TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modern gestão de tempos e as pessoas modernas

Resenha: Modern gestão de tempos e as pessoas modernas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Resenha  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas

O filme tempo modernos de Charles Chaplin de 1930 retrata um funcionário de uma empresa siderúrgica nos EUA que trabalha num posto de trabalho de uma linha de montagem dinâmica (fordismo) fazendo suas atividades simples, robotizadas, repetitivas e desgastantes sem intervalo de descanso. E seguindo esse ritmo chega um momento que sofre um colapso nervoso e estresse, tendo que ser internado num hospício.

Para os colegas de trabalho, policias, chefes e patrões o único culpado desse colapso nervoso era do funcionário proletário, por ser fraco emocionalmente e pobre e não ter dado conta do serviço robotizado da época, Em contrapartida, a moderna gestão de pessoas que considera os funcionários como parceiros e não como um robô ou simplesmente uma mão de obra manufaturada, pessoas criativas, dinâmicas, competentes, flexíveis, proativas, dentro de equipes interdependentes e com muita vontade de fazer parte do sucesso de uma empresa.

Quando Carlitos sai do hospício para a vida real, encontrou a empresa onde trabalhava fechada, como consequência de grande depressão econômica de 1929, consistente por um longo período de tempo caracterizado pela oferta maior que a demanda do produto, por causa do aumento da produtividade na linha de produção nos Estados Unidos e pela diminuição das importações pela Europa. Essa depressão ocasionou numerosas falências de empresas, desemprego elevado, escassez de crédito, baixos investimentos, fome e miséria. Nessa época se aplicou rigorosamente os princípios de Taylor com as linhas de montagem dinâmicas de Ford, obcecado pela produtividade, estudo de tempos e movimento, e padronização de trabalho na administração ou gestão de pessoas trazendo como consequência uma grande produção em massa de tal magnitude que resultou em uma grande recessão inimaginável sem fronteiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com