TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos ,trabalho em sala!

Por:   •  17/4/2016  •  Ensaio  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Matéria: Recursos Humanos

Resumo do artigo:

Gestão Estratégica de Pessoas: Visão do RH X Visão dos Clientes

Autoria: Marcos Abilio Bosquetti, Lindolfo Galvão de Albuquerque

Perguntas do artigo:

As Quatro Faces do RH: Analisando a Performance da Gestão de Recursos Humanos em Empresas no Brasil

Autoria: Tanure, Betania; Evans, Paul; Cançado, VeraL.

Resumo

O artigo iniciasse apontando o objetivo da pesquisa e um rápido esclarecimento sobre a metodologia empregada, sendo que o conceito do texto é compreender a integração da área estratégica de recursos humanos e das organizações, e também verificar o olhar do pessoal de recursos humanos a respeito do setor.

As estratégias, práticas e organizações de Ulrich e Albuquerque, tendo como exemplo, são utilizadas pelos autores para dar suporte e a base da pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica acoplando esses conceitos.

Em seguida, através de um estudo de caso, sobre uma concessionária de energia elétrica, o gênero exploratório-descritivo da pesquisa é retomado. Depois de falar sobre a concessionária, foi exibido, por meio de 18 entrevistas, a sustentação e o método de gerenciamento de pessoas, sendo essa área dividida entre 51 técnicos administrativos, 29 analistas de RH e 8 gerentes. São discutidos ainda os projetos de cursos e treinamento dos empregados.

Com o embasamento dos programas de qualidade de vida no emprego, o ambiente empresarial é controlado através de uma averiguação de satisfação, proposta anualmente.

Adiante, o processo de gestão e planejamento empresarial integrado é constituído por um triangulo formado por: pessoas, método, estrutura e princípios da organização.

Na apresentação e análise dos resultados, os dados mostram um pequeno índice de integração entre a estratégia empresarial e a estratégia de recursos humanos, e um elevado índice de afastamento entre a visão de seus clientes/consumidores e a visão do RH na área.

A última execução das transformações de gestão, o acanhamento da área de recursos humanos, os modos de avaliação e dos resultados, mostram o real afastamento do pensamento do cliente de RH e dos gestores de RH.

Por fim, a conclusão demonstra que, pelas principais mudanças nos últimos dois anos, se formou uma base necessária para essa análise, também a comprovação da deficiência na integração das estratégias de RH, assim limitando a capacidade de ambos.

Perguntas

Questão 1º) Quais são as quatro faces da gestão de recursos humanos, e quais suas atividades?

Resposta: A face de execução, mantendo atividades desconectadas da estratégia, até mesmo utilizando ferramentas modernas.

A face construtora, por atividades de fundamentos, como por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com