TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corportamento humano no trabalho

Por:   •  25/4/2016  •  Resenha  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

ROBBINS, S.P. (2005). Capitulo 11: Comunicação. In: Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall

Resenhado por:

 Luíza Lopes Rosendo 14/0046208

Universidade de Brasília

Comportamento Humano no Trabalho

        O capítulo em análise começa separando formas como a comunicação pode acontecer dentro de uma organização, começando por uma breve contextualização do termo e a respeito de seu significado e importância. Logo após, levanta-se as funções da comunicação, que são básicas dentro de uma organização, como; controle, motivação, expressão emocional e informação. Assim, a comunicação pode ser oral ou escrita, informal ou formal. Há alguns fatores que podem afetar a comunicação, entre eles está a habilidade de comunicar, nível de conhecimentos e posição social.

        Para que a comunicação exista é necessário que haja um processo, no qual a fonte expressa um desejo/intenção, depois se codifica a intenção em mensagem, o canal vai transmitir a mensagem, após isso há a decodificação e por último chega ao receptor, que envia um feedback para a fonte, fazendo o caminho inverso. Esse processo fica bem claro no capítulo, sendo muito bem exemplificado pelo autor, que situa o leitor dentro de todo o processo para que não haja dúvidas na sua execução, expressando até onde é mais possível de ocorrer falhas.

        A comunicação organizacional é conceituada em vertical ou horizontal. A vertical descendente é ligada à coordenação, ordem de nível superior e ascendente é oriunda de níveis inferiores, comunicando resultados, seria o feedback da ordem. A horizontal consiste na comunicação geralmente entre pessoas de níveis inferiores, referindo-se a um grupo grande de pessoas. Para caracterizar a comunicação descendente (vertical), temos que visa organizar a tarefa, dar informações sobre procedimentos; finalidades e facilitar a doutrinação e incorporação de objetivos.

        A comunicação ascendente (vertical) busca controlar a autoridade, comunicar-se com o chefe, técnicas de tomada de decisão em grupo, utilização do aconselhamento de trabalho, ideia de grupo que é a soma dos conhecimentos e proteção ao consumidor. Já a horizontal é feita por pessoas num mesmo nível, com intuito de coordenar, sendo caracterizada por nível informal e funciona através de distribuição de relatórios. O nível formal funciona como conselhos e assembleias, tendo todos os chefes o mesmo peso de votos.

        Dentre os tipo de comunicação, a oral é marcada pela informalidade, tendo como vantagem a rapidez e o feedback, sendo que quanto maior os receptores, maior a probabilidade de distorções ao longo do processo, tanto no sentido ascendente e descendente. O autor busca esclarecer a diferença entre os vários níveis e tipo, visando à aplicação e implicações, abordando a teoria de um jeito simplificado de fácil entendimento.

        A comunicação escrita é dividida em quatro níveis, 1° marginal: pequena atenção, 2° estimativa: escuta crítica, 3° projetiva: colocar no lugar do outro e 4° empática: sentir como. Os princípios da comunicação organizacional convergem onde os canais devem ser conhecidos, dever haver um canal forma conhecido à todos os membros da organização, a linha de comunicação deve ser a mais direta e curta possível, a linha formal deve ser utilizada, as pessoas no meio do processo de comunicação devem ser competentes os suficiente para entender e solucionar problemas, sendo assim, a comunicação deve se manter ativa enquanto a organização estiver em pleno funcionamento e toda comunicação deve ter um responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com