        12

Conclusões        18

Referência        20

  1. [pic 3]INTRODUÇÃO

A Vigor Alimentos S.A. é uma empresa de laticínios de origem brasileira, fundada em 1917, inicialmente com o nome de Oliva da Fonseca Indústria e Comércio Ltda. Suas primeiras unidades foram no estado de São Paulo e Minas Gerais, em uma pequena cidade chamada Itanhandu.

A história da empresa está alicerçada no pioneirismo, tradição e experiência, pois sempre almejou atender aos anseios e necessidades dos seus consumidores em todos os níveis. Pela busca da excelência na qualidade, a Vigor é uma referência no setor alimentício brasileiro, colocando-se sempre à frente do seu tempo.

A empresa iniciou com a produção de leite e ao longo dos anos, devido a parcerias com outras empresas, adquiriu a produção de produtos diversificados como queijos, iogurte e maionese. Sendo suas principais marcas: Leco, Faixa Azul, Danubio, Carmelita, Amélia, Mesa, Jong, Vigor Grego.

No ano de 2017 a empresa Vigor passou por grandes mudanças, pois foi comprada por R$ 5,725 Bilhões pelo Grupo Lala, Companhia mexicana de laticínios, fundada em 1949 e hoje é a maior companhia de laticínios da América Latina.

Sua Cultura: Acreditar que o nosso resultado não vem por acaso. Para chegar onde chegamos foi necessário estabelecer pilares sólidos, com a certeza de que temos as melhores pessoas trabalhando conosco.

Sua Missão: Sermos os melhores naquilo que nos propusermos a fazer, com foco absoluto em nossas atividades, garantindo os melhores produtos e serviços aos

clientes, solidez aos fornecedores, rentabilidade, aos acionistas e a possibilidade de um futuro melhor a todos os nossos colaboradores.

Seus Valores: Vivemos o negócio e entregamos resultados. Atitude de dono, somos gente, somos grandes, crescemos por meritocracia, damos resultados, somo autênticos.

Nossa pesquisa será desenvolvida com base nas informações de uma das unidades da empresa que realiza recebimento, estoque e armazenagem de produtos perecíveis, localizada no bairro de Vigário Geral, no estado do Rio de Janeiro. O Centro de Distribuição é responsável pelo abastecimento de todo o estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os produtos são organizados em áreas refrigeradas e permanecem no estabelecimento no prazo máximo de cinco dias, pois como são perecíveis, possuem um prazo de validade muito reduzido.

Para o desenvolvimento das atividades, a unidade conta com uma equipe de 39 colaboradores dividido em turnos, sendo 30 operadores, 03 líderes, 01 supervisor e 01 coordenador de logística. Todas as demandas administrativas são realizadas em base avançada. Segue abaixo o organograma:

ORGANOGRAMA – Central de Distribuição da Empresa Vigor - Vigário Geral - RJ

[pic 4]

Conforme podemos observar no organograma, a estrutura operacional do CD está distribuída em três turnos, onde as atividades acontecem da seguinte forma:

1º Turno – O responsável pelo turno acompanha a chegada dos colaboradores, controlando registro de ponto e índice de absenteísmo do dia. Na sequência distribui os funcionários para realizar a contagem através do coletor de contagem de estoque (leitura de código de barras). Posteriormente faz-se o apontamento do estoque por meio do FIFO (Sistema de Armazenamento que trabalha conforme a sequência da entrada das mercadorias ao estoque, sempre priorizando o despacho daqueles lotes que chegaram antes. Como o próprio nome sugere, First In First Out, ou seja, primeiro que entra, primeiro que sai).

2º Turno – Na chegada do 2º Turno, os Líderes repassam as demandas e observações referentes as pendências e procedimentos que precisam de conclusão. Porém, as prioridades do turno são:

  • Descarga dos produtos que chegam na fábrica, conferindo toda carga e romaneio com o material que está sendo descarregado no CD;
  • Recebimento das entregas que foram realizadas durante o dia;
  • Separação e organização das mercadorias que retornaram;
  • Pré-Picking das cargas aprovadas, ou seja, separação e preparação dos pedidos a serem entregues no dia seguinte.

3º Turno – No 3º Turno também ocorre a comunicação entre os Líderes para alinhamento e segmento das atividades. O horário noturno busca dar ênfase nas seguintes atividades:

  • Emissão de Nota Fiscal pelo setor de Faturamento e liberação para área de logística;
  • Separar as mercadorias de acordo com as notas fiscais;

  • Carregar os veículos conforme a programação realizada pelo roteirista;

  • Liberação dos veículos de acordo com as rotas, com programação de saída diária às 06:00 da manhã.

O setor Administrativo por sua vez, o qual não fica na Unidade diretamente, tem por responsabilidade roteirizar, ou seja, identificar os pedidos aprovados, montar a ordem de entrega para a rota do dia seguinte e monitoram todas as entregas que estão na rua, realizando contato quando necessário com os motoristas e o setor Comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (84.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com