TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto da gestão de pessoas modernas

Seminário: Contexto da gestão de pessoas modernas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Seminário  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 11

ÍNDICE

INTRODUÇÃO................................................................................................................... 4

RELATÓRIO........................................................................................................................5

Moderna Gestão de Pessoas

Tempos Modernos O filme

QUESTIONARIO DIRETIVO............................................................................................7

RELATÓRIO DA CLÍNICA MÉDICA PROVIDA.........................................................9

PLANO DE AÇÃO...............................................................................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................12

REFERÊNCIAS IBLIOGRÁFICAS..................................................................................13

INTRODUÇÃO

.

A gestão de pessoas é um papel extremamente delicado e sensível, que deve ser desenvolvido pelos membros da organização, que tem sua responsabilidade e seu comando: os funcionários, colaboradores, enfim, as pessoas.

Por esta razão, ela é contingencial, estratégica e situacional. Porém depende ainda da cultura que predomina em cada organização e da estrutura organizacional adotada por cada empresa.

Mais ainda depende das características do ambiente, do negocio da organização, das políticas internas e externas adotada pela organização, das suas funções e processos e de uma gama enorme de outras variáveis importantes que possam afetar a estrutura organizacional de cada empresa.

“O contexto em que se situa a Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas. As organizações constituem-se de pessoas e dependem delas para atingirem seus objetivos e cumprir sua missão. Ao ver das pessoas, as organizações constituem-se o meio pelo qual elas podem alcançar seus objetivos pessoais com um mínimo de tempo, esforço e conflito. As organizações surgem então para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas que trabalham em conjunto. Sem organizações e pessoas inexistiria a Gestão de Pessoas”. Segundo (Chiavenato, 1999)

Com o objetivo de capacitar profissionais e desenvolver um ambiente capaz preparar pessoas com poder de reflexão, argumentação e persuasão.

O gestor de mudanças deve ser a pessoa responsável por fazer a ligação entre as modificações que estão ocorrendo e os colaboradores. A mudança que para o gestor pode ser positiva, para os colaboradores pode haver dúvidas representando assim uma ameaça.

O responsável pela gestão deve saber qual a mudança que pretende efetuar e acreditar nela. Uma das características importantes é a capacidade de empatia “compreender as dificuldades reais dos envolvidos e as inseguranças que uma mudança pode causar.

RELATÓRIO

Moderna Gestão de Pessoas

Tempos Modernos O filme

Tempos Modernos (Modern Times) foi feito em 1936.

Na época do lançamento do filme, o contexto histórico se caracterizava pelos anos seguintes.

Da crise de 1929, que assolou a sociedade norte-americana, levando uma boa parte da população ao desemprego e à fome.

Tempos modernos, é uma crítica aberta à sociedade industrial, que se caracteriza por um tipo de produção que toma como base a linha de montagem fordista.

É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, talinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram receber depois da Revolução Industrial.

Nesse filme, Chaplin quis passar uma mensagem social.

Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão.

O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.

”O contexto da Moderna Gestão de Pessoas é representado pela intima interdependência das organizações e das pessoas.

” Nesse contexto a Moderna Gestão de Pessoas é representada por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas pra alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos, da junção temos a Moderna Gestão de pessoas.

Temos que observar, no entanto que isso depende de varias questões, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade, e tantos outros.

Na atualidade todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seu recurso. Os empregados podem ser vistos como parte produtiva.

Em algumas organizações as pessoas são vistas como geradores de conhecimento, são vistas como parceiros.

As pessoas passaram a ser vistas como seres humanos com um histórico, não mais apenas como força geradora de lucros, são vistas mais como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivadas a se dedicarem, a terem responsabilidade e comprometimento, com as organizações, saem da inércia para fazerem parte da reciprocidade, onde todos ganham.

O filme “Tempos Modernos” questiona a revolução industrial ocorrida no início do século XX, na época da referida Revolução, a produção artesanal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com